sexta-feira, setembro 22

CHÁ COM TORRADAS #134

Reduzir o número de Deputados, problema ou fuga?

Portugal abaixo da média no número de deputados

Outras cabeças, outras visões:
André Freire, rejeita categoricamente a possibilidade de redução do número de deputados. "É uma falácia dizer que Portugal tem parlamentares a mais. A proposta do PSD não se justifica, do ponto de vista dos factos" ... Freire concede que o sistema actual permite a existência de deputados que "não fazem nada". Mas aponta o dedo aos partidos que "deviam ser os primeiros a exigir que os seus parlamentares mostrassem trabalho".
José Adelino Maltez "a questão não é matemática, mas política", defende a existência de menos deputados, mas sugere em alternativa a criação de um Senado e de parlamentos regionais. "Reduzir o número de deputados é reforçar o poder da AR", sugere. Defendendo o "abandono da tradição da delegação de competências parlamentares no Governo e a valorização efectiva das comissões de inquérito".

3 comentários:

Anónimo disse...

Acho sensata a visão do Prof.G. Canotilho, quanto a este assunto. (Chegou?) Afinal não é uma questão de matemática, nem de politica, mas de brio no que se faz...se há excedentes, avancemos com o "choque no sistema político"...

Anónimo disse...

isso seria bom Magui...se não fossem esses senhores a legislar..... e fâ-lo-ão contra o status quo?....NÃO creio, infelizmente para nós.

P.S.Viram os jornais da Terceira de hoje sobre o inquêrito parlamentar àSeg. Social? Parece que estamos no dia 1 de Abril, atentas as afirmações aí produzidas....São tão graves do ponto de vista penal, financeiro e disciplinar que, das duas uma: ou ninguém sabe o que anda a fazer ou,,as costas estão bem, bem, bem protegidas......mas também com esta fiscalização parlamentar (e/ou outras), ....
Tá-se beeemmmmmm....

Anónimo disse...

O número correcto de colaboradores de qualquer empresa, avalia-se pelos resultados que a mesma consegue.
Como os resultados obtidos pelos senhores deputados deixam qualquer eleitor minimamente consciente...quase inconsciente...bem, então não tenho dúvidas que há deputados a mais e trabalho a menos.
A questão está nas clientelas partidárias que os partidos precisam de satisfazer, elegendo uma maioria de "yes men" comandados por uma escassa minoria de "profissionais", que são sempre os mesmos.
Os parlamentos tornam-se assim palco para meia dúzia, com as claques a bater palmas à voz do dono.
Seco. mas verdadeiro!