terça-feira, novembro 15

PURO PRAZER #178

Vitorino Nemésio
CABEÇA DE BOGA

"...Fazia um luar como dia, um luar mexido e sonoro da massa do mar. O quintal era grande, com couves tronchas e, ao fundo, um cedro das Bermudas. Conversámos para ali...: o Francisco da Segunda caía no banho de pranchada: comecei a teimar que o Tiàzé ia mais longe a nado; e o Abílio: que o Estoiro é que era o campeão de braçada e o que aguentava mais tempo debaixo de água e vinha à tona sem se cuspir. De saudade em saudade falámos de tudo: da Escola e das caneiras. O Abílio teve vontade de aliviar ("ir acima dos pés" - dizia-se lá na ilha). Para não perdermos conversa, arriou ali mesmo, numa cova ao pé do cedro.
- E sempre queres que eu seja teu compadre, Abílio?
Ele limpou-se a uma mancheia de folhas de erva-limão e disse-me com um ar mais murcho do que triste:
- A Lucinda deixou-me quando tive o suficiente ..."

Na Biblioteca online do conto

(um projecto exemplar)

6 comentários:

Anónimo disse...

Camões: o inventor da língua portuguesa.

NEMÉSIO: O inventor da língua terceirense.

Vulcam disse...

Boa referência Marinho.
Quanto aos escritores açorianos descubram o esquecido e mal amado Martins Garcia. Uma escrita, um verbo genial.

Caiê disse...

Poucas vezes se dá a devida importância a este conto, que reflecte uma memória tão cara dos tempos adolescentes. ;)

Vulcam, há muita gente que não toca em JMG... a escrita é muito forte, dá medo... a alguns personagens. eh eh eh!

gm disse...

Devo confessar a minha ingnorância sobre Martins Garcia, agradecia que deixassem algumas notas para fazerem ver a luz a este vosso servo. ;)

Caiê disse...

Sugiro que leia e faça a sua apreciação própria... Mas a última Arquipélago do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da UAç era-lhe dedicado, e tem, consequentemente, muitos artigos sobre as suas obras... é um bom ponto de partida. ;)

Anónimo disse...

Excellent, love it! affiliate booksonline incomepromotionsoftwareinformation and debt instruments Ricoh laser fax russian blondes nude run up debts floor mats Search engine marketing service internet marketing new york Debt reduction help Information on paxil cr Free generic zyrtec irs debt indicator attorney adoption divorce star lock washer or split lock washer Cellulite from doctor big ass dicks Ins life ins renters ins lyrics for he paid a debt Generic oxycontin manufacturers stolen kitchenaid appliances Honda accord 95 bodykits