quinta-feira, maio 3

CHÁ DAS CINCO #188

Parece que os portugueses estão divididos em relação à realização de um referendo sobre a regionalização, de acordo com o Barómetro DN/TSF/Marktest, a percentagem dos que defendem um novo referendo à regionalização é exactamente igual àquela que está contra a consulta popular - 42%.
A regionalização, chumbada pelo referendo de 1998, finalmente, voltou à discussão pública. Já foi criado um movimento cívico "Regiões, Sim!". Este movimento defende que o "chumbo" de 1998 não representou uma negação do conceito de descentralização, mas sim do mapa então proposto (eram oito as Regiões propostas, contra as cinco regiões plano tradicionais que o mapa acima descreve).
Duas razões, óbvias, para os açorianos em geral, e os seus órgãos de governo próprio em particular, estarem, desde a primeira hora, a favor da realização do referendo, bem como a favor da regionalização:
a) A defesa incondicional de um modelo de estado descentralizado;
b) A obrigação de acompanhamento e pedagogia de todo o movimento a favor da regionalização justificada pela necessidade de esclarecimento nacional sobre as diferenças entre a autonomia administrativa das regiões a criar e a autonomia política das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, bem como sobre as conquistas que o modelo de estado descentralizado potenciou nos arquipélagos nos últimos 30 anos.

Sem comentários: