segunda-feira, abril 9

CHÁ QUENTE #287

(continuação)

(clique na imagem)

Mantém-se actividade sísmica centrada na região dos ilhéus das Formigas. Domingo, cinco sismos com intensidades máximas que variaram entre os graus II e V na Escala de Mercalli Modificada (EMM) foram sentidos pelas populações das ilhas de São Miguel (todos), Santa Maria (3) e Terceira (1).
Os eventos, que não causaram danos, registaram-se às 00:10 horas (epicentro a cerca de 38 quilómetros a Sueste das Formigas, com intensidades máximas de III em S. Miguel e II/III em Santa Maria), às 10:24 (epicentro a 29 quilómetros a Este das Formigas, com II EMM na vila da Povoação, S. Miguel), às 14:47 (epicentro a cerca de 32 quilómetros a ESE das Formigas, com intensidade III e II na ilha de São Miguel), às 18:26 (epicentro a cerca de 43 quilómetros e Este das Formigas, com intensidades de II a IV na ilha de S. Miguel e III em Santa Maria), e às 20:38 horas (epicentro a cerca de 45 quilómetros a ESE das Formigas, com intensidade máxima V em S. Miguel e Santa Maria e II na Terceira).
Esta manhã, nas ilhas de S. Miguel e Sta. Maria, foi sentido um sismo, com intensidade máxima IV da Escala de Mercalli Modificada (EMM), pelas 08:32 horas, com epicentro localizado a cerca de 20 quilómetros a Lés-Sueste (ESE) dos ilhéus das Formigas, o evento atingiu grau IV em Água Retorta e Faial da Terra, III no restante concelho de Povoação e no concelho de Vila Franca do Campo e II no restante território da ilha de S. Miguel. Em Santa Maria, foi sentido pelas populações de Santa Bárbara e Santo Espírito, com intensidade máxima III EMM.
Foi, igualmente, registado um sismo às 13:25h (hora local), com epicentro localizado a cerca de 16 km a N dos ilhéus das Formigas. O evento foi sentido na ilha de S. Miguel com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) em Água Retorta e Faial da Terra e intensidade III na vila da Povoação.

Sem comentários: