sábado, maio 20

CHÁ DAS CINCO #117


Sinceramente há coisas que não comprendo, por mais que me esforce e que dê o benefício da dúvida. Uma delas é o critério dos espectáculos dos Coliseu Micaelense. Já não bastava serem sempre anunciados como os maiores, os únicos, os tudo e quase nada, e agora temos que assistir passivamente a uma miserável programação que roça o nível de comissão de festa de canadinha...

A cidade de Ponta Delgada vai ter a segunda edição anual do Festival Nacional de Cantores Populares Portugueses do Coliseu Micaelense, que traz aos Açores alguns dos maiores recordistas de vendas discográficas no nosso país. O esquema parece simples aproveita-se a chegada à cidade de milhares de emigrantes e de micaelenses das zonas rurais e oferece-lhes aquilo que eles pretensamente não podem recusar. Mas BROA DE MEL, SÉRGIO ROSSI, RUTH MARLENE, CLEMENTE, BOMBOCAS, FERNANDO CORREIA MARQUES serão cultura Popular? Onde e Quando meus Senhores? Digam-me em que é que isto melhora a vida, e o nível sócio-cultural dos micaelenses? Afinal, qual é o papel cultural do Coliseu Micaelsense e em que é que a Câmara de Ponta Delgada se difere das restantes? Fazer maior é o único objectivo? Ter programa é suficiente? Assumam que não têm espaço para a formação de públicos. Assumam que a Câmara não quer ter essa preocupação. Assumam que não vão por aí porque não dá votos. Assumam que consideram que esse papel só cabe ao Governo Regional. Assumam que, também aqui, querem os Açores a duas velocidades... Mas está tudo grosso ou quê?

4 comentários:

Anónimo disse...

Mas..está está ...está tudo tudo grosso?!

Pedro Lopes disse...

Pois é Caro GMarinho por vezes estas obras (Coliseu) têm de ser pagas, e/ou mantidas, à custa de espectáculos tão rascos como o que refere.
Mas não esquecamos os bons, alguns excelentes, espectáculos que por lá têm passado desde a sua reabertura.
Não vamos açoitar por uma asmeira no meio de tanto brio.

Concordo, no entanto, que por vezes se sentem uma necessidade de promover em concorência com a outra casa de espectáculos na nossa urbe, fazendo com que passe um pouco a ideia (para os mais atentos) de que na Cultura também há política.

Público = Votos

Anónimo disse...

Está tudo grosso...há demasiado tempo...já parece mesmo um problema de alcoolismo crónico...

Foxy

Anónimo disse...

Depois de tanto show off com a discussão do tema "cultura popular", que tanto flash, notícia e reportagem, fez nascer; minh´alma fica parva com elevadíssimo programa na sede cultural da CMPDL. Mas...indo, indo...que esta coisa dos "coltorais" é demasiado pra minha (santa)paciência! Daqui a dias lá teremos, a grande, a linda e brilhante côroa do Divino Espírito Santo "plantada" em frente às portas da cidade! ;)