terça-feira, agosto 7

CHÁ QUENTE #306

Das coisas interessantes, best practices, ou aprendendo com os outros (NCSL - Parte II)…
10.00 a.m. General Session - The Big Squeeze: The Challenges to Higher Education
O ensino superior Americano sempre foi invejado em todo o mundo. Mas novos tempos trazem nuvens negras sobre a sua qualidade, os acessos e a excelência podendo comprometer o lugar da América na economia global.
- Os exemplos da China e da Índia pela aposta na investigação para a produtividade e o Processo de Bolonha pela aposta na eficácia do tempo de estudo, são referenciados.
- Não queremos um homem com um papel (diploma) mas uma mais valia social e económica. Precisamos construir um Homem novo ou uma nova força laboral?
- Preocupam-se com o que os jovens estão a aprender, já perguntaram aos empresários que tipo de profissional é que eles querem que saia das universidades?
- E as escolas, os professores e os currículos também não deverão ser alvo de avaliação e responsabilização?
- Os elevandos investimentos em infra-estruturas devem ser rentabilizados através da flexibilização das suas ofertas.
13.00 p.m. Project Citizen
Um programa curricular para os estudantes do básico, secundário e pós-secundário, organizações de estudantes e de adultos, promovendo a participação cívica empenhada e responsável nos assuntos do governo local e estadual.

***
Conclusão do dia, os EUA estão preocupados, mas não perdem tempo a pensar que estão preocupados. Sente-se uma insatisfação generalizada com a perda de competitividade global o que, obrigatoriamente, leva a que se apresentem soluções para que se produzam resultados...é esta a diferença!

Sem comentários: