Só para contrariar termino o ano com esta ideia que anda a «martelar-me» a cabeça. Culpem o Público de hoje que, com a sua antevisão do best-seller para 2006, me desviou do destaque merecido ao «nosso» Bernardo Rodrigues. O livro, que ainda não chegou a Portugal, anda à volta de uma filosofia de vida geracional segundo a qual "a procrastinação é o substituto contemporâneo da imortalidade". Chama-nos a «geração abúlica».
sábado, dezembro 31
CHÁ QUENTE #137
Só para contrariar termino o ano com esta ideia que anda a «martelar-me» a cabeça. Culpem o Público de hoje que, com a sua antevisão do best-seller para 2006, me desviou do destaque merecido ao «nosso» Bernardo Rodrigues. O livro, que ainda não chegou a Portugal, anda à volta de uma filosofia de vida geracional segundo a qual "a procrastinação é o substituto contemporâneo da imortalidade". Chama-nos a «geração abúlica».
sexta-feira, dezembro 30
PURO PRAZER #195
Estava a pensar postar sobre as personalidades e os factos políticos do ano e outras barbaridades da imprensa dos últimos dias mas...não me apetece! Para a semana, talvez. Se calhar a culpa é dos Ramones...
I love you and you love me and that's the way it's got to be
I loved you from the start 'cause christmas ain't the time for breaking each other's heart
FELIZ 2006
quinta-feira, dezembro 29
PURO PRAZER #194
"... A suprema idealidade que a mulher pode despertar no homem é propriamente despertar nele a consciência da imortalidade (…) Um relacionamento negativo com uma mulher consegue infinitizar: há que dizê-lo sempre e há que dizê-lo em honra da mulher, e pode-se dizê-lo de modo totalmente incondicionado; pois que essencialmente isso não depende das características próprias da mulher em questão, das delícias dela ou da permanência do seu carácter amantíssimo. Tudo depende de ela surgir no instante certo em que a idealidade se apresenta aos sentidos. É um instante breve, e de seguida o melhor que ela faz é voltar a desaparecer. Porque uma relação positiva com a mulher torna o homem finito na maior escala possível. A coisa mais elevada, portanto, que uma mulher pode fazer por um homem é surgir perante o olhar dele nesse instante certo; porem fazê-lo não depende dela, mas da benevolência do destino; de seguida vem então a coisa maior que ela pode fazer por um homem, e essa é tornar-se-lhe infiel, quanto mais cedo melhor…"
In Vino Veritas, Søren Kierkegaard. Antígona, 2005.
(Delicioso! A minha escolha para livro do ano!)
terça-feira, dezembro 27
quarta-feira, dezembro 21
PURO PRAZER #192
O nascimento de Jesus Cristo
Então José, seu marido, como era justo e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
E, projectando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de David, não temas receber Maria, tua mulher, porque, o que nela está gerado é do Espírito Santo;
E dará à luz um filho, e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz:
Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho e chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que traduzido é: Deus connosco.
E José despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher;
E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogénito; e pôs-lhe por nome JESUS.
Evangelho Segundo S. Mateus
Natal Feliz!
PURO PRAZER #191
Satyricon, Petrónio
Teatro II, Bertolt Brecht
Diário Remendado, Luiz Pacheco
Freakonomics, Steven D. Levitt & Stephen J. Dubner
Governar em Democracia, Marina Costa Lobo
terça-feira, dezembro 20
PURO PRAZER #190
Pierre Boulez, Wagner - Der Ring des Nibelungen
La Venexiana, Monteverdi-Sesto Livro dos Madrigais
Miles Davis, Miles Electric
Nils Petter Molvaer, ER
Enrico Rava, Tati
segunda-feira, dezembro 19
domingo, dezembro 18
CHÁ QUENTE #135
Cavaco Silva – Acho que a Autonomia não é uma obra acabada, embora, neste momento, não seja capaz de dizer quais são os domínios onde o seu aprofundamento se possa vir a fazer...
(Cristalino! Sobre o que é da competência do Presidente da República não tem visão, sobre o que não lhe compete é um mar de poções e de vontades...)
sábado, dezembro 17
CHÁ QUENTE #134 (Act.)
(opacidade)
NOTAS:
1- Os silêncios de Mota Amaral e Victor Cruz falaram mais que todas as moções juntas.
2- Os sublinhados de Berta Cabral em como estará de pedra e cal na Câmara até 2009.
3- Os conluios de Costa Neves com a moção do Pico e da JSD/A só deram para chegar aos 54,8% dos delegados.
4- O grupo parlamentar passará a ter ainda mais galos para tão poucos poleiros.
Rodapé: quando é que os maiores partidos açorianos percebem que também há interesse em manter as respectivas páginas na internet actualizadas com os trabalhos dos congressos?
sexta-feira, dezembro 16
É d'HOMEM #69
Viva a Terceira, por Victor Hugo Forjaz
É d'HOMEM #68
Arq. Gomes de Meneses - Eu acho que é um pouco um pau de dois bicos. As pessoas querem chegar rapidamente a Ponta Delgada, mas vejo com preocupação - apenas alerto -, para que se façam vias confortáveis, em vez de rápidas, porque demorar uma hora e dez ou cinquenta minutos, está tudo dentro do normal de uma hora. Temos que criar vias mais confortáveis, em vez de rápidas. Eu penso que não é uma questão de tempo. Não se deveria sacrificar a paisagem à velocidade sistemática. O turismo não é só Ponta Delgada. Eles assentam aqui, ficam aqui, mas vão visitar a ilha toda. Se a estragarmos estamos a perder um pouco a razão, porque as pessoas vêm cá.
É d'HOMEM #67
Natalino Viveiros - As moções de um e de outro falam por si. Costa Neves é a continuidade de um projecto que falhou. É a repetição de um filme com seis anos de existência. É a fuga para 2008.
Eu sou a mudança, quero revolucionar o partido e devolvê-lo aos militantes. Quero desmantelar uma “máquina” que asfixia e mata o partido. Costa Neves vai alimentar a “máquina” que o há-de devorar.
quinta-feira, dezembro 15
É d'HOMEM #66
Carlos Costa Neves – Nada me levaria a dar a cara por quem quer que seja, porque, felizmente, tenho pouco a provar a mim próprio, porque fiz um percurso não só nos Açores, mas também no país e da União Europeia. Não tenho vontade nem estatuto para assumir o papel de estar num determinado cargo por entreposta pessoa.
quarta-feira, dezembro 14
CHÁ DAS CINCO #90
Adolfo Lima, que liderou a lista de delegados de Natalino Viveiros pela Terceira, é o nome designado para a Agricultura. Vasco Garcia, antigo reitor da Universidade dos Açores, será o porta-voz para a área da Educação e o médico Carlos Estrela será o indicado para o sector da Saúde, Gaspar da Silva (Economia), João Bernardo Rodrigues (Equipamento Social), Lalanda Gonçalves (Assuntos Europeus), António Marcos, presidente da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, nos Assuntos Sociais, Joaquim Machado (Novas Tecnologias), Filomena Paixão (Ambiente) e António Pedro Costa (Poder Local)!
Não sei se o Congresso do PSD/A será assombrado, ou assombroso, mas é caso para dizer que, em matéria de «sombras», Natalino já ganhou!!!
terça-feira, dezembro 13
CHÁ DAS CINCO #89
CHÁ COM TORRADAS #104
(estou francamente desanimado)
PURO PRAZER #187
Greta Garbo
"I never said, 'I want to be alone.'
(claro)
domingo, dezembro 11
CHÁ QUENTE #132
1- Porque é que tendo dado Carlos César, numa semana, duas entrevistas, à RDP-A e à RTP-A, estas parece que passaram despercebidas aos «opinion makers» da Região?
2- Porque é que os resultados da eleição dos delegados aos congresso do PSD/A foram primeira página no Diário Insular e no Açoriano Oriental?
3- Porque é que na agenda de Cavaco Silva não coube a auscultação aos órgãos de governo próprio da Região, mas houve tempo para 1 almoço, 1 jantar e entrevistas ao Diário Insular e Açoriano Oriental?
4- O que é que, entretanto, fez Cavaco Silva pelos Açores para que homens como Álvaro Monjardino, Reis Leite e Mota Amaral lhe declarem publicamente o seu apoio?
5- O que fazia Alvarino Pinheiro no almoço de apoio a Cavaco Silva?
6- Que crédito intelectual devemos dar a Marcelo Rebelo de Sousa quando considera que Louçã e Cavaco merecem a mesma nota no debate de 6.feira?
7- Que serviço público estará Marcelo Rebelo de Sousa a prestar na RTP-1 quando, sobre a agressão a Soares, relembra a encenação do atentado a François Miterrand?
(entretanto o Sr. Engenheiro Paulo Ribeiro juntou-se à blogolândia!Votos de bons Posts!)
sexta-feira, dezembro 9
PURO PRAZER #186
Adoro-te minha gata de Janeiro meu amor minha gazela meu miosótis minha estrela aldebaran minha amante minha Via Láctea minha filha minha mãe minha esposa minha margarida meu gerâneo minha princesa aristocrática minha preta minha branca minha chinesinha minha Pauline Bonaparte minha história de fadas minha Ariana minha heroína de Racine minha ternura meu gosto de luar meu Paris minha fita de cor vício secreto minha torre de andorinhas três horas da manhã minha melancolia minha polpa de fruto meu diamante meu sol meu copo de água minhas escadinhas da Saudade minha morfina ópio cocaína minha ferida aberta minha extensão polar minha floresta meu fogo minha única alegria minha América e meu Brasil minha vela acesa minha candeia minha casa meu lugar habitável minha mesa posta minha toalha de linho minha cobra minha figura de andor meu anjo de Boticelli meu mar meu feriado meu domingo de Ramos meu Setembro de vindimas meu moinho no monte meu vento norte meu sábado à noite meu diário minha história de quadradinhos meu recife de Manuel Bandeira minha Pasargada meu templo grego minha colina meu verso de Höderlin meu gerânio meus olhos grandes de noite minha linda boca macia dupla como uma concha fechada meus seios suaves e carnudos meu enxuto ventre liso minhas pernas nervosas minhas unhas polidas meu longo pescoço vivo e ágil minhas palavras segredadas meu vaso etrusco minha sala de castelo espelhada meu jardim minha excitação de risos minha doce forquilha de coxas minha eterna adolescente minha pedra brunida meu pássaro no mais alto ramo da tarde meu voo de asas minha ânfora meu pão de ló minha estrada minha praia de Agosto minha luz caiada meu muro meu soluço de fonte meu lago minha Penélope meu jovem rio selvagem meu crepúsculo minha aurora entre ruínas minha Grécia minha maré cheia minha muralha contra as ondas meu véu de noiva minha cintura meu pequenino queixo zangado minha transparência de tules minha taça de oiro minha Ofélia meu lírio meu perfume de terra meu corpo gémeo meu navio de partir minha cidade meus dentes ferozmente brancos minhas mãos sombrias minha torre de Belém meu Nilo meu Ganges meu templo hindu minha areia entre os dedos minha aurora minha harpa meu arbusto de sons meu país minha ilha minha porta para o mar meu manjerico meu cravo de papel minha Madragoa minha morte de amor minha Karénine minha lâmpada de Aladino minha mulher.
D'Este Viver Aqui Neste Papel Descripto - Cartas da Guerra, António Lobo Antunes. Publicações Dom Quixote, 2005.
(Bom Fim-de-Semana)
quarta-feira, dezembro 7
CHÁ QUENTE #131
Estamos esclarecidos, do alto da sua torre Sua Senhoria coloca, unilateralmente, fim a algo que há 10 anos atrás negou existir e declara, para quem não saiba, que afinal esta «coisa» da Autonomia não é só para gastar dinheiro à lusa nação. Não sei que leitura fará o povo açoriano da tímida passagem do candidato pelas nossas ilhas, mas de uma coisa tenho mais certezas: o ponto final invocado por Cavaco Silva só poderá vir do voto popular. Bom Feriado!
segunda-feira, dezembro 5
CHÁ DAS CINCO #87 (Act.)
Nota: O que aconteceu ontem à noite na SIC foi um não momento televisivo e político. Se aqueles Srs. são jornalistas de topo e se os outros são os candidatos à Presidência da República melhor posicionados mais vale fechar as portas!Arre...