...
SANDEEP GUPTA - ... temos de nos concentrar no que podemos controlar. Pode parar de fumar. Sabe que por cada cigarro que fuma perde 11 minutos de vida? Em média, a esperança de vida de um fumador é de menos dez anos do que um não fumador. Se parar de fumar, em 12 meses o risco já caiu em 50 por cento.
PÚBLICO - Acha que os cigarros são o principal inimigo?
S.G. - Não. Nenhum risco é mais importante. Oitenta por cento dos ataques de coração são explicados por quatro factores de risco: fumar, tensão arterial alta, diabetes e colesterol.
P. - No caso do colesterol, a dieta tem um papel importante. É preciso insistir aí?
S.G. - As pessoas são muito indulgentes. Temos de começar a comer as coisas certas na quantidade certa. O mundo, com seis mil milhões de pessoas, está dividido em dois. Metade está a passar fome e a outra tem excesso de peso. E, dos dois lados, morre-se cedo. E temos de falar de exercício.
...
P. - Apesar da prevenção, não baixou a mortalidade das doenças cardíacas. O que podemos fazer?
S.G. - Temos de manter a pressão. As sociedades de aterosclerose, cardiologia, os media, os campeões de futebol, as estrelas da música. Todos temos de participar. Temos de ir ao recreio da escola, dizer às empresas para reduzirem o sal da comida de bebés... Não podemos esperar pelos 40 anos para mudar os hábitos. Isto merece o envolvimento do governo, da indústria alimentar e da comunidade médica. De todos.
...
A ver ainda:
O Livro Verde para uma Europa sem fumo do tabaco e respectivas Perguntas e Respostas;
A lei francesa que hoje entrou em vigor;
O projecto de diploma português que continua parado na Direcção-Geral da Saúde.
...
A Comissão Europeia convida todas as instituições da União Europeia, os 27 Estados-Membros e a sociedade civil a reagir ao Livro Verde até 1 de Maio de 2007. A partir desta data analisará as respostas obtidas e elaborará um relatório com as principais conclusões da consulta pública.
8 comentários:
Importante post e além disso desculpa acrescentar que:"A Comissão Europeia convida todas as instituições da União Europeia, os 27 Estados-Membros e a sociedade civil a reagir ao Livro Verde até 1 de Maio de 2007. A partir desta data analisará as respostas obtidas e elaborará um relatório com as principais conclusões da consulta pública." Em portaldasaude.pt, bjo
Pronto. quando cá vieres deixo de fumar, celindra.
eheh, parece que me precipitei... estava a comentar e o post a ser terminado, scusi...;)))
Que perseguição atroz...
Não há liberdade de fumo??
Quem fuma é atrasado mental??
Não se pode fumar, mesmo sabendo que é prejudicial à saúde??
A seguir virá o vinho??
A cerveja??
E os Estados que criam legislação punitiva para os fumadores, deviam ser menos hipócritas e dizer quanto lucram de impostos no tabaco...
Credo! Até vou fumar mais um cigarrinho! hehe
Dispensável, caro Guilherme. Absolutamente dispensável.
Muito bem! Ainda bem que por cá passei antes de "postar" sobre o mesmo assunto! :)
hey oubla oh filho, eu vou continuar a fumar kero ke xe foda !
Enviar um comentário