quinta-feira, abril 5

CHÁ COM TORRADAS #166 (Act.)

(clique na imagem)
Foi registado um forte sismo às 03h56, com epicentro preliminar localizado a cerca de 13 km a Este dos ilhéus das Formigas. O sismo foi seguido por várias réplicas.
De acordo com a informação disponível até ao momento, o evento principal foi sentido com intensidade máxima V/VI (Escala de Mercalli Modificada) na ilha de S. Miguel, mais concretamente, em Povoação e Faial da Terra, intensidade V em Água Retorta e Ribeira Quente, e intensidade IV/V nas restantes freguesias.
O sismo foi igualmente sentido na ilha de Santa Maria, com grau V nas freguesias de Santa Bárbara e Santo Espírito e grau IV em S. Pedro, Almagreira e Vila do Porto.
Na ilha Terceira foi sentido com intensidade IV em Praia da Vitória e Fontinhas, III/IV em Fonte do Bastardo e S. Brás, III em Porto Martins, Porto Judeu, S. Sebastião e Quatro Ribeiras, II/III em Angra do Heroísmo, e II nas freguesias da parte oeste.
***
Aqui o inconsciente (moi mêmme) acordou, pensou: "isto foi um sismo", olhou para o relógio para confirmar as notícias e voltou a adormecer...
***
Bom-dia!
***
[Adenda]
A «actividade está com sinal decrescente, com menor número de sismos e mais fracos», adiantou à agência Lusa João Luís Gaspar, do SIVISA, ao referir que, nas últimas horas, não foram sentidas pelas populações réplicas do sismo.
Segundo a Protecção Civil açoriana, o sismo não provocou qualquer tipo de dano.
***
Cerca de uma hora antes, foi sentido um sismo na ilha do Faial (às 02:28h), com epicentro localizado a cerca de 20 km a WNW do Capelo, ilha do Faial. O evento foi sentido com intensidade máxima III/IV (Escala e Mercalli Modificada) na freguesia de Capelo e com intensidade III na cidade da Horta.
Ainda ontem, foi sentido um sismo na ilha do Faial às 06:31h, com epicentro localizado a cerca de 22 km a WNW do Capelo, ilha do Faial. O evento foi sentido com intensidade máxima II/III (Escala e Mercalli Modificada) nas freguesias de Capelo, Praia do Norte e Castelo Branco.
***
[Adenda/2]

Já a meio da tarde de hoje, foi sentido um sismo na ilha do Faial, às 16h16 (hora local), com epicentro localizado a cerca de 25 km a W do Capelo, ilha do Faial. O evento foi sentido com intensidade máxima II/III (Escala e Mercalli Modificada) na localidade da Lombega e II na cidade da Horta e freguesias de Capelo e Cedros.
***
[Adenda/3 - 06.04.07]
Um conjunto de réplicas se têm vindo a registar na ilha de S. Miguel, ao longo do dia de ontem e de hoje, na sequência do forte sismo ocorrido na mesma região.
Ontem, foi sentido um sismo na ilha de S. Miguel às 22:45h (hora local), com epicentro localizado a cerca de 10 km a Este dos ilhéus das Formigas. O evento foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) na vila da Povoação e intensidade II em Ribeira Quente, S. Brás e Água de Pau.
hoje, foi sentido um sismo na ilha de S. Miguel às 06:10h (hora local), com epicentro localizado a cerca de 29 km a Este dos ilhéus das Formigas. O evento foi sentido com intensidade máxima II/III (Escala de Mercalli Modificada) no concelho da Povoação.
Foi, igualmente, sentido um sismo na ilha de S. Miguel às 10:31h (hora local), com epicentro localizado a cerca de 18 km a Este dos ilhéus das Formigas. O evento foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) no concelho da Povoação.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda bem! É sinal que o tremidinho deu para embalar, e que a ilha continua, por isso colorida ;) bjo e Boa Páscoa