terça-feira, setembro 30
CHÁ COM TORRADAS #263
segunda-feira, setembro 29
CHÁ QUENTE #395
1- Soma-se o número total de votos obtidos pelas forças políticas concorrentes aos 9 círculos de ilha;
2- Aplica-se o método de Hondt a cada um dos totais obtidos;
3- Dos quocientes assim apurados, são eliminados, para cada partido, tantos quantos os mandatos já atribuídos no conjunto dos círculos de ilhas;
4- São atribuídos os 5 mandatos do círculo de compensação aos maiores quocientes, depois de feita aquela eliminação.
Quem precisar de "desenhos", para perceber melhor, pode vir aqui que está tudo muito bem explicado.
sábado, setembro 27
sexta-feira, setembro 26
CHÁ COM TORRADAS #261
quinta-feira, setembro 25
CHÁ QUENTE #394
A última tentativa de actualização que, aqui, fiz foi, precisamente, antes das convenções do Partido Democrata e Republicano. Seguiu-se um mês a ver levantar poeira. Na verdade, ao efeito da aclamação de Barack Obama seguiu-se o efeito Palin na apresentação do duo Republicano à Casa Branca. E que efeito! Deslocando o debate para os temas tradicionalmente favoráveis aos Republicanos (religião, família e defesa) Sarah Palin, mesmo acusada de inexperiência e de ter "esqueletos no armário", fez tremer, bem fundo, o lado democrata, chegando a dar, a MacCain, vantagens eleitorais de mais de 5%, em sondagens nacionais, em relação a Obama.
Eis senão quando, entra outra senhora em campo: Wall Street. Uma segunda-feira negra (o passado dia 15) pode ter sido decisiva para as eleições presidenciais americanas. Os USA confrontaram-se com a realidade: uma profunda crise financeira que ameaça a vida de milhões de famílias que, ao que parece, já terão encontrado um culpado - Bush e a administração republicana.
Mas os republicanos também têm argumentos. Ontem, o Presidente Bush apresentou-se ao país procurando dramatizar a aprovação no Congresso do seu plano de 700 biliões de dólares, para viabilizar a economia americana. Obama e MacCain foram, hoje, chamados à Casa Branca sob uma mensagem de que "deve haver união nas situações dificeis para o país" (onde é que já ouvimos isto?). A maioria democrata no Congresso terá, agora, de se redobrar em cuidados para justificar uma eventual não aprovação do documento. Por seu lado, MacCain, vítima colateral de algo que não domina, nem controla, tenta capitalizar alguma folga, após uma semana de quedas acentuadas, suspende a campanha, porque "a situação é muito grave", e apela a Barack Obama para que faça o mesmo, até a questão estar resolvida, adiando o debate de amanhã à noite. Obama respondeu que, pelo contrário, "a crise actual ainda torna mais premente a realização dos debates". Ora, é, precisamente, por considerar que os debates presidenciais poderão ser uma condição decisiva na escolha final dos americanos, que, hoje, tento fazer mais uma actualização, utilizando os gráficos da Pollster e as indicações dos trends de referência. Perante a crise financeira, todas as sondagens sofreram viragens dramáticas em favor de Barack Obama, mesmo antes de este ter esboçado soluções concretas. A mensagem CHANGE parece ter voltado a ter razão de ser? Segundo a National Trend da Pollster, o Senador Democrata volta a liderar com 47,8% contra 44,3% do Republicano. Igualmente, para a CNN Poll of Polls, Obama estará com 49% das intenções de voto contra 44% de MacCain. Já para a Real Clear Politics, o trend nacional é de 47,9% para Obama contra 44,4% de MacCain. Mas isso são números que pouco podem contar. Vamos ao colégio eleitoral, onde começa a haver alguma confluência nos principais trends de análise. Há uma mês, a CNN, apresentava uma vantagem de Obama de 221 para 189 de MacCain, com 11 Estados em dúvida. Hoje, o mapa eleitoral da CNN apresenta uma vantagem de 223 para Obama contra 200 de MacCain, com 9 Estados em dúvida. Sairam o Novo Mexico e o Iowa (para Obama) e o Missouri (para MacCain).
Nevada, 47,2% (MacCain)/45,7% (Obama)
Colorado, 49,3% (Obama)/45,3% (MacCain)
Wisconsin, 48,2% (Obama)/43,9% (MacCain)
Minnesota, 48,2% (Obama)/45% (MacCain)
Ohio, 47,6% (MacCain)/44,7% (Obama)
Michigan, 47,9% (Obama)/44,9% (MacCain)
New Hampshire, 47,6% (MacCain)/46,4% (Obama)
Virginia, 47,9% (MacCain)/46,9% (Obama)
Florida, 48,4% (MacCain)/45% (Obama)
Quanto à RCP, apresentava uma vantagem de 228 para Obama contra 174 de MacCain , com 11 estados em dúvida. Hoje, o mapa eleitoral da RCP apresenta uma vantagem de 211 para Obama contra 189 de MacCain, com 10 estados em dúvida. Sairam o Colorado (para Obama), o Novo Mexico (para Obama) e a North Carolina (para MacCain) e entraram o Wisconsin e a Pennsylvania. Relativamente à CNN, a RCP não conta com o Colorado e introduz o Indiana e a Pennsylvania na luta.
Indiana, 47,7% (MacCain)/45,2% (Obama)
Pennsylvania, 47,6% (Obama)/45,2% (MacCain)
O mapa eleitoral da Pollster vai dando 212 para Obama e 169 para MacCain. Dos Estados em dúvida já sairam Montana, North Dakota e o Alaska, todos para MacCain. Relativamente à CNN e à RCP, a Pollster mantém 12 estados em dúvida, considerando que West Virginia e North Carolina também deverão contabilizar-se como indefinidos.
North Carolina, 47,6% (MacCain)/45,2% (Obama)
Portanto, para quem, ainda, se questiona porque é que Obama não esmaga MacCain nas sondagens, ou para quem conhece as preocupações do lado democrata pelas eventuais distorções provocadas pelo Bradley effect, ou para quem se lembra do efeito Nader, em 2000, ou, simplesmente, para quem gosta mesmo disto, fica a recomendação: não percam os debates presidenciais e roam-se de inveja pelo modo como são organizados.
• September 26: Presidential Debate at the University of Mississippi in Oxford, moderated by PBS's Jim Lehrer
• October 2: Vice Presidential Debate at Washington University in St. Louis, Missouri, moderated by PBS's Gwen Ifill
• October 7: Presidential Debate at Belmont University in Nashville, Tennessee, moderated by NBC's Tom Brokaw
• October 15: Presidential Debate at Hofstra University in Hempstead, New York, moderated by CBS's Bob Schieffer
terça-feira, setembro 23
PURO PRAZER #319
Só para os mais distraídos: o cartaz do X Festival de Jazz de Ponta Delgada, nos dias 22 a 26 Outubro, já foi anunciado. Dele constam nada mais nada menos que os incontornáveis jazzmen Lee Konitz (saxofonista), Daniel Carter (Clarinete, Saxofone, Trompete) e Joachim Kühn (pianista).
Entretanto, já estão à venda os bilhetes para o ANGRAJAZZ 08. Eu já tenho os meus, de que estão à espera?
CHÁ QUENTE #393 (Act.)
- Dia 23 Setembro (RTP/A) e 5 Outubro (RDP/A): José Ventura (PDA)
- Dia 24 Setembro (RTP/A) e 6 Outubro (RDP/A): Paulo Estevão (PPM)
- Dia 25 Setembro (RTP/A) e 7 Outubro (RDP/A): Manuel Moniz (MPT)
- Dia 26 Setembro (RTP/A) e 8 Outubro (RDP/A): Zuraida Soares (BE)
- Dia 27 Setembro (RTP/A) e 9 de Outubro (RDP/A): Anibal Pires (CDU)
- Dia 28 Setembro (RTP/A) e 10 de Outubro (RDP/A): Artur Lima (CDS/PP)
- Dia 29 Setembro (RTP/A) e 13 Outubro (RDP/A): Costa Neves (PSD)
- Dia 30 Setembro (RTP/A) e 14 de Outubro (RDP/A): Carlos César (PS)
Para além destas entrevistas, a RDP/A vai emitir, diáriamente, de 5 a 17 de Outubro, reportagens especiais sobre as nove ilhas dos Açores, com a caracterização de cada círculo eleitoral e as propostas de cada cabeça-de-lista da respectiva ilha. Será após o noticiário das 13H00.
A RDP/A vai emitir também um Jornal de Campanha, diáriamente, às 17.30 com edição e apresentação de Rui Goulart.
Está previsto um debate com todos os líderes partidários no dia 15 de Outubro, moderado pelo jornalista Pedro Moreira, e transmitido em simultâneo pela Rádio e pela Televisão.
No dia 16 de Outubro, vai fazer uma emissão especial, à noite, com os comícios de encerramento.
A noite das eleições arranca com uma emissão especial na RDP/A, às 18.30, conduzida por Margarida Pereira e por Pedro Moreira. Com convidados e comentadores em estúdio, e repórteres no exterior.
segunda-feira, setembro 22
CHÁ DAS CINCO #271
DE MÃO BEIJADA, ontem no Diário Insular e n' O Bule do Chá
sexta-feira, setembro 19
CHÁ COM TORRADAS #260
quinta-feira, setembro 18
CHÁ DAS CINCO #270
quarta-feira, setembro 17
CHÁ QUENTE #392
CHÁ DAS CINCO #269
terça-feira, setembro 16
CHÁ COM TORRADAS #259
segunda-feira, setembro 15
CHÁ COM TORRADAS #258
sábado, setembro 13
CHÁ DAS CINCO #268
sexta-feira, setembro 12
CHÁ QUENTE #391
CHÁ COM TORRADAS #257
a) O Senhor Presidente da República entende que está em causa o "equilíbrio de poderes entre os órgãos de soberania" e que é um "precedente grave" limitar por lei ordinária as suas competências constitucionais (em duas normas invocadas na comunicação ao país) mas não entende ser um desequilíbrio e um precedente grave mostrar a sua discordância político-institucional sobre a legítima disponibilidade legislativa da Assembleia República face às respectivas competências legislativas (outras duas normas invocadas na comunicação ao país);
b) O Senhor Presidente da República entende que "O exercício de poderes constitucionalmente atribuídos ao Presidente da República não pode, em caso algum, ser entendido como um factor de atraso na entrada em vigor de diplomas legais" mas não se tolhe de "verificar que o estatuto esteve na Assembleia mais de seis meses..." ou de se interrogar "por que motivo é que a revisão do estatuto só foi feita em 2008, próximo do acto eleitoral? Porque não foi feita em 2005, ou 2006, ou 2007?";
c) O Senhor Presidente da República entende que, por ter falado com "mais de meia dúzia de dirigentes políticos ao longo dos meses" de modo "tão claro e transparente" que "os políticos e os analistas facilmente descortinariam o tema da comunicação", não era suposto o povo português especular o motivo da sua inopinada declaração ao país com a consequente queda na popularidade presidencial;
d) O Senhor Presidente da República diz que tem "manifestado grande respeito pela Assembleia da República" mas não se coibiu de conceder uma entrevista a um jornal diário no dia seguinte à Assembleia da República se ter pronunciado, em comissão, sobre o veto constitucional, acolhendo, inclusive, as preocupações relativas aos poderes constitucionais presidenciais, e antes da aprovação do diploma em plenário no exercício do legítimo poder constitucional atribuído ao órgão de soberania com poder legislativo.
Autonomias à parte (uma causa perdida), este Senhor Presidente da República pretende ser um referencial de estabilidade democrática para o país?
quarta-feira, setembro 10
CHÁ QUENTE #390
segunda-feira, setembro 8
CHÁ QUENTE #389
CONTA CORRENTE, ontem do Diário Insular e n' O Bule do Chá
domingo, setembro 7
CHÁ QUENTE #388
sexta-feira, setembro 5
PURO PRAZER #318
De como são as mulheres e a cultura que nos salvam. O IAC-Instituto Açoriano de Cultura, pelo terceiro ano consecutivo, continua, estoicamente, a sua aposta em proporcionar uma oferta de cinema de qualidade na Ilha Terceira, promovendo um novo ciclo de cinema designado Cinema Alternativo. Com início amanhã, 6 de Setembro, semanalmente, aos sábados, pelas 18 horas, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, e aos domingos, pelas 18h horas, no Auditório do Ramo Grande da Praia da Vitória, e até ao final do ano, serão exibidos dezasseis filmes destinados ao público em geral, mas direccionados em especial ao amantes da sétima arte. O projecto inicia-se com “A Bela de Dia” [Belle De Jour], de Luis Buñuel. "A quoi penses-tu, Séverine?" Pois...