sexta-feira, agosto 22

CHÁ DAS CINCO #264

USA2008, o caminho da Casa Branca

A 3 dias do início da Convenção Democrata em Denver, surgem um conjunto de projecções que colocam Barack Obama e John MacCain lado a lado, apimentando, decisivamente, as expectativas para os 3 meses finais. Ao que se diz, esta aproximação poder-se-á dever a uma multiplicidade de factores: a longa ausência do democrata na viagem à Europa ou nas suas férias no Hawaii, a conjuntura internacional com a crise da Geórgia, a saturação do eleitorado pela imagem de Obama e, ainda, a aproximação de MacCain ao eleitorado tradicional republicano com a eventual escolha de Mitt Romney como seu n.º 2. Segundo a National Trend da Pollster, o Senador Democrata ainda lidera com 44,3% contra 42,8% do Republicano. Igualmente, para a CNN Poll of Polls, Obama estará com 44% das intenções de voto contra 42% de MacCain. Já para a Real Clear Politics, o trend nacional é de 44,8% para Obama contra 43,4% de MacCain.

Assim, ao contrário do que era expectável e tradicional na eleição presidencial americana, já muitos analistas consideram que a escolha do Vice-Presidente, por qualquer dos candidatos, pode ser decisiva para o resultado final. Segundo foi tornado público, Barack Obama tenciona anunciar o escolhido ainda este fim-de-semana, e, ao que parece, já começou a fechar algumas portas, ficando muito próximo do um trio constituído pelo Sen. Evan Bayh, do Indiana, Sen. Joe Biden, do Delaware e o Governador da Virginia, Tim Kaine.

Mas como já todos sabem, as projecções nacionais nas eleições presidenciais americanas são um indicador frágil, uma vez que decisivo é quem tiver, pelo menos, 270 votos do colégio eleitoral nacional. E este, a meu ver, vai reger-se pelo estado da economia americana. Vamos, então, aos mapas. Na última actualização que fiz, a 4 de Julho, a CNN apresentava uma vantagem de Obama de 231 para 221 de MacCain, com 9 Estados em dúvida: Colorado, Iowa, New Hampshire, Ohio, Nevada, Michigan, Missouri, Virginia e Florida. Hoje, o mapa eleitoral da CNN apresenta uma vantagem de 221 para Obama contra 189 de MacCain com 11 Estados em dúvida:

Nevada, 45,2% MacCain - 44,1% Obama


Colorado, 46,3% Obama - 46,1% MacCain


New Mexico, 49% Obama - 43,1% MacCain


Minnesota, 48,6% Obama - 41,1% MacCain


Iowa, 48,5% Obama - 42% MacCain


Missouri, 48,3% MacCain - 44,2% Obama


Michigan, 48% Obama - 42,6% MacCain


Ohio, 45,6% Obama - 43,9% MacCain


New Hampshire, 47,4% Obama - 44,8% MacCain


Virginia, 46,3% Obama- 45,4% MacCain


Florida, 46,9% MacCain - 45,6% Obama

Há mês e meio atrás, a RCP apresentava uma vantagem de Obama de 238 para 163 de MacCain, com 11 estados em dúvida: Colorado, Indiana, New Hampshire, Ohio, Nevada, New Mexico, Michigan, Missouri, Virginia, North Carolina e Florida. Hoje, o mapa eleitoral da RCP apresenta uma vantagem de 228 para Obama contra 174 de MacCain com os mesmos 11 estados em dúvida, excepto a troca do Missouri pelo Minnesota. Relativamente à CNN, a RCP retira o Iowa e o Missouri e introduz o Indiana e a North Carolina na luta.

Indiana, 49,3% MacCain - 44% Obama


North Carolina, 47,7% MacCain - 43,3% Obama


A Pollster, tamnbém tem o seu mapa eleitoral, que vai dando 260 para Obama e 191 para MacCain. Relativamente à CNN e à RCP, a Pollster considera que o Montana, North Dakota e o Alaska também deverão contabilizar-se como Estados em dúvida.

Montana


North Dakota


Alaska, 44,6% Obama - 41,9% MacCain

Estas são as projecções possíveis. Resta-nos esperar o eventual impacto da indicação do vice-presidente democrata e do, muito esperado, discurso de Obama na Convenção Democrata. Para a semana há, seguramente, mudanças. Entretanto, vá espreitando...

Sem comentários: