terça-feira, outubro 9

CHÁ COM TORRADAS #199

O quadro mental do Suspeito do Costume:
"...Senhores Deputados,
Não compete, naturalmente, ao Presidente da República desenhar a arquitectura constitucional do sistema autonómico. O leque de poderes atribuído às Regiões Autónomas, seja na versão originária seja nas suas subsequentes revisões, é matéria da competência exclusiva da Assembleia da República
...", mas dá o mote:

"...deveríamos, nem que fosse por breves instantes, saudar aqueles que, através da fórmula do Estado unitário regional, souberam encontrar um saudável equilíbrio entre dois princípios estruturantes da República Portuguesa..."

"...os grandes desafios que se colocam ao futuro das autonomias passam, hoje, mais pelas políticas adoptadas do que pela consagração formal de novas competências e de novos poderes..."

"...Desejo (...) reiterar a minha confiança nos Representantes da República para as Regiões Autónomas, que aqui saúdo, fazendo votos de que os mesmos disponham de um estatuto adequado ao cabal exercício das suas competências de representação da soberania da República..."

"...Estou certo de que os Deputados desta Assembleia têm o sentido de responsabilidade necessário para assegurar um relacionamento saudável com as autoridades da República..."

Inspirador para aqueles que vão querer glosar, daqui a uns meses, o "legado autonómico" do Presidente. Cá os esperamos...

3 comentários:

Anónimo disse...

...
Cavaco é como se sabe um Autonomista de antanho e estas singelas palavras comprovam que para Sua Excelência o projecto Autonómico está acabado e só carece de vigilância pontual a exercer pelo comissariado do costume. Acho tudo isto de uma tristeza bafienta e custa-me ver o ar alegre e contente dos nossos Autonomistas no beija mão Presidencial. Se a República existe para este cerimonial ao menos a Monarquia tem a vantagem de 8 Séculos de experiência...abruptamente excisados por beneméritos carbonários que agora são postumamente elevados à categoria de heróis. Razão tinham os clássicos...Sic transit gloria Mundi. E a fazer fé no prognóstico do Guilherme não me espantaria um dia ver Cavaco no panteão dos Autonomistas.
JNAS

Anónimo disse...

ou será que ele estava a dizer aos deputados para que querem novas competências se com as actuais não fazem nada?

Anónimo disse...

É isso, ou os nosso deputados, por não terem que fazer, apelam a mais poderes para, assim, irem mesmo á Horta uma vez por semana.

É que assim, com tanto tempo livre, mesmo com o ordenado de deputado não há dinheiro que chegue para entreter os tempos livres.....é que o golf está mais caro