quarta-feira, janeiro 30

CHÁ QUENTE #342 (Act.)

USA 2008, actualizar o actualizável:

E eis que a corrida Republicana fica reduzida a dois. MacCain e Romney destacam-se dos demais, sendo que, MacCain, depois das vitórias na Carolina do Sul e na Florida acelera em direcção à nomeação. As sondagens diárias da Gallup dão bem conta do avanço (+10 pontos percentuais, ver quadro infra). Relevante é, seguramente, o factor idade no campo Republicano. A finalizar, destaque para a desastrosa estratégia de Giulianni que, já se prevê, vai desistir em favor de MacCain. Segundo alguns comentadores esta será a única via para a salvação da carreira política, visando 2012.

Do lado democrata esta eleição não contava para os delegados, por terem desrespeitado as datas indicadas pelos órgãos do partido. Contudo, para +1,5 milhões de democratas da Florida, e para Hillary Clinton, estas primárias foram mais do que um «beauty contest». A margem da vitória mostrou aos menos crédulos que a Sra. Clinton abanou mas não caiu. Mas, de novo, Hillary Clinton vence um Estado que não lhe traz delegados (o outro foi o Michigan). Por esta razão já apresentou argumentos junto dos órgãos partidários para que, pelo menos, alguns delegados se possam fazer representar em congresso.

Se é verdade que Obama saiu derrotado por larga margem na Florida (17% diferença), também é certo que, face às sondagens previstas (26,5%), consegue um resultado 7 pontos acima (obteve 33%). Juntando a isso, as sondagens diárias da Gallup indicam que, a nível nacional, Barack Obama já reduziu a diferença para Hillary Clinton para, apenas, 9%. No entanto a mensagem de mudança de Obama continua a não penetrar no eleitorado tradicional democrata, os hispânicos e os que têm baixos salários. A expectativa poderá aumentar conforme, John Edwards, que se retira, direccione o seu apoio. Falamos de 15% dos votos, e as idéias de J. Edwards têm andado mais próximas de Obama do que de Clinton. Querem apostar?

Por tudo isso, e muito mais, imperdíveis serão os CNN Presidential Debates
• Hoje, 30, 24h p.m.: The Reagan Library Republican Presidential Debate, Simi Valley, California.
• Amanhã, 31, 24h p.m.: Democratic Presidential Primary Debate, Los Angeles, California.

[Adenda, 18.30]
John Edwards desiste sem anunciar, "para já", qualquer apoio a Barack ou Hillary. Edwards afirma ter falado com ambos que lhe garantiram que a pobreza será um dos factores prioritários das suas campanhas e de futuras políticas públicas. Os dois candidatos fizeram questão de o elogiar, publicamente, em sinal de que o apoio público de J.E. pode ser negociado com a vice-presidência. Até terça-feira muito vai rolar..

Sem comentários: