quinta-feira, junho 30

CHÁ QUENTE #78


Conforme o Diário Insular «O presidente da Fundação Luso-Americana para o desenvolvimento (FLAD) adianta que a instituição não mantém qualquer laço especial com a Base das Lajes... a FLAD é uma fundação portuguesa, com capitais próprios desde 1992, e que coloca todas as partes do País em pé de igualdade” Contudo é a própria FLAD que o desmente "A Fundação Luso-Americana é, desde 1992, financeiramente autónoma. Entre 1985 e 1991, no âmbito do Acordo de Defesa entre Portugal e EUA, recebeu do Governo Português dotações no valor de 85 milhões de euros. A rentabilização deste capital inicial permitiu que a Fundação, quase 20 anos após a sua constituição, tivesse alcançado um capital de 139 milhões de euros".

É d'HOMEM #39

Nem mais Luís Bastos!Nem mais!E quem avisa amigo é...

CHÁ COM TORRADAS #70

La España de las Autonomias, uma edição especial do El Mundo

(...porque antes de falar é preciso saber, e para saber é preciso ler)

PURO PRAZER #134


Caro Diario, Nanni Moretti

"In realtà il mio sogno è sempre stato quello di saper ballare bene. Flashdance si chiamava quel film che mi ha cambiato definitivamente la vita. Era un film solo sul ballo. Saper ballare...e invece alla fine mi riduco sempre a guardare, che è anche bello, però...è tutta un'altra cosa."

(...um dos meus realizadores preferidos, dedicado aos rapazes que «andam lá fora a fazer pela vida», acompanhando Sure Thing, dos St.Germain)

quarta-feira, junho 29

CHÁ QUENTE #77

Duplamente Obrigado, Professor José Adelino Maltez.

CHÁ COM TORRADAS #69

"(...) Pueden clasificarse los reformadores estatutarios en tres categorías.
La primera la integran quienes creen que la reforma del Estatuto es un ejercicio de soberanía, una activación del supuesto poder constituyente propio del territorio que lo invoca (...)
La segunda categoría de reformadores está compuesta también por un grupo de creyentes en el mito de que el Estatuto es una Constitución y no una simple norma de autoorganización de un territorio infraestatal (...)
La tercera clase la representan las propuestas de reforma enhebradas en la Comunidad Valenciana, consistentes en un texto normativo que es un Estatuto y no pretende ser otra cosa, y no aspira a ser Constitución ni a parecerlo (...)"

AVISO PARA REFORMADORES, SANTIAGO MUÑOZ MACHADO (catedrático de Derecho Administrativo de la Facultad de Derecho de la Universidad Complutense de Madrid)

POST(AL) AUTONÓMICO #16

A autonomia política dos Açores não surgiu das leis para a vida!

Uma ante-câmara político-filosófica para a revisão estatutária. No Da Autonomia.

PURO PRAZER #133

Visual Encyclopedia, Wlademir Pino

terça-feira, junho 28

CHÁ DAS CINCO #47

"Sai na última terça-feira de cada mês" disseram-me em tom avisado e, obedientemente, quero cumprir, mas ... não tenho como, pois alguém se esqueceu de disponibilizar on-line o Suplemento Cultural do Açoriano Oriental.

PURO PRAZER #132


Glowing Evidence, Laurie Tumer

(...uma perspectiva de vida!)

segunda-feira, junho 27

CHÁ DAS CINCO #46 (Act.)

...eles bem que se esforçam, eles até nem queriam, aliás, só por manifesto azar calha sempre a uma sexta-feira! E cuidadinho, é que eles já são mais de...mil?!

CHÁ COM TORRADAS #68

Em Ponta Delgada sociedade civil interventiva é: ocupar o espaço público de um jornal com um artigo de boletim municipal.

domingo, junho 26

PURO PRAZER #131


Bull II, Roy Lichtenstein

Hoje, sim, há Tourada!!!

NOTA: Parabéns ao Nuno do «Foguetabraze» e ao Mário Roberto e Francisco do «Entramula», por 2 anos de sotaque na blogolândia. Bem Hajam!

sexta-feira, junho 24

CHÁ DAS CINCO #45

Como se previa as divergências quanto ao Estatuto Político-Administrativo e da Lei Eleitoral está a gerar uma guerra institucional entre os órgãos de governo próprio da Madeira e os órgãos de soberania. Ao silêncio «ensurdecedor» do Presidente da República, Presidente da Assembleia da República e Primeiro-Ministro respondem os apaniguados do Sr. Jardim, na Assembleia Legislativa, com mais uma provocação inusitada, requerendo ao Tribunal Constitucional a declaração de inconstitucionalidade do n.º 5 do artigo 19.º da Resolução do Conselho de Ministros n.º 82/2005, de 15 de Abril (Regimento do Conselho de Ministros do XVII Governo Constitucional).
Ensinou-nos a história que uma sobreposição de interesses pessoais e estratégias político-partidárias à causa autonómica só nos fazem perder anos de sedimentação e progresso, por isso não sou daqueles que opta por desviar a cara ao que acontece na Madeira, sei que há quem continue a tomar a nuvem por Juno...
(Bom Fim-de-Semana, com Corelli)

É d'HOMEM #38

Blair propõe 'terceira via' para a União Europeia:

"(...) o investimento no conhecimento, na formação, em políticas activas ligadas ao mercado laboral, em parques científicos e na inovação, na regeneração urbana, na ajuda às pequenas empresas. Isto é política social moderna (...)"

CHÁ COM TORRADAS #67

Será por não haver notícias que, passados 6 meses das eleições, os jornais já andam a fazer cenários para 2008?

quinta-feira, junho 23

CHÁ DAS CINCO #44

O cérebro delas até pára...

Nota: este post parece ser uma explicação do anterior, mas não é!

CHÁ COM TORRADAS #66

Em entrevista, à SIC Notícias, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, comentou as decisões contrárias de um tribunal dos Açores e de um outro, de Lisboa, sobre a questão dos serviços mínimos, afirmando, sobre a decisão açoriana, que «é um pronunciamento sobre um despacho do Governo Regional de um tribunal dos Açores, que não é de Lisboa nem respeita à República Portuguesa, portanto, não respeita ao nosso sistema».

...e se a Senhora Ministra diz quem sou eu para a desmentir?!

quarta-feira, junho 22

CHÁ DAS CINCO #43

Ponta Delgada no seu melhor é: a «Central» fechada no Verão!

CHÁ COM TORRADAS #65

Manchete do Jornal dos Açores:
"Encontro inédito: César na sede do PSD à procura de consensos sobre Autonomia – Carlos César deu o primeiro passo para o diálogo com o PSD – Victor Cruz diz aceitar o desafio, disponibilizando-se para um entendimento"

...ou como o líder do partido maioritário na Assembleia Legislativa e na Assembleia da República anula politicamente o PSD/A. A saber:

a) O Senhor César fica na génese de uma iniciativa para o consenso, para o qual «até» de deslocou à sede do adversário político. Em qualquer ruptura futura o ónus recairá sobre o PSD/A;
b)O Senhor César manieta qualquer tentativa de arremesso político da ala do PSD/A, que continua a patrocinar a ideia de «paternidade da autonomia», no processo da elaboração do Estatuto. A partir de agora os franco-atiradores do PSD/A sabem que quando disparam atingem o seu líder;
c) Ao Senhor Cruz que caberá a difícil tarefa de amortecer essa ala expondo-se à crítica interna e causando novas fracturas;
d) O Senhor Cruz não podia dizer que não, o beco em que se encontra e a necessidade de cimentar uma figura política ainda inconsistente assim o exigiram.

E nós comuns mortais? Que fazer, senão debater publicamente o que os dois maiores partidos regionais se aprestam para aprovar em privado?

terça-feira, junho 21

CHÁ DAS CINCO #42

Este recado do sr. Coelho para o interior do partido é mais uma prova de que o maior adversário do Governo do sr. Sócrates é o PS. Agora os avisos da Comissão Europeia são coisas de meninos...

segunda-feira, junho 20

PURO PRAZER #130


Pensando Arte, Philadelpho Menezes

sábado, junho 18

PURO PRAZER #129


Borodin Quartet

Estes Senhores vão estar entre nós, são do melhor, façam o favor de não ficar em casa. Até lá, Quarteto para cordas n.º 8, de Shostakovich. Bom fim-de-semana.

sexta-feira, junho 17

CHÁ QUENTE #76



According to Mr Juncker: "We believe ratification must continue. But it will be up to national governments when to ratify and how - with the process not likely to be ended before mid-2007"

Grossa asneira, parece-me! Socorro-me de José Gil, no Courrier Internacional, 10 de Junho:

«(…) A Europa é feita de nações, de regiões, de progresso, de arcaísmos, de iliteracia e de conhecimento. Os responsáveis políticos detêm o saber que, em certos países como o nosso, lhes confere uma mais-valia de poder democrático. Mais-valia que lhes advém pelo voto dos «ignorantes» (que pouco ou nada sabem do tratado da Constituição europeia nem da situação de Portugal na Europa).
Mas em Portugal, o povo «ignorante» vai votar «sim» por boas «razões». Uma convergência clássica e, entre nós tradicional, entre ausência de conhecimento e sabedoria profunda. Os políticos vão aplaudir.
Há, porém, uma coisa que os ignorantes sabem: é que o são. Saber democraticamente partilhado que pode, às vezes, ser motivado pela pulsão tão forte do conhecimento, que se não suporta mais que o destino seja sempre ditado de cima, por forças poderosas supostas de saberem mais e melhor o que é bom e útil para o povo.
Sem dúvida, o sentimento de que a construção europeia se impõe aos povos sem alternativa, sem escolha real, transportando para uma escala alargada que a amplifica, a inelutabilidade das decisões «democráticas» dos sistemas partidários de cada nação, contribuiu, difusa mas poderosamente, para a vitória do «não», tanto na França como na Holanda.»


Ora essa «Caixa de Pandora» foi aberta, este Tratado Constitucional está marcado pelo fracasso, e esta resposta dos 25 será encarada como uma manobra que só aumentará a força do NÃO, acrescentando-lhe um novo Não, o NÃO ÀS MANOBRAS!!!

quinta-feira, junho 16

É d'HOMEM #37

Notícia RDP:

Victor Cruz não se demitirá, independentemente do resultado das autarquias: a garantia foi dada hoje na Horta, na apresentação dos candidatos do PSD às câmaras municipais.

...alguém duvida que isto é um recado para o interior do PSD/A? Mais uma vez, sem dar conta, o Sr. Cruz expõe as suas fraquezas!Afiam-se as facas!

CHÁ COM TORRADAS #64

Diz o Jornal dos Açores que:

AÇORIANAS LIBERTAM-SE DO JUGO DOS MARIDOS

Mas pelo que o Chá Verde tem lido e ouvido:

MARIDOS LIBERTAM-SE DO JUGO DAS AÇORIANAS

quarta-feira, junho 15

PURO PRAZER #128


... amoras bravas do meu país

É d'HOMEM #36

O Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores defende que a revisão do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores (actualmente em curso) inclua uma cláusula que salvaguarde futuras matérias de interesse legislativo da Região que não estejam contempladas na lista a incluir no documento, como ficou estipulado na última revisão constitucional.
“...defendo que se junte a essa lista uma alínea que preveja que, além dessas matérias, fique salvaguardado que possamos legislar em outras matérias que se revelem de interesse para a Região


...é genial, andamos anos para retirar conceitos abstractos da Constituição e, agora, num golpe de asa, criamos mais uns no Estatuto! Melhor fora, em bom rigor, propor que a casa a que, em 1989, se chamou Legislativa, passe a Resolutiva ou Votativa, é que, como sempre defendi, isto dá muito trabalho!

terça-feira, junho 14

É d'HOMEM #35

2 DE JUNHO - Durão insiste que processo de ratificação deve prosseguir

14 DE JUNHO - Durão Barroso: Eu aconselharia a pelo menos uma pausa nos referendos à Constituição

...coerente e sempre a bem da Europa! É bonito!

segunda-feira, junho 13

CHÁ QUENTE #75 (Act.)


Eugénio de Andrade

Hoje faleceu José Fontinhas, nascido a 19 de Janeiro de 1923.
O Poeta vive.


Álvaro Cunhal

Hoje faleceu Álvaro Barreirinhas Cunhal, nascido a 10 de Novembro de 1913.
O Revolucionário vive.


René Bertholo

Sexta-feira faleceu René Bertholo, nascido em 1935.
O Pintor vive.

CHÁ QUENTE #74


Eija-Liisa Ahtila

Jovens, já alguém sentiu a loucura vestir de repente o nosso corpo? Já. E tomar a forma dos objectos? Sim. E acender relâmpagos no pensamento? Também. E às vezes parecer ser o fim? Exactamente. Como o cavalo do soneto de Ângelo de Lima? Tal e qual. E depois mostrar-nos o que há-de vir muito melhor do que está? E dar-nos a cheirar uma cor que nos faz seguir viagem sem paragem nem resignação? E sentirmo-nos empurrados pelos rins na aula de descer abismos e fazer dos abismos descidas de recreio e covas de encher novidade? E de uns fazer gigantes e de outros alienados? E fazer frente ao impossível atrevidamente e ganhar-lhe, e ganhar-lhe a ponto do impossível ficar possível? E quando tudo parece perfeito poder-se ir ainda mais além? E isto de desencantar vidas aos que julgam que a vida é só uma? E isto de haver sempre ainda mais uma maneira pra tudo? Tu só, loucura, és capaz de transformar o mundo tantas vezes quantas sejam as necessárias para olhos individuais. Só tu és capaz de fazer que tenham razão tantas razões que hão-de viver juntas. Tudo, excepto tu, é rotina peganhenta. Só tu tens asas para dar a quem tas vier buscar.

...manifesto a uma Juventude que não se quer acomodada, ou corruptela do Reconhecimento à Loucura de Almada Negreiros.

domingo, junho 12

POSTAL AUTONÓMICO #15

12 de Junho de 1985, 20 anos. Uma nova entrada no Da Autonomia, para que a memória não nos pregue partidas.

PURO PRAZER #127


I am here, Helena Almeida

Em Veneza, de hoje até 6 de Novembro, um sonho que se quer cumprir. Entretanto, a Sonate pour violon n°9 "Kreutzer", Beethoven)

sexta-feira, junho 10

CHÁ COM TORRADAS #63


Europe's West Coast - BBDO

Cá nesta Babilónia, donde mana
Matéria a quanto mal o mundo cria;
Cá onde o puro Amor não tem valia,
Que a Mãe, que manda mais, tudo profana;

Cá, onde o mal se afina, e o bem se dana,
E pode mais que a honra a tirania;
Cá, onde a errada e cega Monarquia
Cuida que um nome vão a desengana;

Cá, neste labirinto, onde a nobreza
Com esforço e saber pedindo vão
Às portas da cobiça e da vileza;

Cá neste escuro caos de confusão,
Cumprindo o curso estou da natureza.
Vê se me esquecerei de ti, Sião!

Sonetos de Luís de Camões (escolhidos por Eugénio de Andrade). Ed. Assírio & Alvim, 2000.

quarta-feira, junho 8

É d'HOMEM #34

"Tenho a certeza que o PS, em Outubro, vai ter, garantidamente, uma vitória psicológica (...) Eu poderia ter ficado confortavelmente como vice-presidente do grupo parlamentar. Mas o PS sempre valorizou aqueles que se disponibilizam para os combates mais difíceis (...)"

José San-Bento em entrevista à Factos de Junho. Para bom entendedor...

PURO PRAZER #126


Sente-me, Helena Almeida

(...hoje um Love Supreme, Coltrane)

terça-feira, junho 7

CHÁ COM TORRADAS #62

A primeira medida estratégica dos defensores do NÃO em Portugal será convidar Freitas do Amaral, Miguel Beleza e Ribeiro e Castro para todos os debates.

segunda-feira, junho 6

POST(AL) AUTONÓMICO #13

«(...) Frente ao Governo Civil, onde se concentrava a multidão, surgiu a Bandeira dos Açores. Comoção e lágrimas em muitos rostos. Um velho, de mãos calosas, rosto queimado pelo sol e povoado de rugas, olhos marejados de lágrimas, ergueu os braços e gritou bem alto: "Agora, sim, sinto-me açoriano e livre". Estas palavras reflectem bem o sentir de todo um Povo, ressentido e ludibriado por uma minoria activa que era detentora do poder, que não lhe tinha sido outorgado por ele próprio, POVO (...).»

6 de Junho de 1975, 30 anos depois aqui (Da Autonomia, um novo espaço de partilha)

domingo, junho 5

CHÁ QUENTE #73

A cidade de Yokohama duplicou recentemente o número de categorias de resíduos, de cinco para dez. Os habitantes do município receberam uma brochura de 27 páginas sobre a separação de lixo, com instruções sobre 518 artigos (...) No âmbito de uma campanha nacional que visa diminuir os resíduos e aumentar a reciclagem, bairros, prédios de escritórios, cidades e megalópoles vêem multiplicarem-se as categorias de resíduos, em proporções por vezes impressionantes. Yokohama, que abriga 35 milhões de habitantes, parece laxista em relação a Kamikatsu, uma cidade de 2200 habitantes, situada nas montanhas de Shikoku, a mais pequena das quatro principais ilhas do Japão. Há quatro anos, Kamikatsu já tinha definido 34 categorias de resíduos. Entretanto passou para 44. (...) Desde há quatro anos, Kamikatsu diminui para metade a quantidade de resíduos destinados à incineração. Cada família dispõe agora de uma unidade de eliminação de lixo, que recicla os resíduos brutos e os transforma em adubo. A cidade pretende eliminar todos os resíduos até 2020.
(...este excerto de um artigo no Courrier Internacional é o meu contributo para celebrar o dia mundial do Ambiente ao som de Somethin' Else, Cannonball Adderley)

sábado, junho 4

CHÁ QUENTE #72

O Expresso da semana passada já tinha lançado a bomba, hoje a SiC volta a dar-lhe destaque: António Costa justificou sexta-feira, no Porto, num encontro com militantes socialistas, a fusão de freguesias e concelhos com a necessidade de "racionalizar" recursos. "Tem de acabar o tabu das fusões de freguesias e municípios. Mais de metade das freguesias têm menos de mil eleitores"

...esquecendo os princípios orientadores da reforma de Mouzinho da Silveira (1834), Portugal tem optado pela multiplicação do seu espaço administrativo territorial com os necessários custos organizativos e financeiros. A esta deriva alguns, entre os quais me incluo, atribuem uma quota de responsabilidade nos ritmos menos céleres e sustentados de desenvolvimento do país. Entendo, pois, que a reforma agora anunciada, esperando que não se atenha às áreas metropolitanas, é um passo gigantesco e pleno de coragem no sentido da realidade.
Os Açores ancorados ao princípio «the smaller the better», conseguem no quadriénio 2000-2004 criar 4 novas freguesias e planear um novo concelho para São Miguel. Entretanto tudo o que seja macro não existe ou está moribundo. Não se ouvem, nem se vêm, actividades e projectos inter-municipais, de associações de municípios, e muito menos de associações inter-ilhas, não se sabe o que pensam, se pensam, ou para que existem. Por cá a regra já nem é a ilha, agora assistimos ao concelho na ilha, à freguesia no concelho, ao lugar na freguesia...
Urge uma reforma administrativa territorial na Região. Qual o melhor espaço para a desenhar? O Estatuto Político-Administrativo. Não acreditam? Voltarei à carga...

sexta-feira, junho 3

PURO PRAZER #125


Notre Musique, Jean-Luc Godard

A- Why revolutions aren’t started by humane people?
B- That’s because humane people don’t start revolutions. They start libraries...
C- ...and cemetaries.

(..."um povo sem poesia é um povo vencido" diz-nos Godard, hoje fico-me com a Sonata para piano n.º 31 de Haydn)

quinta-feira, junho 2

CHÁ QUENTE #71


O rapto de Europa, Rubens

Europa é filha do rei fenício Agenor. Um dia, ao divertir-se com algumas companheiras junto das águas azuis do Mediterrâneo, atrai a atenção de Zeus, supremo senhor do Olimpo, e inspira-lhe uma paixão tão súbita como imperiosa.
Disfarça-se Zeus de touro - um touro esbelto e dominador. Ao verem-no surgir na praia, as jovens fenícias acolhem-no com simpatia e fazem-Ihe repetidas festas.
Em certo momento, o touro dourado ajoelha-se diante de Europa, estende-Ihe o dorso humilde. A princesa aceita o convite, com um sinal às amigas para que venham também experimentar a imprevista montada. Logo, porém, Zeus larga em correria vertiginosa.
Já se mete pela água dentro. Europa, receosa, olha para trás, despede-se dos pátrios areais. Somem-se as derradeiras linhas da costa. Ei-Ios em pleno mar alto, a deslizar por cima das vagas.
Europa já cessou de ter medo. Deixa-se ir, entregue à extraordinária aventura, e pergunta:
- Para onde vamos?
Quem és tu? Não serás um deus?
E o touro divino responde à interrogação da princesa:
- Nada receies. Sou Zeus e estou enamorado de ti. Levo-te para Creta, a ilha em que vi a luz. Aí te darei uma série de belos filhos e todos hão-de reinar entre os homens.

quarta-feira, junho 1

CHÁ QUENTE #70

Em jeito de contributo, 3 notas de um pontadelgadense exilado:
a) A explicação para o caso Ponta Delgada é o PS não ter feito oposição durante 4 anos, a partir daí tudo é de mais fácil compreensão;
b) José San-Bento tem o perfil e impulso interior necessários para fazer uma excelente campanha do ponto de vista programático e da desconstrução ponto a ponto da cortina de fumo à volta da CMPDL. Para tanto espero que à volta dele se junte um grupo de jovens dinâmicos e com projectos que mostrem a realidade tal como é, sem demagogias e sem interesses condicionadores;
c) Estas eleições autárquicas são mais importantes do que a maioria das pessoas pensam, estamos a entrar no último quadro comunitário de apoio e não há espaço para megalomanias pessoais ou visões tacanhas do desenvolvimento local e regional. O futuro passa pelos projectos intermunicipais e inter-ilhas pelo que os concelhos não podem continuar a ser capelinhas partidárias para usufruto de cliques ou interesses (espero resultados interessantes especialmente no Pico).

CHÁ COM TORRADAS #61

Segundo o A.O. de hoje “No final deste mandato a Câmara Municipal de Ponta Delgada terá lançado concurso para cerca de mil habitações a custos controlados”
Segundo o Chá Verde o número de casas devolutas no centro da cidade atinge números assutadores.

Segundo a Sra. Cabral as modificações ao PDM de Ponta Delgada "permitirão um maior fluxo de construção, com um efeito bastante significativo nos custos dos terrenos, diminuindo-se a especulação imobiliária."
Segundo o Chá Verde a manutenção de um parque da cidade na zona de expansão urbana quando o Pinhal da Paz fica a 2 ou 3 km está a causar um "efeito bastante significativo nos custos dos terrenos" do parque urbano.

...mas se calhar sou só eu que vejo, ou quero ver!

PURO PRAZER #124


Don Quixote, Pablo Picasso

Ocioso leitor: sem que eu jure, poderás acreditar que eu gostaria que este livro, como filho da inteligência, fosse o mais formoso, o mais airoso e mais sensato que se possa imaginar. Mas não pude contrariar a ordem da natureza; que nela cada coisa engendra uma sua semelhante. E assim – que poderia engendrar o meu estéril e mal cultivado engenho senão a história de um filho seco, encarquilhado, caprichoso e cheio de pensamentos inconstantes e nunca imaginados por outrem, como quem foi engendrado numa prisão onde todos os tormentos encontram o seu lugar e onde todo o triste ruído faz a sua habitação?

Manuel de Cervantes, O Engenhoso Fidalgo D. Quixote de la Mancha (Tradução e notas de José Bento – Gravuras de Lima de Freitas). Ed. Relógio D’Água, 2005.

(…partilho convosco o meu começo nesta cavalgada heróica ao som da Leyenda de Isaac Albeniz)