Dos filmes da minha vida. Não sei se serei só eu, mas acredito que quase toda a minha geração tem como referência de Natal, as tardes em que a nossa RTP/Açores nos brindava com os mesmos filmes a preto e branco, anos e anos a fio. Não sei se hoje será melhor que então, mas a verdade é que algumas referências cinematográficas perduraram-me até hoje. Assim, posso confessar que um dos meus filmes preferidos é o "Do Céu Caiu uma Estrela", It's a Wonderful Life (1946) de Frank Capra, com, um dos meus actores de eleição, o enorme James Stewart e a angelical Donna Reed.
Grosso modo, o enredo é o seguinte: George Bailey (James Stewart) tem o que chamamos uma vida perfeita: uma mulher que o adora, Mary (Donna Reed), quatro filhos pequenos e um negócio que herdou do pai. Contudo, na véspera de Natal, George encontra-se perante uma grave crise financeira da sua empresa uma vez que o tio perdeu o dinheiro destinado a pagar o empréstimo que tinham pedido ao banco. O banco não lhe perdoa o pagamento, e esta situação desesperante leva-o a uma crise existencial, conduzindo a uma tentativa de suicídio. George é salvo no último momento pelo seu anjo da guarda Clarence, que lhe mostra o quanto a sua vida significa para as pessoas que o rodeiam.
Claro que este é um filme sombrio e pesado sobre ganância, exploração, miséria e decepção. Mas é, sobretudo, referenciado como um filme de família. Um filme que eu escolheria para ver nestes dias e neste mundo de homens que, cada vez mais, divido entre os continuam a acreditar e os que deixaram de acreditar.
George Bailey: Dear Father in heaven, I'm not a praying man, but if you're up there and you can hear me
[begins crying]
George Bailey: show me the way... show me the way.
Boas Festas!Claro está...
7 comentários:
e tanta vez vi esse filme.
boas festas
Não, não és só tu.
Merry xmas william tell
Outros valores emergem nesse filme que concerteza são apreciados. Muito bom! Boas Festas e Boas entradas em 2009 =)
Votos de um feliz 2009, Ano Internacional da Astronomia. Que os astros se conjuguem para lhe trazer tudo de bom, especialmente bons filmes.
Não se perca a felicidade,
Ou os anseios de amizade,
No Novo Ano ansiados,
Mas sempre retardados,
Pela guerra que se faz,
Sob este manto de estrelas,
Sem se perceber que há nelas,
Um desejo de cheiro a paz.
Félix Rodrigues
Junte-me ao clube!
Excelente escolha, caro Amigo, pois, para mim, é seguramente um dos melhores filmes que pude ver com uma brilhante (como habitualmente) interpretação de J. Stewart e uma (não menos) brilhante realização de F. Capra (ao estilo do que bem sabia fazer).
Um abraço e um Bom Ano
ED
Será que aqui nao existe um bocadinho de "crise existencial" de S. Exa.?!
O desejo de aconchego, um conforto para posteriormente sentar no sofa...e ver o belissimo filme! Longe da ganancia e rodeado de amor;)
Enviar um comentário