segunda-feira, janeiro 21

PURO PRAZER #314


Aniversários que nos fazem sorrir (III). Mortadela e Salamão (Mortadelo e Filemón) fizeram 50 anos. Salamão, o chefe, e Mortadela, o subalterno, são dois detectives que dão nova dimensão aos conceitos do absurdo e da incompetência. Meio século depois, Mortadelo e Filemón, são a dupla mais famosa da banda desenhada espanhola e constam dos meus favoritos. Têm 179 álbuns publicados, vendas na casa dos 150 milhões de títulos, edição em 14 países, incluindo Portugal (ASA), uma série de desenhos animados, um filme (A Grande Aventura de Mortadela e Salamão, de 2003) e mais outro a caminho este ano (Mortadelo Y Filemón-Misión: Salvar la Tierra). Parabéns Francisco Ibañez!

3 comentários:

Anónimo disse...

Deixa-me dizer que quanto ao aniversário (I) me fez sorrir e me lembrou a infância, o (II) fez-me ir ao bar comprar um chocolate e sorrir pelo bem que me soube e o (III)fez-me pensar que o conceito de absurdo e incompetência de há 50 anos continua muito actual.
bjo ;)))

Anónimo disse...

Ainda guardo, religiosamente, todos os exemplares da Revista Tintin publicados entre 1977 e o seu fim (salvo erro, em 1982/83), com a esperança que a próxima geração, numa era digital, descubra um pouco do prazer que para nós representavam aquelas histórias que periodicamente íamos lendo.
EDixo

Rui Coutinho disse...

Coisas realmente importantes!