quinta-feira, maio 11

É d'HOMEM #85


Transcrição da intervenção proferida pelo Sr. Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores sobre o Dia da Europa

Srs. Deputados, a conferência de líderes realizada ontem achou por bem iniciar os nossos trabalhos, na Agenda Parlamentar, com uma evocação do Dia da Europa.
Hoje, celebra-se o Dia da Europa.
Pediram-me para ser eu a fazer a abertura deste debate, mas circunstâncias várias, relacionadas com a minha agenda, não me permitiram, como era meu desejo, fazer um trabalho mais profundo sobre essa matéria.
De qualquer forma e uma vez que eu não rejeito aquilo que me solicitam, gostava de vos dizer sumariamente o seguinte:...

39 comentários:

Anónimo disse...

Gostei!!!:-)

Foxy

Anónimo disse...

Xiiii Pátrão!
Sumariamente: Dia da Europa?!!! Que diabo é isso?!!!!
É melhor rirmos para não chorarmos, se bem que no meu caso, quando rio muito, acabo involuntariamente a chorar.

Que Deus te perdoe Fernandinhe.

Anónimo disse...

Vive L`Europe!!! Das duas uma: ou o conceito "Europa" está tão bem enraizado e, por conseguinte, já passou para o dominio do sub-consciente politico, do implicito, ( e para lá chegar só com uma análise hipnótica Freudiana...profunda!!) ou, então, estão-se todos a borrifar para a Europa...sinceramente, não sei!!! (deve ser as duas coisas simultaneamente...) :)

A fotografia está fixe!!

Anónimo disse...

Cá pelas nossas bandas, o parlamentar Coelho, com a sua impetuosidade infantil e aquela propensão inconfundivel para a politiquice telenoveleira ( os termos que usou para caracterizar o psd-e a respectiva postura de "peixeira") transporta-nos, a todos, para fora da Europa...(para a Venezuela, talvez)

Que vergonha!!!

Regra das boas maneiras (democráticas): Fala-se apenas de políticas, ideias, legitimidade etc...nunca se desce, na política, ao nivel do insulto....!!!

Anónimo disse...

e o Parlamentar Pedro Gomes, confrontado com uma oportunidade sublime para humilhar quem merecia ser humilhado...sem dó nem piedade...ficou-se pelos atropelos linguisticos!!!

O que é que se está a passar nesta terra?

Anónimo disse...

E o Gusmão, preocupado com os azulejos e com as casas de misericórdia!! E os assuntos de elevado interesse para a região? Apetece dizer: vaiem bordamerda!!!

Anónimo disse...

Caro Guilherme, estava a tirar uns papers para uso pessoal e pensei que isto talvez te agrade...(espero não parecer um geek, sempre a sugerir x e y..infelizmente a malta de cá recomenda pouca coisa-tu és uma excepção notável) Espero que isto não seja mal interpretado! É, apenas e só, uma questão de shortcuts para as coisas que nos interessam
(consulta os anos anteriores de social and legal philosophy&political theory...podemos encontrar várias pérolas por lá)

http://www.ucl.ac.uk/spp/seminars/0506/pt.php

gm disse...

epá cool, brigadinhe Zeke! também tenho aqui um para ti e para o André:
"Democracy and the Nation State in a Global World" é o tema do XIV Encontro Internacional de Estudos Políticos a decorrer no Estoril, Hotel Palácio, entre os próximos dias 28 de Junho e 1 de Julho.

http://www.ucp.pt/site/resources/documents/IEP/EIEP2006/Curso%20de%20Verao.pdf

Anónimo disse...

Niceee!! Obrigados com beijins!(kind of) :)

Anónimo disse...

interessante...lá estarei...! :)

Anónimo disse...

chatinhe:

e o David Held, e o Daniele Archibugi, e a Nancy Fraser, e o Thomas Pogge, e o Gilles Kepel, e o Andrew Hurrel, Adam Roberts, e o Joseph Nye, Mary Kaldor,e o Chris Brown, Beitz...gosto muito do Monjardino e do Espada mas, meus caros, eles não estão a publicar teses inovadoras sobre as RI...Deixem os lobbyists em casa (heritage foundation), merda!! Que coisa!

Caro Guilherme, a malta organizava uma coisa bem mais SUBSTANCIAL aqui, nos AÇORES!!!!! (The criteria is ORIGINALITY and QUALITY CONCEPTUAL INNOVATION..anything less is unacceptable!!! eh ehe he ehe

abraço,

Anónimo disse...

já agora, convidem o papa!

Anónimo disse...

just a taste

http://www.danielearchibugi.org/papers/index.htm

gm disse...

... eu sei que tu sabes que eu sei que tu tens razão eheh
Criar um espaço próprio no plano internacional demora tempo, trazer essa gente cá é importante mas não pode ser o Gov Reg a ter em exclusivo essa obrigação, senão a UA e a ALRAA fazem o quê? ;)

Anónimo disse...

bem, do espada, nem por isso...passa mt tempo numa de oxfordian "tea and blue blood"...in a sort of peasant fetish...eh eh eh ehe he he he he e heh e heh eh eh eh eh h eh eheh

there is no pachorra!!! ;)

Anónimo disse...

sim, sem dúvida... pena é não se conseguir apoios da chamada "sociedade civil"...

Não estava a tentar incumbir o GR...( I am leaving soonish mate...freestyler...my interests lie...in tea and biscuits! eh eh ehe he)

Quando for, será!

Anónimo disse...

o que é o/a ALRAA????

gm disse...

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES (ALRAA para os amigos) eheh ;)

Abraço

Anónimo disse...

alrite!! (espero que a Caie não me evnha corrigir agora...its London slang, darlingue!!!) ;)

Anónimo disse...

Yo, or rather, HEY, we got CANADA ONLINE....

hello fluff nuts!!! eh eh:)

Anónimo disse...

Canada is a lovely Country!! J´aime le Canada!

Bolas, às tantas é mesmo a Caiê que está ai....uuu...BUUU!! Lovely girl. Love to meet her!

Caiê disse...

Eu sou europeia, não sou canadiana, sr. Ezequiel. Qualquer diferença no meu inglês deve-se aos cangurus de "down-und'a"... ;)

O problema de sermos hiper-ultra-periféricos existirá sempre. Não podemos mudar a geografia. Mas julgo que ninguém se sente outra coisa que não seja europeu, culturalmente. Pelo menos, quem faz a experiência de viver noutro continente que não a Europa, rapidamente chega à conclusão que é europeu da cabeça aos pés, no seu modo de ser, nas suas reacções, na sua cultura intrínseca.
Claro que isso de "ser europeu" é muito vago" porque a Europa é um grande mosaico e só as diferenças entre o Norte, o Sul, o Leste e o Centro são, por vezes, quase abissais. Mesmo assim, há mais pontos em comum entre os europeus do que entre os não-europeus e estes. Esta a conclusão generalista a que chego, cada dia mais.

Caiê disse...

Não sei porque raio pus aspas a seguir de "é muito vago"... Tirem-nas de lá, por amor de D-us! Estou a ficar com a motricidade afectada. ;)

Anónimo disse...

ah, bem me parecia...Caie, és Europeia, parabéns!! Eu sei que és Europeia. Pq será que os portugueses e espanhois são sempre europeus (primeiro) e os alemaes, ingleses e franceses são sempre alemaes, ingleses e franceses europeus! Talvez seja mais interessante ser uropeu do que portuges ou espanhol. But, then again, who gives a shit!! Cara Caie, as questões de identidade preocupam-me pouco...se sou x ou y. Prefiro tentar compreender pq é que as pessoas sentem a necessidade (ou ???) de articular identidades, em que contexto o fazem, bla bla bla...

Mas, OK, és Europeia!!! Muito grato pela informação.

Caiê disse...

Não disse que era europeia antes de ser portuguesa... Disse que me considerava culturalmente europeia e não pertencente ao paradigma cultural de outro continente.
Não acho que os portugueses e espanhóis se considerem mais europeus do que os ingleses e alemães... Acho até que os ingleses estão bem longe de caber no mesmo saco do que os alemães! Os ingleses estão num saquinho completamente à parte, por vontade própria e sempre estarão, julgo eu. Interessa-lhes estar.
Qualquer pessoa sente a necessidade de articular uma identidade. Fá-lo até inconscientemente. No entanto, isso hoje é muito menos linear do que antes, dado que é possível ter uma, duas e até três nacionalidades.
A propósito, quem lhe garante que sou (só) portuguesa? ;)
Au revoir...

Anónimo disse...

Tu pertences a um paradigma cultural? Gostava de saber como é que integras a tua identidade numa categoria tão interessante como "paradigma." É que eu sempre pensei que as culturas, em sociedades livres e democráticas, não são apenas concêntricas (no sentido de gravitarem em torno de uma identidade sacrossanta) mas excêntricas, no sentido de se auto-desconstruirem, em movimentos de expressividade com o outro (de apresentar, no sentido literal do termo. De celebrar etc. Como é que nós encaixamos a criatividade cultural num conceito como o de paradigma: a não ser que penses o conceito, como Kuhn o fez: como uma mutação constante de interrogações ) Então és uma verdadeira cosmopolita! Fantástico! Mais uma vez, os meus parabéns. O cosmopolitismo é algo de muito querido a qualquer liberal.

Bem, como deves saber, o conceito Europa tem conotações diferentes em partes diferentes da Europa. Para os espanhóis e portugueses é um projecto civilizacional lucrativo. Para os ingleses e alemães é um projecto civilizacional caro. (não deixa de ser válido, mas não sejamos ingénuos: a malta preocupa-se com os seus interesses e, muitas vezes, os significados dos conceitos tem muito a ver com os jogos de interesses) Sugiro o seguinte. Segue as narrativas jornalísticas e políticas sobre a “Europa” na Alemanha, França , Inglaterra e Holanda e compara-as às da Espanha, Portugal e Grécia. Garanto-te que vai ser muito interessante!! (estão sujeitas a lógicas distintas, por vezes incompatíveis)


Parabens, mais uma vez, pelo teu cosmopolitismo!! :)

Anónimo disse...

Infelizmente, só tenho uma identidade: a de nómada! eh eh ehe eh eh eh:)

Anónimo disse...

ah, os Ingleses e os Alemães estão no mesmo saco pelo menos no que diz respeito ao seguinte: Pertencem ambos ao saco dos dadores.

Caiê disse...

Não creio que possamos falar de "Europa" apenas em termos económicos. Aliás, essa é a última vertente que me ocorre. Percebo, no entanto, que seja a vertente que ocorre em primeiríssimo lugar aos líderes da U.E. e, sobretudo, aos dos países que estão em vias de entrar na U.E. Como se sabe são os novos ricos que mais pensam em dinheiro porque os verdadeiros ricos estão tão habituados a serem ricos que já se estão a lixar para o assunto, desculpe a expressão.
Mas, mais uma vez, estamos a falar de $, e, como já disse, eu falo em termos culturais quando falo de Europa e não em termos económicos. Aliás, nunca poderia discutir economia, porque, já lho disse, não percebo do assunto o suficiente. ;)
É um mal actual misturar economia com assuntos culturais, porque vivemos na era dos subsídios. A malta só quer é falar disso. Já nem se sabe discutir outra coisa.
Entretanto, aproveito para dizer que eu também aprecio muito a ironia. :)

Anónimo disse...

Cara Caiê,

Viage da Inglaterra á França, da França à Alemanha, vá até à Itália...enfuim, percorra a Europa de lés a lés, estude as tradições politico culturais de cada um dos países e talvez perceba que não se trata apenas de $. Não percebi se me estava a chamar de novo rico ou se confundiu o realismo de que eu falava, o que caracteriza a politica real, por um materialismo vulgar? Seja como for, OK. Não me chateava nada ser novo rico ou velho rico. Eu aprecio a ironia inteligente. Foi assim que me ensinara, lá em casa: As pessoas distinguem-se apenas por aquilo que tem entre as orelhas!! Prefiro este tipo de diferenciação ao novo versus velho rico. De facto, estou-me a gagar para os velhos e para os novos ricos.

Anónimo disse...

Cara Caie

depopis de reler o seu coment percebi que se referia aos lideres. desculpas!!! De qq forma, a diversidade politico-cultural (radical) na europa é um facto. Desculpas pelo péssimo portugués mas hoje ando a correr. Mais uma vez, as minhas desculpas pela interpretação errada do seu texto. Li depressa e saltei o essencial.SORRY!!!

melhores cumprimentos, Z

Anónimo disse...

e, sim, claro, é "VIAJE...."

Anónimo disse...

e, sim, claro, é "VIAJE...."22VIAJE...."

Caiê disse...

Dado que uma das primeiras coisas de que falei foi, exactamente, a diversidade cultural da Europa, parece-me que estamos em concordância. Podemos encerrar o confronto (ah ah ah!) verbal.
Posto isto, resta-me dizer-lhe que nunca viajei até à Alemanha. O meu conhecimento desse país é dado quase somente pelo de ter amigos a morarem lá (alemães), o que não é bem a mesma coisa do que eu ter posto no território os meus pezinhos.
Mas, enfim, isto já é uma pessoalização da discussão, logo já não interessa nada. A propósito, eu nunca o chamaria novo-rico (nem outro insulto de espécie nenhuma) porque não o conheço, na verdade. Nunca pensei que se ofendesse quando eu me referia aos líderes... eh eh eh! a partir de agora, terei muito mais cuidado, já sei que falo com um top man! :) ;)
Para terminar, revelo-lhe que eu sou mesmo pindericamente pobre, embora tenha sido bafejada com algum (não muito, enfim, os meus irmãos têm mais!) cérebro.
Julgo, porém que, para efeitos artísticos, "no meio das orelhas" o que vale mais a pena são mesmo uns lindos olhos! Não será?
Pronto, the end. :)

Anónimo disse...

OK, foste mt simpática. Eu, nas correrias, acabei por me portar como um perfeito imbecil. As minhas desculpas!!! cumprimentos, z

aint a topman at all!

Anónimo disse...

Hey, kool cat, take a look&listen to this....

http://www.samurai.fm/ten12/index.php


clika no: Ten12 records presents unsigned talent

it should please a sweet cat!!:)

gm disse...

Eia chat room? querem um tea n biscuits? eheh
Zeke you foolish snob não me afugentes as amiguinhas eheh
Caiê dás-lhe trela e vê no que deu eheheh

Anónimo disse...

Bolas, não desejo afugentar ninguém...a Caiê já me conhece...no worries!! :)

Anónimo disse...

a ignorancia não paga imposto e tem língua afiada...