sexta-feira, novembro 3

CHÁ COM TORRADAS #140

DAS VERDADES INCONVENIENTES:
Há pelo menos 30 anos que se provou cientificamente que a actividade humana tem impacte sobre a nossa atmosfera (já se esqueceram da questão dos clorofluorcarbonetos?). Há 30 anos que a ONU e os ambientalistas abraçaram esta causa. Por isso não posso esconder o meu espanto com a reacção mundial ao documentário de AL GORE (o livro também está nas bancas – é da Esfera do Caos e em s.miguel encontrei-o na Livraria O GIL) ou com o recente RELATÓRIO STERN encomendado pelo governo britânico. Se quanto a Gore penso que é um caso de marketing bem conseguido (é a melhor forma de levar a mensagem a cidadão comum), já quanto a Stern alguns analistas fundamentam o mediatismo porque pela primeira vez foram apresentados números para o que andamos a fazer: 5,5 biliões de euros! Mas que eu saiba pelo menos em 2001 Bjorg Lomborg (autor do Skeptical Environmentalist) escrevia na ECONOMIST sobre a questão dos custos. Concluindo, quer Al Gore quer Harold Stern conseguiram provar-me algo verdadeiramente inconveniente: a comunidade científica, as associações ambientalistas e as instituições internacionais andaram sem credibilidade durante 30 anos. Este planeta tem futuro?

2 comentários:

Anónimo disse...

O futuro apresenta-se carregado de matizes escuras, mas quero acreditar que existe uma possibilidade de o clarear...
Com todo o respeito pelos Ambientalistas ( e há com "A" e "a"), julgo que a solução para os enúmeros e consecutivos atentados contra a Mãe Natureza não passa por eles. Nem pode passar.
As políticas ambientais podem ser por eles condicionadas (raros casos), mas seguramente não são por eles definidas.
Muitas empresas gigantes fazem letra-morta das legislações, impunemente. Enquanto não houver pesadíssimas sanções para quem prevarique, bem podem os Ambientalistas clamar e Al Gore mostrar-se muito preocupado.
Não se caçam leões com fisga!

Anónimo disse...

"inúmeros" e não "enúmeros". Perdão.