sábado, maio 7

POST(AL) AUTONÓMICO #10


Açorianidade

Não sei se chego a tempo com a minha colaboração para a Insula no V centenário do descobrimento dos Açores. É uma colaboração estritamente sentimental, uma espécie de minuto de recolhimento em meia dúzia de linhas (…) Quisera poder enfeixar nesta página emotiva o essencial da minha consciência de ilhéu. Em primeiro lugar o apego à terra, este amor elementar que não conhece razões, mas impulsos; - e logo o sentimento de uma herança étnica que se relaciona intimamente com a grandeza do mar (…) Uma espécie de embriaguez do isolamento impregna a alma e os actos de todo o ilhéu, estrutura-lhe o espírito e procura uma fórmula quási religiosa de convívio com quem não teve a fortuna de nascer, como o logos, na água (…) Como homens, estamos soldados historicamente ao povo de onde viemos e enraizados pelo habitat a uns montes de lava que soltam da própria entranha uma substância que nos penetra. A geografia, para nós, vale outro tanto como a história, e não é debalde que as nossas recordações escritas inserem uns cinquenta por cento de relatos de sismos e enchentes. Como as sereias temos uma dupla natureza: somos de carne e pedra. Os nossos ossos mergulham no mar. Mas este simbolismo está muito longe de aludir com clareza aos segredos do ser açoriano, e mais parece um entretenimento literário do que um sério propósito de pôr o problema da nossa alma. Um dia, se me puder fechar nas minhas quatros paredes da Terceira, sem obrigações para com o mundo e com a vida civil já cumprida, tentarei um ensaio sobre a minha açorianidade subjacente que o desterro afina e exacerba. Antes desse dia de libertação íntima mal poderei fazer-me entender dos outros (…).

Vitorino Nemésio. Insula, n.º 7-8 (Julho-Agosto), Ponta Delgada 1932.

(...este é um gesto de um Homem livre!)

17 comentários:

Mariana Matos disse...

Se tivésses aqui um esgazeado, eu punha, como não tens fica este :)...

Anónimo disse...

Ah ah! Touché! ;)
Pois já era de esperar que aparecesse o conceito de Açorianidade, cunhado por VN.

E, dê-se as voltas que se der, todos sabemos que "o mais açoriano de todos os portugueses e o mais universal de todos os açorianos" (DMF sobre VN) tinha "a mundividência" que tinha a partir do seu "lugar de nascimento, o da criação, sobretudo", como ele próprio disse...

Acredito mais no da criação, por acaso. Um homem cresce,aprende, experiencia. O nascer é acidental.

RD disse...

Eu por enquanto vou lendo para entendê-los e entender-me, prefiro resguardar a minha opinião para daqui a uns anos. :)

Anónimo disse...

Uei... Eu sou mais nova que tu, conterrânea... LOLix :)

Vamos fazer um contrato: lês o VN e eu leio o Pascal. ;)

RD disse...

Já li o VN, não me debrucei sobre ele em análise, mas li umas coisitas. Com tempo regressarei a ele. :)

Por curiosidade, podes ir aqui ao nosso Boletim do Núcleo Cultural da Horta: http://www.triplov.com/boletimnch/boletimnch_2004/vitorino_nemesio/

Cara patrícia, sobre estes assuntos das portugalidades ou açorianidades, lê antes Pascoaes, António Sérgio, José Marinho, Pessoa, Agostinho da Silva e Eduardo Lourenço. Encontras uma panóplia de prós e contras. Nunca convém ler apenas um dos lados senão cai-se facilmente em dogmas.

*Pascal é lindíssimo mas para outras coisas.
Jinhos*

RD disse...

Ups, nao veio o endereço completo:

http://www.triplov.com/boletimnch/boletimnch_2004/vitorino_nemesio/

Cá está.

RD disse...

http://www.triplov.com/
boletimnch/boletimnch_2004/
vitorino_nemesio/

junta tudo, quando colo não aparece por completo.

RD disse...

Guilherme, como deduzo que também gostes de Eduardo Lourenço, deixo-te um link com algumas análises que permitem identificar o seu pensamento em algumas variantes:

http://www.instituto-camoes.pt/
arquivos/literatura/
arqvelourenco.htm (tudo junto)

Na senda deste género de pensamento, e se realmente aprecias estas análises críticas de apreciações globais, sugiro Gilles Lipovetsky. Contemporâneo e extremamente acutilante. Qualquer uma das suas obras é excelente, mas a minha escolha recai no "Crepúsculo do Dever".

Desculpa lá a quantidade de comentários. :)
Cumprimentos e bj* à PL.

Anónimo disse...

Cara Patrícia? Não é para mim, certamente, eh eh!

Mais Nemésio, eu agradeço, mas já trabalhei o que queria, e agora dá-me um certo dejá vu... :)
Não é falta de gosto, mas é já ter lido e trablhado muito o sr Professor VN.

Eu falei do Pascal, porque o Sr Pascal (ao teu serviço) apareceu lá na GATA... Como puseste um filósofo morto às tuas ordens? Não deixas de me surpreender! ;)

Francisco disse...

Que venham sempre mais e mais Homens e Mulheres Livres! :)

gm disse...

ena ena quando vi 10 comentáios até me assustei, obrigado a ambas pelos interessante contributos e pelos links.
Secundo a Rosa nas leituras e no sedimentar de opinião, sem prejuízo de continuar a exercer livremente o meu direito de crítica.

(Rosa a PL penso que está mais para os teus lados do que para os meus, mas se a vir serão entregues)

RD disse...

Caiê: patrício = pessoa que pertence à mesma terra? Sim, não? :) Eu sei que falaste de Pascal por isso e respondi-te tendo em conta o mesmo mas adequando a este assunto de cá.

GM, espero bem que sim. É a única coisa inalienável, o nosso livre direito de crítica.
Pois está bem, mas como estou em exílio, mais depressa entregas tu o beijinho à PL. :)*

Anónimo disse...

Dada a minha mudança para o limbo dos apátridas por decisão da comunidade, ninguém me poderá chamar patrícia.

Quanto a esses senhores, já tive de trabalhá-los todos, menos o José Marinho (não foi por ser Marinho... AH AH AH!!! estou giríssima, hoje... Voto do dia: não mais discutirei futebol nem religião aos sábados à noite. muito menos literatura.)

Anónimo disse...

Cool guestbook, interesting information... Keep it UP
adipex Audi a8 tech sites College financial aid scholarships sports Nissan door builds laser cartridges Ethnicity model ester Laser tattoo removal clearwater Walmart cellular phones Propecia effectivenesspropecia efgwctiveness Scholarships law students university of la verne california Projectors storein canada scholarships tennessee tech tuition waiver scholarship lexus trips to olbia sardinia panasonic tvs college scholarships special needs students threesome movies free fast spredsheet software

Anónimo disse...

What a great site Nude indian amateurs online tax preparation badlands hummer conversion kits Compare tv prices spare parts for stihl power washer paintball gun women&aposs target sweaters Metro pcs bill online New windsor web promotion Ri life insurance small business Wool tufted area rugs Usa maytag wringer washers exhibitions amature

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! pamela anderson pictures nude movies Xxl models Gs2+water+filter 1987 acura integra

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. Answering machine mobile phone sender Planar lcd monitor vitamins neil norton pontiac Diazepam schnelltest