quinta-feira, abril 1

CHÁ QUENTE #423

Expresso: Estamos condenados a comunicar permanentemente?
Prof. António Câmara: Não! Nós podemos desligar. Eu acho que hoje em dia as pessoas começam a estar viciadas, eu não penso que estão viciadas nas mensagens, estão viciadas nas interrupções. Porque é fantástico ter interrupções! Porque são uma desculpa imensa para nós verdadeiramente não trabalharmos. Até houve um artigo na Wire há muitos anos sobre isto. Pessoas eternamente interrompidas. Se eu tiver o meu telemóvel sempre ligado, ou o meu messenger sempre ligado e a tentar ver todos os emails, eu acabo o dia por não fazer nada. E portanto é uma escolha que eu tenho que fazer. Eu penso que a escolha que todos nós temos que fazer é isolarmos blocos de tempo de várias horas porque é a única forma de continuar a reflectir e a criar.

Expresso: A reflexão é um luxo?
Prof. António Câmara: Eu acho que se nós não nos desligarmos é um luxo. Porque nós vamos ser crescentemente e cada vez mais interrompidos. Nós temos cada vez mais amigos virtuais no facebook que comunicam connosco, nós temos cada vez mais telefonemas, temos cada vez mais emails, e portanto, se nós não nos isolarmos do mundo, a reflexão vai ser um luxo.

1 comentário:

Anónimo disse...

O luxo pode estar no sabermos isolarmo-nos...depende da necessidade de reflectir...sobretudo nesta escalada desenfreada que é classificarmos de amigos gente q conhecemos vagamente, gente que não conhecemos de todo mas que se intitulam nossos amigos porque nos enviam flores ou bichos de uma quinta quando nunca sentiram o cheiro de pintos acabados de nascer e nunca lhes sentiram o timido barulho de grupo aninhados debaixo da lâmpada que substitui a mãe...