sábado, novembro 4

PURO PRAZER #261

Luchino Visconti (1906-2006)
Dia 2 de Novembro fez 100 anos que nasceu Luchino Visconti. Venho de ver pela (não sei quantas) vez Il Gattopardo. Juntamente com Rocco e i suoi fratelli este será o mais divulgado e citado da filmografia de Visconti. Não estarei a mentir se disser que já vi grande parte e, alguns, muitas vezes. Não tenho conhecimentos para dizer qual o melhor ou pior realizado, gosto muito do primeiro Ossessione e do La terra trema. Mas, mesmo assim é o L’Innocente (estreado em 76, ano da sua morte) que está na galeria dos filmes da minha vida. Não sei porquê, talvez pelos planos ou pelo argumento que aqui vos deixo, talvez...
Final do sec. XIX Tullio Hermil (Giancarlo Giannini), vai a um concerto com a sua mulher Giuliana (Laura Antonelli). Aí encontra a sua amante Teresa Raffo (Jennifer O'Neil) e pede à mulher que aceite essa ligação extra-matrimonial pois já não consegue esconder-lhe a verdade. Frederico, irmão de Tullio instala-se em sua casa enquanto este está em Florença com a amante. Um dia Giuliana e Frederico jantam com um amigo deste, jovem escritor, Filippo d’Arborio (Marc Porel), por quem Giuliana se apaixona. Giuliana vai para a residência de campo do casal. Tullio encontra Teresa que lhe diz que Giuliana tem o jovem por amante. Tullio bate-se com Filippo e depois junta-se a Giuliana na casa de campo tentando a reconciliação.
Tullio apercebe-se que Giuliana está grávida de Filippo. Tullio pede a Giuliana para que aborte. Giuliana recusa-se a abortar prometendo ao marido que não amará o filho. Ao mesmo tempo que Filippo morre de febre nasce o filho da sua relação com Giuliana. Esta recusa-se a ver a criança e age como se a odiasse. Mas Tullio surpreende-a a visitar o filho. Na noite de Natal todos vão à missa excepto Tullio e a criança. Tullio coloca o recém-nascido à janela para o fazer morrer de frio. A criança morre e Giuliana diz a Tullio que o odeia e que apenas fingiu a reconciliação para salvar o filho. Tullio vai ter com Teresa e confessa o crime hediondo. Diz que quer viver com ela. Teresa diz que o despreza. De manhã Tullio suicida-se. Teresa encontra-o morto e foge pelo parque…

3 comentários:

frosado disse...

tb gosto muito desse filme. O homem é um mestre!

Anónimo disse...

filme fantastico. :)

Anónimo disse...

A obra de Visconti é memorável entre muitos outros atributos. Senso (Sentimento)será rodado no dia 6 de Janeiro no CCCAH também pelas 18h00. Senso ilustra Veneza controlada pelos austriacos, as investidas do movimento de unificação da Itália e a irremediável presença incómoda do amor em tempo de guerra. A não perder a condessa Serpieri, o seu primo, o conde Ussoni e o tenente austriaco, Franz Mahler.