sexta-feira, dezembro 17

CHÁ COM TORRADAS #17

Ao anúncio da recandidatura do sr. Cruz à liderança do PSD/A, foi anexado, ontem pelo Canal 1, a unanimidade das estruturas de ilha, hoje pela RDP/A, um abaixo assinado de apoio dos autarcas sociais-democratas, com o alerta para a necessidade de limpeza das «sanguessugas» (sic) bem como da necessidade de colocar um ponto final na clivagem entre a «velha e a nova geração» (sic).
A peça fez, igualmente, referência ao facto de vários autarcas estarem de costas voltadas para as estruturas partidárias.
Perante este cenário, apresentam-se-me algumas considerações:
1- Não pode ter sido o sr. Cruz quem liderou o PSD/A nos últimos 4 anos, pois se tivesse sido como é que, enquando líder eleito quase por unanimidade, não resolveu a clivagem entre velha e nova geração e ainda criou a clivagem entre autarcas e estruturas de ilha?
2- Quererá isto dizer que as vitórias do sr. Cruz nas autárquicas de 2001 e nas legislativas de 2002 não se deveram, em primeira análise, ao sr. Cruz mas sim à força dos autarcas, em 2001, e à fuga do sr. Guterres, em 2002, contrariamente ao que tão afanosamente fez passar?
3- Significará que, por não ter resolvido esses problemas, não teve o devido apoio, nem nas europeias, nem nas regionais (não esqueço as palavras de dia 17 à noite que revelavam ter carregado com o partido sozinho durante 4 anos)?
4- Ora, se assim é, muito seguramente, o sr. Cruz, no ano de 2005, não conseguirá resolver todos os problemas que se agravaram no quadriénio 2000-2004. Está, pois, mais do que nunca, para poder ter a vitória autárquica em Outubro de 2005 que lhe permita chegar às eleições regionais de 2008, refém dos caciques locais do partido, além de estar perante uma contradição insanável, a de ter de fazer a limpeza nas estruturas de ilha, que ele próprio incentivou e alimentou nestes últimos 4 anos, e que lhe prestaram unânime vassalagem.
5- Pior de tudo isso é que o sr. Cruz tem a consciência de que os mesmos que o apoiaram por unanimidade hoje o farão amanhã à sra. Cabral ou ao sr. Freitas, pois é assim a cultura do PSD/A, uma cultura de poder, dê por onde der!
6- Prevejo que em Outubro de 2005 voltemos a este tema...

5 comentários:

R.Santos disse...

Concordo absolutamente com o teu pensamento, exceptuando o ponto 5 onde "falas" na cultura de poder...

PSD e PS têm a MESMA cultura de poder....A história demonstra-o com maior ou menor dificuldade ;)

A única coisa que os separa é a forma como dele fazem uso...Esse facto, esse sim, dá azo às mais variadas especulações/interpretações...

Na minha opinião são iguais no essencial com formas diferentes de abordar os problemas no que toca ao acessório...Quem me dera que um dia houvesse a verdadeira clivagem ideológica, alíás como se verifica em vários países da Europa, com outros nomes,outras géneses, diferentes políticas...

Boa análise.

Abraço.

Francisco disse...

Pois ia escrever mais ou menos o que no comentário anterior já se encontra! Subscrevo-o. :)

Andre Bradford disse...

Não ficou nada por dizer!

Anónimo disse...

Excellent, love it! » »

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! Id card printers in china order generic cialis c o d order imitrex online http://www.lexapro-drug.info/Lexapro-doubled-dose.html Valtrex cold for sores http://www.car-navigation-gps.info/Harman-harman-imitrex.html nasal imitrex Mortgage protection insurance usa benchmark your hard drives http://www.bextra-and-side-effects.info/What_does_imitrex_look_like.html 18 inch car audio subwoofers jeep dealers in rocklin california