sexta-feira, maio 5

CHÁ DAS CINCO #112


Maternidade, Gauguin

Parece que o país urbano «caiu na real» com a chegada das primeiras famílias oriundas do Brasil com que a Câmara Municipal de Vila de Rei pretende inverter a tendência de desertificação do concelho. Mas só o país das cidades é que ainda não se deu conta do que está a acontecer no país das aldeias, até porque só por lá passa nas excursões do Inatel. Carrazeda de Ansiães dá 7500 euros para o terceiro filho. Alfândega da Fé subsidia casamentos, a compra de habitação a custos controlados e oferece refeições, transporte e os livros escolares até ao 9.º ano, etc ... conforme muitos outros exemplos que o Público nos traz.
Há dias o Governo português anunciou que vai aumentar o período de concessão dos subsídios de maternidade e paternidade a partir do segundo filho e com um acréscimo adicional a partir do terceiro. O documento também inclui a diferenciação da contribuição paga pelos trabalhadores em função do número de filhos, que, de início, será feita apenas para os trabalhadores mais jovens.
Medidas de pobres para um país pobre? Na Alemanha o Elterngeld, anunciado esta semana, será pago durante 12 meses podendo ser estendido a 14 se o pai ficar pelo menos 2 meses em casa a cuidar da criança. Equivalerá mensalmente a 67% do último salário líquido auferido com o tecto máximo de 1800 euros. Famílias monoparentais e desempregados receberão 300 mensais.
Por cá acho que poderíamos fazer um mix do plano Merkel com o de Vila de Rei e de Alfândega da Fé, com uma diferença: em vez de brasileiros de Maringá, tragam as ucranianas. Chamem-me tolo…

4 comentários:

Anónimo disse...

...se isto é mais uma micro-causa do Chá Verde tenho a honra de ser o segundo subscritor...venham pois as Ucranianas sem prejuízo das Brazucas e tb. das vahines do Gauguin http://www.tim-mckenna.com/gallery-vahine.html?n=18
JNAS

Rui Lucas disse...

Pode ser que seja desta que o país acorde para uma realidade que se tem vindo a agudizar nas últimas duas décadas.

Pedro Arruda disse...

o que tu queres sei eu, o que tu queres sei eu...

lol

:)

Anónimo disse...

Falo um pouco em defesa de causa própria mas, por cá, já se podia começar a pensar um pouco mais nas famílias monoparentais. É que ainda só se pensa nas famílias numerosas e talvez as estatísticas revelem uma realidade diferente.