segunda-feira, janeiro 15

CHÁ COM TORRADAS #149

Mulher lendo, Botero

Numa publicação da Royal Society as teorias do acasalamento propõem que os machos desenvolveram mecanismos mentais que identificam partes específicas do corpo de uma mulher como indicadores da fertilidade e da saúde.
Daí que as referências à beleza feminina, através do tempo e da cultura, enfatizem os traços físicos indicativos dessa saúde e fertilidade.
A ciência moderna já determinou que a obesidade abdominal, medida pelo tamanho da cintura, está ligada ao baixo estrogéneo, fecundidade reduzida e ao maior risco de doenças.
Mas quer a literatura britânica dos secs XVI a XVIII, quer a literatura antiga da Índia e China já revelavam uma ligação entre a cintura estreita e a beleza. Intuitivamente os escritores faziam a ligação biológica entre a saúde e a beleza.
Ou seja, os genes dizem-nos para reparar na cintura estreita mas vamos continuar a olhar-lhes para os rabos e mamas firmes e bocas carnudas porque somos uns tarados. Internem-me...

6 comentários:

Anónimo disse...

A propósito deste engraçado post, lembrei-me de um ditado popular que reza assim :

"Gordura é formosura".

E não é por acaso que os nús em quadros dos séculos XVI e XVII são sempre de mulheres "gordinhas".

Anónimo disse...

A cintura estreita sendo sinónimo de saúde e fecundidade não impede que, nos possíveis rituais de acasalamento,os homens continuem a olhar para o que mais os atrai como meio de os conduzir às "cinturas"...

Beijos...(já agora...firmes:-))

Anónimo disse...

o dr. está mto galhofeiro!!! :)
(porém, nada que justifique o seu internamento).

Anónimo disse...

Eheh!! Precisa-se cunha?? ;) Vê lá é se te calha uma Enfermeira com as medidas desejadas e te estraga o esquema...;) Beijinho

Anónimo disse...

Olá companheiro, não posso deixar de comentar este teu post, desde logo porque foi escolhida para a sua ilustração a pintura de um dos meus artistas preferidos.

Deixo-te aqui uma questão. Sabes porque é que ele pinta assim as mulheres... grandes e com os seios tão pequeninos?

Aquele abraço do continente.

gm disse...

Caro Marinheiro pensava eu que seria uma mistura de crítica social e de estilo naif mas agradeço esclarecimento.