terça-feira, fevereiro 7

CHÁ QUENTE #157

ATENÇÃO

É só para esclarecer que
este Sr. não fala em meu nome!®

Peço desculpa pelo incómodo, a programação segue dentro de momentos...

7 comentários:

Tunalhos disse...

E a bandeira queimada?!...
El Greco

Paulo Ribeiro disse...

Quererá ele dizer que em Portugal temos que passar a ter cuidado com aquilo que dizemos e escrevemos?

Anónimo disse...

É que não faltava mesmo mais nada.
Isto assim vai acabar pior do que se pensava. Isto não vai lá com apaziguamentos,nem mea culpa. Sejam coerentes, sustentem aquilo que defendem, tenham tomates, não se verguem, muito menos à frente do "inimigo". A admoestação, a existir, teria de ser interna, e não uma expiação pública de algo que foi manipulado e extrapolado para dimensões surreais. Nós não temos de pedir desculpa por sermos como somos.

Anónimo disse...

OOOooooooppppppssssss. Ele não quer é que começem a fazer caricaturas dele, e assim proveita-se da situação para se safar.

RD disse...

Bom, eu concordo com a opinião do Freitas.
Acho que há muitas outras formas de se contestar alguma coisa e com respeito pelas crenças de cada um, e isso não passa definitivamente pela agressão verbal ou em desenho, mas pela argumentação tolerante e bem argumentada.
Não gostar duma opinião é uma coisa, desrespeitar crenças é outra e subjugar o Outro (os outros) é ainda outra e bem mais grave.
Repare-se que o que foi feito cai no mesmo do que se critica. Com que direito? Com que iluminação? Somos melhores porventura?
Enfim.
Abraço Guilherme.

Anónimo disse...

Independentemente das consequências últimas que venha a ter o caso dos cartoons de Maomé, dele restará mais uma pequena morte do chamado Ocidente. Haverá poucas coisas que melhor o definam do que a liberdade de expressão e a separação entre a opinião pública e o Estado. Quando quadrilhas de radicais islamitas, orquestradas por Estados autocráticos, fizeram um chinfrim disparatado a propósito dos cartoons, era de esperar que o Ocidente se unisse na afirmação daqueles princípios. Que asseverasse a sua especificidade cultural, dizendo claramente se vos ofende a representação gráfica do profeta, a nós ofende-nos a limitação da liberdade de o fazer. Ofende-nos que um governo tenha de pedir desculpa pelas opiniões expressas por um cidadão privado num jornal. A reacção inicial do primeiro-ministro da Dinamarca foi a correcta e bastava que o dito Ocidente a secundasse com naturalidade para pôr ponto final na conversa. Quando governos de países muçulmanos lhe pediram que o Governo dinamarquês se retractasse pelos cartoons, Andreas Fogh Rasmussen explicou que não era responsável pela opinião de um jornalista. Todos nós, ocidentais, passamos o tempo a cruzar-nos com mensagens que consideramos ofensivas, mas aceitamo-las, em nome de algo que consideramos superior a liberdade de outrem emiti-las. Até porque é ela que nos permite fazer o mesmo, ainda que seja de forma involuntária.

Os cristãos ocidentais têm de suportar quotidianamente insultos extraordinários Cristo como homossexual, Maria como prostituta ou ornada de bosta de elefante, para dar apenas alguns exemplos gratuitos. Se manifestam a sua repulsa, logo são tomados por uma franja social lunática ou atacados com uma bateria de argumentos sobre o carácter inegociável da liberdade de expressão. Agora, muitos dos mesmos que tanto se deleitam a insultar o cristianismo à sombra da liberdade de expressão, descobriram a "sensibilidade cultural" do islamismo. Nada disto é novo, mas desta vez assumiu proporções (literalmente) de caricatura. Seguidores de Maomé destroem as torres gémeas de Nova Iorque e uma ala do Pentágono, matando mais de três mil pessoas, enquanto nas ruas de Ramallah se celebra dançando; destroem a Embaixada americana em Nairobi, matando 250 pessoas; destroem uma composição ferroviária em Madrid, matando 200 pessoas; destroem umas quantas carruagens de metro em Londres, matando 50 pessoas; destroem uma rua turística de Bali, matando 200 pessoas; o Presidente do Irão promete riscar Israel do mapa e afirma que o Holocausto não passa de uma "fantasia judaica". Tudo isto acontece e repetem-se as vozes dizendo-nos que é preciso "compreendê-los" e às suas "razões de queixa" pela "arrogância" ocidental. Agora já nem sequer se pode publicar um cartoon em Copenhaga sem que o "mundo islâmico" se indigne e uma multidão de ocidentais se penitencie, com diversos governos (inclusivamente de países onde os cartoons não foram publicados, como a Grã-Bretanha) desmultiplicando-se em desculpas pelo comportamento de cidadãos privados de outros países. Claro que, quanto mais este penoso espectáculo continua, mais os radicais islâmicos se permitem reivindicar uma razão que os próprios ocidentais lhe conferem e passar à violência despropositada. A pretexto dos cartoons destruíram-se embaixadas inteiras, ou seja, países foram fisicamente atacados, mas muita gente continua a assegurar-nos que é preciso "compreendê-los". E quando, exactamente, é que o Islão terá de nos "compreender" a nós?

A triste conclusão é que, provavelmente, o Islão não tem nada que nos "compreender" a nós porque a cada dia que passa nós vamos existindo um pouco menos. Quem vê as torres gémeas cair e os comboios de Madrid a arder e continua a pregar a "compreensão" do outro não é, obviamente, merecedor de qualquer respeito. O ódio de tantos ocidentais à civilização a que pertencem é um dos fenómenos mais fascinantes e deprimentes do mundo de hoje. São esses os ocidentais que passam o tempo a recensear horrores no Ocidente, ao mesmo tempo que "compreendem" os horrores alheios, em nome da sua "especificidade" cultural. São eles que nunca encontram nenhuma razão para o Ocidente se defender de insultos e ataques. São eles que consideram Bush e os EUA os equivalentes actuais do nazismo (sem exagero basta lembrar o nosso ministro dos Negócios Estrangeiros, as bandeiras americanas com as cruzes gamadas ou Bush com o respectivo bigodinho alusivo), mas parecem achar normais as regurgitações iranianas sobre o Holocausto. São eles que consideram Guantánamo a maior vergonha da humanidade (o "novo gulag", na imortal definição da Amnistia Internacional), mas encolhem os ombros aos 300 mil mortos do regime de Saddam.

O mais interessante disto tudo é que são mesmo capazes de ter razão. Se uma civilização não gera os instintos necessários para sobreviver, é porque não merece sobreviver. Se são eles que preferem não se defender a si próprios, porque razão haverá alguém de os defender a eles?

Luciano Amaral, 9 de Fevereiro no DN

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read Rhinoplasty nose to lip Generic cialis lowest price football rules Hairy gay boy Honda engine oil pressure sender Free+online+mp3+players Buy+car+rim http://www.car-wax-consumer-reports.info Oprha vs cruise Ark moving company houstontx piece of crap discount contact lenses Ashley wwe divas butt allergy Downloadable training management training videos autumn wedding flower