sábado, abril 2

CHÁ COM TORRADAS #41

O «esférico» foi lançado, o Alexandre chutou para canto, o Chá Verde vai simular uma lesão.

O actual panorama autárquico é de 13 municípios para o PSD, 5 para o PS e 1 para o PP.
Considerando as máximas eleitorais autárquicas:
a) quem se recandidata ganha;
b) Um bom candidato não assegura um bom presidente e vice-versa.

Temos a dizer o seguinte:

Quanto ao PSD - Victor Cruz já anunciou que vai lutar pela recandidatura da maioria dos actuais presidentes de Câmara, procurando manter o actual acervo autárquico, ao memos tempo que lançará um ataque a dois bastiões socialistas (Horta e Angra do Heroísmo). Segundo as previsões do Chá Verde, o PSD vai perder claramente 2 Câmaras para o PS independentemente dos candidatos. Mas, consoante as candidaturas, pode perder 5 e reconquistar 1.Para o PSD/A e para a maioria dos seus actuais dirigentes este é também o tempo do tudo por tudo.

Quanto ao PS - O Chá Verde não conhece nenhuma posição pública dos órgãos oficiais do partido quanto a metas eleitorais (só isso já traduz alguma coisa). O PS ganhará seguramente mais 2 municípios (2 ao PSD), mas como já foi dito, pode conquistar até 6 sendo que 5 ao PSD, e perder mais uma autarquia para o PSD. Poder pode, não sei se o consegue ou se se vai esforçar para o conseguir.
A questão está em saber se o PS tem um Projecto Social Global para a Região ou se considera que o seu projecto se esgota ao nível dos órgãos autonómicos, recusando uma implantação local e aceitando uma Região a duas velocidades.


Quanto ao CDS/PP - As probalidades de ficar reduzido a uma freguesia são elevadas. Mas é uma evolução natural para um partido sui generis que adoptando a técnica da avestruz segue em bom ritmo para a extinção ao nível representativo.

Em suma 12 para o PSD e 7 para o PS é uma aposta que pode ser segura, mas poderá dar 10/9 ou 9/10, enfim, prognósticos só no fim do jogo...mas estes exercícios têm sempre a sua piada, quanto mais não seja para quem os faz.

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma coisa te posso garantir: não empatam de certeza! :-)

gm disse...

...não empatam desta vez mas «empatam» em muitas outras! :)

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » »