terça-feira, julho 3

CHÁ QUENTE #299


Post "isto já não funciona" e um dia acaba mesmo mal:
"A vice-presidente da Comissão Europeia Margot Wallström foi hoje ouvida no Parlamento, numa reunião da Comissão de Assuntos Europeus em que apenas estiveram presentes quatro dos 33 deputados que a integram.
Nenhum deputado do PCP, do CDS-PP, do BE ou dos Verdes esteve na audição. Não havia intérprete disponível e o encontro com Margot Wallström durou meia hora.
A comissária sueca, que tem a tutela das relações institucionais e da comunicação, foi recebida pelo presidente da comissão, o socialista Vitalino Canas, que teve de se ausentar por motivos pessoais.
Ficaram assim para a audição os três deputados do PS Armando França, Maria Manuel Oliveira e Jacinto Serrão e a deputada do PSD Ofélia Moleiro.
Contudo, outros dois dos 33 deputados da comissão tinham assinado o livro de presenças: António Galamba, do PS, e Nuno Magalhães, do CDS-PP.
Sem meios de tradução, Margot Wallström falou em inglês e os deputados esforçaram-se por falar na mesma língua, com algumas expressões aportuguesadas e francês à mistura.
Todos se queixaram à vice-presidente da Comissão Europeia da dificuldade em transmitir a informação sobre a União Europeia (UE) aos cidadãos e motivá-los, bem como à comunicação social, para as questões europeias.
A comissária concordou que «há um desafio de comunicação» e contou que, por ter essa pasta, muitos lhe dizem que tem a «missão impossível».
Margot Wallström considerou que a construção europeia começou por envolver uma pequena elite política e não como «um processo verdadeiramente democrático, envolvendo os cidadãos».
Referiu-se à aversão de alguns responsáveis da UE em visitarem os parlamentos nacionais e concluiu: «Isto já não funciona. Os cidadãos têm de ser envolvidos, temos muitas coisas a reparar».
Segundo a comissária, discutir a estratégia de comunicação com as populações é um dos passos seguintes, depois de se ter estreitado a relação com os parlamentos dos Estados-membros.
A presidência portuguesa da UE começou no domingo
."

NOTA: Foi você que pediu um maior envolvimento dos parlamentos nacionais no processo de decisão e construção europeia? Um dia isto acaba mesmo mal...

1 comentário:

Andre Bradford disse...

Verdadeiramente chocante!