domingo, novembro 13

É d'HOMEM #59


Diário Insular Nos últimos anos, Angra tentou colocar-se no xadrez regional como capital da cultura. Foram criadas várias infra-estruturas no concelho para esse fim, mas, nos últimos tempos, a abertura de dois espaços culturais em Ponta Delgada parece ameaçar esse lugar. Como será possível consolidar esse posicionamento – com evidentes benefícios para o turismo – contrariando a tendência centralizadora de São Miguel?
José Pedro CardosoA nossa grande diferença em relação a Ponta Delgada é que enquanto lá se compra por catálogo, aqui não só trazemos eventos como criamos e construímos cultura. Fazemo-lo, primeiro, para nosso proveito e, segundo, entrando em parcerias com outros. Ou seja, quando, por exemplo, fazemos um Festival de Teatro, fazemo-lo com a convicção de que temos de dar espaço a quem cria dentro de portas. Isso é fundamental. Isto é, criamos contando com o nosso potencial interno e em parceria com o exterior, chamando nosso ao resultado final. As Sanjoaninas são outro exemplo dessa forma de fazer: 80 por cento da festa é feita com a prata da casa, sendo a restante parte oriunda do exterior, que vem enriquecer a nossa produção. No fundo, não nos limitamos a comprar, atravemo-nos a criar e a construir.
(...)
DI – Mas Angra perdeu ou não peso em relação a Ponta Delgada?
JPCAcho que não. O poder de uma terra sobre outra expressa em coisas muito simples. Por exemplo, a cidade de Ponta Delgada, para aparecer nos meios de comunicação social, teve de copiar o que Angra fez. Copiar o que está bem feito não é pecado. Plagiar e transformar como se fosse uma bandeira própria não é crime punível por lei, mas desagrada-me ver. Sinto que esta cidade tem sido plagiada e que o reconhecimento recai sobre quem plagia e não sobre que cria. Mas Angra continua a ser uma cidade e um concelho onde as pessoas pensam mais, onde há maior troca de informação e de experiências. Isso permite que esta ilha seja mais rica, mais viva. Por tudo isso, julgo que a Terceira continua a dar cartas na Região em termos de saber dizer e de saber fazer.

(E quem fala assim não é gago...é terceirense!)

15 comentários:

RD disse...

ora nem mais,
os terceirenses brincando, brincando, vão dizendo as verdades e fazendo as coisas aparecerem. essa é que é essa!

Nuno Barata disse...

No comments.

Pedro Arruda disse...

Meu Caro

esta discussão é perfeitamente estéril, para além que não devia nunca ser colocada nos termos em que é quer pelo jornalista quer pelo sr presidente da câmara de angra

é por estas e por outras que os açores são uma região profundamente atrasada no que à cultura diz respeito

a merda dos bairrismos (pardon my french) ainda vai dar cabo desta terra, e quando digo terra estou a referir-me as 9 ilhas dos açores e não apenas a angra ou a ponta delgada

um abraço e apita quando estiveres por cá

gm disse...

Desnecessário será dizer o quanto concordo com as palavras do Pedro, mesmo as em Francês. O problema é que em 30 anos ninguém teve vontade, ou coragem, para mostrar que, pela natureza das coisas, a Terceira não pode, nem precisa, afirmar-se contra SMiguel. Parece simples não é?

Anónimo disse...

Isto do bairrismo, até teria o seu lado positivo, se não se entrasse em loucuras financeiras e, em vez de copiar, se inovasse e houvesse o bom senso de programação conjunta e complementar.
Por falar em copiar, as célebres semanas, disto e daquilo que por aí proliferam, graças à invenção (essa sim) da "Semana do Mar", no Faial e o "Festival Maré de Agosto" em Santa Maria, são autênticas cópias umas das outras, o que as vai tornando fastidiosas.
Mas isso seria um mal menor, se, ao menos, não houvesse sobreposição de datas.

Caiê disse...

M.M., lembraste-me uma Profe que tive que me dizia que a Festa da Flor era uma das festas mais tradicionais dos Açores, segundo a publicidade que dela se fazia... Isso mau grado o facto de só existir há um ano. Eh eh eh!

JNAS disse...

...eu ia postar uma boutade mas o Sr. Presidente já disse tantas que uma a mais seria desnecessário !

RD disse...

Mas quais bairrismos?!!! Agora tudo é bairrismo!
Bom, são interpretações.

MM, da Semana do Mar à Maré de Agosto vai uma looonga distância. São coisas completamente diferentes, como o são todas as outras festas em cada ilha.

Agora que na Terceira se faz muita coisa, faz-se, e não sou suspeita em dizê-lo.

Anónimo disse...

Esse gajo da terceira deve ter levada alguma cornada que lhe afectou os neurónios.

Comparar a terceira a S. Miguel é comparar o incomparável.

Quer se queira ou não, em todos os domínios, São Miguel está a anos luz das demais ilhas dos Açores.

Ignorantes...

Anónimo disse...

Se estissemos num tribunal de cultura a avaliar um caso de provincianismo e este senhor fosse o reú, não seria necessário elaborar um caso: bastaria citar o que ele escreveu. O acto mesquinho de comparar as coisas desta forma é mais do que suficiente para demonstrar a escassez de neuronios na cabeçinha do J P Cardoso. A Terceira produz cultura. Muito bem, os meus sinceros parabéns para a Terceira!!!! Espero que continue a produzir cultura mas que perceba que as pessoas cultas (tanto quanto sei) não são pessoas como o JP Cardoso que, pelos vistos, não passa de um mesquinho atrofiado. Z

Anónimo disse...

Se estivéssemos num tribunal de cultura a avaliar um caso de provincianismo e este senhor fosse o réu, não seria necessário elaborar um caso: bastaria citar o que ele escreveu. O acto mesquinho de comparar as coisas desta forma é mais do que suficiente para demonstrar a escassez de neurónios na cabeçalha do J P Cardoso. A Terceira produz cultura. Muito bem, os meus sinceros parabéns para a Terceira!!!! Espero que continue a produzir cultura, mas que perceba que as pessoas cultas (tanto quanto sei) não são pessoas como o JP Cardoso que, pelos vistos, não passa de um mesquinho atrofiado. Z

Anónimo disse...

"Onde as pessoas pensam mais"

ehe he eh ehe heh eh e h eh heh e he he he heh e he

esqueceu-se do seguinte: Pensam mais e MELHOR!!!

Este JP Cardoso é um grande pensador!!! Z

carlos disse...

....e a marina de Angra também é uma criação cultural endógena, ou foi comprada por catálogo?

Há certas ocasiões em que o silêncio é de ouro.

Anónimo disse...

Cara R.Dart
Quando me referi à "Semana do Mar" e à "Maré de Agosto" não estava a comparar os dois eventos, mas apenas a indicar as "minutas" que, com alguns arranjos, servem de base para a maioria das outras festas.
A questão principal é a carência de inovação que grassa por aí.

Mudando de assunto e, já que alguém se lembrou do tema, ... AS MARINAS!!!
Enquanto se projectam e executam megalomanias (será que isto é um idioleto meu? Não sei, mas soa bem, e é Português. héhéhé...)para os garajaus cagarem à vontade, há uma que vai sendo acrescentada e continua sempre a rebentar pelas costuras quando chega a época alta.
Enfim..., contradições

Anónimo disse...

Eu cá não tenho problema nenhum em ver Angra como “Capital Açoriana da Cultura”. Só penso que a reacção de quem diz tal coisa se deve apenas ao facto de temer que a sua cidade perca esse estatuto para Ponta Delgada. Que me desculpem, mas já não há pachorra!

Querem apostar que se amanha ou depois surgir um terramoto em Ponta Delgada como o q atingiu Angra em 80, que Ponta Delgada tb irá ser levada à condição de património? Que n haja duvidas em relação a isso. Angra hoje em dia só é património pk foi destruída pelo sismo. Nada mais simples q isso, e ser cidade património, n a faz a mais importante dos Açores, pk ela n é. Disseram aqui q Angra é sede da Diocese.

Pois mt bem... se formos a ver e se recuarmos bem ao passado a primeira diocese dos Açores era em Vila Franca do Campo - A primeira e a mais importante urbe dos Açores no século XV e XVI...e Hoje em dia Ponta Delgada é sede de tantas outras coisa meus amigos.. n é da Diocese( embora no passado já o tenha sido), mas é de tantas outras coisas que se comecasse por enumerá-las nunca mais saía daqui.

Quer queiram quer não Ponta Delgada é a capital admnistrativa do Arquipélago, por ser a maior, a mais rica e a mais populosa do Arquipélago e onde está sediado o Governo Regional, ingredientes necessários para que a façam como a metrópole mais importante dos Açores... Se formos às Canárias ou a Cabo Verde, o msm tal sucede.. existe uma cidade que é detentora do poder regional e as outras confinam-se à mesma, e os Açores n são a excepção à regra..

Custa aos nossos amigos terceirenses aceitarem o facto, porque são mesquinhos e vivem numa luta desenfreada com São Miguel, e onde n vai dar em nada... Criticam São Miguel mas copiam tudo aquilo que São Miguel faz, a começar agora pelas Romarias, que n fazem parte da cultura terceirense, mas sim da cultura micaelense e daqui a dias vão fazer tb as nossas cavalhadas, o nosso e por aí fora...

Esquecem-se que Angra face a Ponta Delgada n passa de uma mera cidade no contexto regional e sem condições para se equiparar a Ponta Delgada. São Miguel tem a maioria, o poder e a riqueza dos Açores e vocês as vossas touradas e as vossas festinhas... trabalhem como nós para depois se poderem afirmar em vez de levarem a vida a serem sustentados pelo nosso rico dinheirinho...

São Miguel tem mais de 70% de toda a economia dos Açores e quase tudo nos Açores está nas mãos dos micaelenses e não dos terceirenses, e se alguma vez São Miguel viesse a faltar para os açores n tenham duvida alguma q as ilhas d ebaixo iam se ressentir em larga escala.

Vocês é q precisam d nós e n somos nós q precisamos d vocês, por isso calem-se e agradecem à gente em vez de quererem competir conosco numa luta que vocês irão perder :)

Tenham vergonha na cara...! Isso é inadmissível. A cultura é inata de uma determinada região ou local e n se deve fazer tal leviandade... leviandades que os nossos amigos terceirenses são peritos em cometer... até já chegaram ao ponto de usarem imagens paisagísticas de São Miguel para tentar atrair turistas à sua ilha, visto que a nível de paisagem a terceira é ZERO quando equiparada a São Miguel. Claro q os turistas ao chegarem à terceira começaram por procurar de imediato os pontos turisticos pelo qual foram atraídos, mas sem sucesso algum, pois chegaram à conclusão que o que estavam à espera d encontrar n residia na terceira mas sim em São Miguel...

Temos pena!