sexta-feira, julho 25

CHÁ QUENTE #379

Das melhores práticas. O associativismo que inscreve. A Associação Aprender a Empreender é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve o empreendedorismo, gosto pelo risco, criatividade e inovação nas próximas gerações. A Associação é a congénere portuguesa da Junior Achievement, criada em 1919, nos E.U.A, a maior e mais antiga organização mundial educativa, sem fins lucrativos. A “Aprender a Empreender”, financiada pelos seus associados que acreditam que riqueza é sinónimo de educação, viabiliza, através de formação, o espírito empresarial e empreendedor nos jovens, concedendo-lhes a oportunidade única de serem e fazerem mais. Em 87 anos de história, a JA desenvolveu mais de 30 programas para investir, envolver e inspirar jovens de todas as idades, baseados em três valores essenciais: respeito, integridade e excelência.
Através de programas apropriados para cada idade, o leque de iniciativas começa a nível da escola do 1º ciclo, com diversas actividades de estímulo ao desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade individual. Seguem-se outras iniciativas ao longo dos restantes ciclos do ensino básico, secundário e universitário.
Os programas da “Aprender a Empreender” para os 1º e 2º ciclos do ensino básico, assentes na comunidade e na família, mostram aos alunos a relevância da educação para a escolha da profissão através de actividades relacionadas com economia e os negócios.
O programa A Comunidade orienta o aluno numa descoberta da comunidade, dos negócios que operam no seio desta, de como o governo trabalha no sentido de desenvolver serviços para o bem-estar dos seus cidadãos, e como os cidadãos têm uma responsabilidade no bem-estar económico da comunidade.
O programa A Família identifica o que é uma família e o seu funcionamento, o que as famílias necessitam e querem, onde conseguem concretizar as suas necessidades e desejos, e tipos de emprego que os membros da família têm.

Sem comentários: