quinta-feira, junho 2

CHÁ QUENTE #71


O rapto de Europa, Rubens

Europa é filha do rei fenício Agenor. Um dia, ao divertir-se com algumas companheiras junto das águas azuis do Mediterrâneo, atrai a atenção de Zeus, supremo senhor do Olimpo, e inspira-lhe uma paixão tão súbita como imperiosa.
Disfarça-se Zeus de touro - um touro esbelto e dominador. Ao verem-no surgir na praia, as jovens fenícias acolhem-no com simpatia e fazem-Ihe repetidas festas.
Em certo momento, o touro dourado ajoelha-se diante de Europa, estende-Ihe o dorso humilde. A princesa aceita o convite, com um sinal às amigas para que venham também experimentar a imprevista montada. Logo, porém, Zeus larga em correria vertiginosa.
Já se mete pela água dentro. Europa, receosa, olha para trás, despede-se dos pátrios areais. Somem-se as derradeiras linhas da costa. Ei-Ios em pleno mar alto, a deslizar por cima das vagas.
Europa já cessou de ter medo. Deixa-se ir, entregue à extraordinária aventura, e pergunta:
- Para onde vamos?
Quem és tu? Não serás um deus?
E o touro divino responde à interrogação da princesa:
- Nada receies. Sou Zeus e estou enamorado de ti. Levo-te para Creta, a ilha em que vi a luz. Aí te darei uma série de belos filhos e todos hão-de reinar entre os homens.

8 comentários:

Anónimo disse...

" The Dutch want less Brussels (...) they are afraid of losing their influence in Europe" diz o artigo.

" Os projectos devem ser inter-ilhas e inter- municipalidades(...) os concelhos não podem continuar a ser capelinhas" diz o Guilherme Marinho num post abaixo sobre as eleições em PDL.

Ai, Guilherme, explica isso à Europa e troca o "ilhas" por "países"!

gm disse...

Ahah Caiê se é difícil entenderem isso cá quanto mais na «Europa» ;)

Anónimo disse...

O grande problema é que esta Europa que pretendem construir apenas serve os grandes... a nós, como se não bastasse termos de pagar multas por excesso de produção de leite, fomos agora penalizados com multas por excesso de pescado... Será que a nossa frota pesqueira é assim tão grande e tão moderna que permite pescar mais do nos é permitido, ou será que vamos pagar pelo que pescam nuestros hermanos, nos nossos mares?

Anónimo disse...

Boa entrada Guilherme. Concordo convosco, se é dificil perceber-se isso cá imagine-se lá. Bom, já somos 3 a compreendê-lo. ;)

Vulcam disse...

Esse Zeus era um malandreco, assediava jovens donzelas incautas, gerava bastardos por aqui e por ali...
Isto da mitologia tem que se diga.
E a democracia marinheiro???
Também tem os seus sins e os seus nãos e quando o povão decide pelo não há que prestar atenção. Ou preferes o governo das elites iluminadas????

gm disse...

Oh poderoso Vulcam, bons olhos o leiam.
Tenho sido claro na minha oposição ao Tratado Constitucional, na sua fórmula e na sua génese.
Mas não sonego apoio ao projecto europeu.
Abraço

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. chevy 350 in mazda rx7 cf barcode reader mazda truck bed Annika sorenstam golf colonial pga Pdas on the market Presentacion del diazepam Brighton handbags salvage buy acyclovir on sale

Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Why do i deserve phone foot fetish dental product Laptop static http://www.erectile-dysfunction-3.info http://www.acne-9.info latin medical terms