sexta-feira, novembro 5

POST ABERTO AO SR. EURODEPUTADO FREITAS

Exm.º Sr. Eurodeputado Freitas, Excelência
Permita-me o atrevimento, mas não podia ficar de bem com a minha consciência se não lhe dissesse o seguinte:
V. Ex.ª está profundamente equivocado!
V. Ex.ª no Telejornal de hoje, dia 4 de Novembro, na RTP/A, apesar de se apresentar munido de muitas palavras, nomes sonantes e papéis, tantos para uma entrevista de 10 minutos, defendeu uma posição lesiva dos interesses dos Açores quanto à previsão no Tratado Constitucional da gestão dos recursos marinhos pela UE. A saber:
1- V. Ex.ª considerou que a questão deveria ter sido colocada pelas pessoas presentes na Convenção e no PE e que são agora essas pessoas que devem ser responsabilizadas. Ainda que tenha em parte razão, mais uma vez V. Ex.ª branqueia a desastrosa prestação do Governo de Durão Barroso nessa negociação, tal como branqueou enquanto Deputado Regional na questão das 200 milhas, tal como fez orelhas moucas a este problema durante a campanha eleitoral.
2- V. Ex.ª dá como fechado o dossier Tratado Constitucional Europeu, porque esta é a versão final e Portugal já o assinou. Ora como V. Ex.ª bem sabe o Tratado só vinculará Portugal a partir do momento em que o ratifica. Para tanto é necessária uma manifestação de assentimento da Assembleia da República. Como tal, o dossier em Portugal não está fechado.
3- V. Ex.ª parece desconhecer algumas das realidades e instrumentos das políticas comunitárias como a do «opting out». Passo a explicar: trata-se da possibilidade que os países integrantes da UE têm em não aderir a algumas políticas da mesma, considere-se os casos do espaço Schengen ou do Euro. Ora esta é, tão só, uma das soluções defendidas por muitos dos que acompanham este processo e que asseguram ser a melhor forma de gerir os legítimos interesses regionais.
4- Por outro lado, V. Ex.ª parece desconhecer que a parte III do Tratado não tem cariz constitucional. Como tal não se poderá contar, como parece fazer crer, com o artigo 299.º, que consagra o estatuto de ultraperiferia, para mitigar a interpretação que se venha a fazer das competências que o artigo 13.º integrante a parte I atribui à UE (o n.º 6 do artigo 12.º só por si justifica uma tese de doutoramento)
5- V. Ex.ª considera que a intervenção dos pescadores açorianos é importante para chamar a atenção da UE para as nossas realidades, contudo, V. Ex.ª não lhe atribui outro papel que não esse, formal, remetendo para os pontos anteriores a dignidade material da petição, ignorando, assim, uma pretensão técnica e politicamente fundamentada dos seus constituintes.
6- Finalmente, V. Ex.ª apela ao Sim no Referendo ao Tratado Constitucional mas não consegue uma justificação plausível para esse mesmo voto além da alegação de que o Bloco Central o fará e do estafado argumento de não podermos ficar de fora do combóio europeu. Ora na Europa não há lugar para «os que não são por nós são contra nós», e já que parece gostar de citar artigos do Público, recomendo-lhe uma especial atenção à entrevista de António Barreto publicada dia 1 p.p. no referido diário.

É deste modo, caro Sr. Freitas, Excelência, que espero que o presente o inspire a rever algumas das suas posições, a bem dos Açores.

Atenciosamente
Guilherme Tavares Marinho
(Euroconvicto, mas não acrítico)

6 comentários:

Andre Bradford disse...

É que ser eurodeputado não é uma revelação, nem se resolve em dois meses.

nuno mendes disse...

Agora, vamos lá a ver se o deputado Freitas faz campanha pelo não no referendo...

gm disse...

No fundo até compreendo-o, pois sei que a culpa não é dele!

João Pacheco de Melo disse...

"Boca santa".
Que não lhe doam os dedos!

gm disse...

Santa "ma non troppo", caro João Pacheco de Melo!Não dá para fazer o milagre que é preciso nesta causa.
Obg pela visita

Anónimo disse...

Keep up the good work http://www.cosmetology-scholarships.info/bill_pay.html Womens breast problemsand cancer Aviva insurance singapore Get high seroquel slade gate opener Lead click media ppc Parts 1972 oldsmobile Spam blocker opensource in dash car dvd with lcd screen How to get viagra prescription men in black video slot machines for sale Farmers insurance sign for sale Renault krakw Zappa shoes renault scenic seat cover http://www.bestrefinancerate5.info/Bookkeeping-portland-me.html car flip down tv Hardcore party drunk Paul moody pontiac michigan Jeep engine modifactions