segunda-feira, fevereiro 5

CHÁ COM TORRADAS #156

CLIQUE NA IMAGEM E DESCUBRA QUAL É A SUA PEGADA ECOLÓGICA?
A MINHA PEGADA ECOLÓGICA É DE 4.6 HECTARES
COMO TERMO DE COMPARAÇÃO, A PEGADA ECOLÓGICA MÉDIA DE PORTUGAL É 4.5 HECTARES GLOBAIS POR PESSOA.
MUNDIALMENTE, EXISTEM 1.8 HECTARES GLOBAIS DE ÁREA BIOLOGICAMENTE PRODUTIVA POR PESSOA
SE TODOS TIVÉSSEMOS UMA PEGADA ECOLÓGICA SEMELHANTE À MINHA, IRÍAMOS PRECISAR DE 2.6 PLANETAS TERRA

(ESTOU EM ESTADO DE CHOQUE!)

domingo, fevereiro 4

CHÁ QUENTE #265

"...
a, simples, interpretação do instituto referendário como uma segunda câmara de reflexão ou de controlo à produção de legislação (como nas experiências portuguesas) dificilmente constituirá melhorias no processo democrático. Para tanto seria necessário: que ao «suporte social da democracia directa», a nós, ao povo, se não ligasse uma estratificação (para alguns social): os críticos com diminuto interesse e participação política; os críticos com interesse permanente, formação sólida e conhecimento das regras políticas - o «não voto» referendário, vulgo abstenção, é a negação do objectivo primeiro; que a sociedade portuguesa não se compusesse de sistemas (político, económico, jurisdicional) funcionalmente diferenciados e antes fosse uma sociedade fundamentalmente política no sentido de que tudo se discute, se questiona, se decide – tudo é «politicamente aberto». Por alguma razão o país, desde 97, conta por dois os referendos nacionais, tal como desconhece a sua real implementação local, e a Região continua distante dessas «modernidades», por omissão de regulação (outra obrigação estatutária), dispensadas, talvez, pela sensação de que “aqui tudo é mais próximo”
..."
REFERENDO – LADO B, hoje no D.I. ou n' O Bule do Chá

quinta-feira, fevereiro 1

CHÁ QUENTE #264 (Act.)


...
SANDEEP GUPTA
- ... temos de nos concentrar no que podemos controlar. Pode parar de fumar. Sabe que por cada cigarro que fuma perde 11 minutos de vida? Em média, a esperança de vida de um fumador é de menos dez anos do que um não fumador. Se parar de fumar, em 12 meses o risco já caiu em 50 por cento.
PÚBLICO - Acha que os cigarros são o principal inimigo?
S.G. -
Não. Nenhum risco é mais importante. Oitenta por cento dos ataques de coração são explicados por quatro factores de risco: fumar, tensão arterial alta, diabetes e colesterol.
P. - No caso do colesterol, a dieta tem um papel importante. É preciso insistir aí?
S.G. - As pessoas são muito indulgentes. Temos de começar a comer as coisas certas na quantidade certa. O mundo, com seis mil milhões de pessoas, está dividido em dois. Metade está a passar fome e a outra tem excesso de peso. E, dos dois lados, morre-se cedo. E temos de falar de exercício.
...
P. - Apesar da prevenção, não baixou a mortalidade das doenças cardíacas. O que podemos fazer?
S.G. - Temos de manter a pressão. As sociedades de aterosclerose, cardiologia, os media, os campeões de futebol, as estrelas da música. Todos temos de participar. Temos de ir ao recreio da escola, dizer às empresas para reduzirem o sal da comida de bebés... Não podemos esperar pelos 40 anos para mudar os hábitos. Isto merece o envolvimento do governo, da indústria alimentar e da comunidade médica. De todos.
...

A ver ainda:
O Livro Verde para uma Europa sem fumo do tabaco e respectivas Perguntas e Respostas;
A lei francesa que hoje entrou em vigor;
O projecto de diploma português que continua parado na Direcção-Geral da Saúde.
...
A Comissão Europeia convida todas as instituições da União Europeia, os 27 Estados-Membros e a sociedade civil a reagir ao Livro Verde até 1 de Maio de 2007. A partir desta data analisará as respostas obtidas e elaborará um relatório com as principais conclusões da consulta pública.

quarta-feira, janeiro 31

PURO PRAZER #272


O Pequeno Mundo

Jorge Molder

VLADIMIR – [...] O que é que nós estamos aqui a fazer, eis a questão. E felizmente temos o privilégio de, por acaso, saber a resposta. É verdade, no meio desta imensa confusão apenas uma coisa é clara. Estamos à espera que o Godot venha.”

Samuel Beckett, À espera de Godot

(Molder e Godot, aqui)

CHÁ COM TORRADAS #155


...dos dias que correm...

domingo, janeiro 28

POST(AL) AUTONÓMICO #31


“O perfeito agitador”
Através das colunas do “seu” Correio dos Açores e da acção política, José Bruno foi ao longo da vida “o perfeito agitador” (excelente fórmula de Carlos Enes, causadora de alguma perturbação no colóquio) da sociedade açoriana, lançando novas ideias, lutando para ajustar, consoante os regimes e os governos, a modesta autonomia administrativa conquistada pelos distritos açorianos, por altura do governo de Hintze Ribeiro (2 de Março de 1895). Com uma visão algo instrumental de regimes, governos e partidos, José Bruno, como sublinhou Medeiros Ferreira, agiu sempre com base numa certa visão dos “interesses açorianos”, o que conferia sempre à sua actuação uma “base de racionalidade”



José Bruno Carreiro: Açoriano Universal, de Mário Mesquita, Público 28.01.07

(a propósito do Cólóquio “JOSÉ BRUNO CARREIRO, O HOMEM E A OBRA”)

É d'HOMEM #102


"...São períodos de grande exigência, até porque vivemos numa Região muito dependente dos Orçamentos Regionais e pobre em todos os capítulos, em que as pessoas se vendem - o termo é esse - por pouco e por nada”. Segundo o líder do CDS/PP-Açores, “isso acontece quer ao nível associativo, quer até ao nível individual”.
“Tudo isso dificulta a acção dos partidos de oposição, que não utilizam esses métodos, por uma questão de princípio, e que, mesmo que o pretendessem fazer, não teriam meios para isso. Como, nos Açores, há um número crescente de votos que são comprados e vendidos, estão no chamado mercado dos votos, os períodos eleitorais são muito difíceis”..."

Alvarino Pinheiro ao D.I. 28.01.07

CHÁ DAS CINCO #162

"...
Como em qualquer outro sistema político-económico que contemple um parlamento, um governo, uma administração e um mercado, nos Açores, a autonomia político-administrativa que enforma o arquipélago, após 30 anos de governo próprio, está madura para abraçar estas novas perspectivas e, a meu ver, necessita de novas fórmulas de governança que implicam um deslocar da exclusividade do exercício do poder, das funções de regulação e de autoridade, para uma situação intermédia entre a «sociedade civil» e os órgãos de governo próprio. Estas entidades, mais ou menos, intervenientes, com, mais ou menos, autoridade ou autonomia financeira, conforme estivéssemos a falar de áreas económicas ou de defesa e garantia de certas liberdades, mas, certamente, sempre, com existência jurídico-administrativa própria, independência subjectiva e funcional, e nomeação pela Assembleia Legislativa, não deixariam de fazer parte de uma concepção alargada do que é o sistema institucional regional
..."
INDEPENDÊNCIAS, no D.I. ou n' O BULE DO CHÁ

quinta-feira, janeiro 25

PURO PRAZER #271


“O mais difícil de governar é o coração!”

Elizabeth I

(Helen Mirren)

[de novo e sempre]

quarta-feira, janeiro 24

CHÁ COM TORRADAS #154

Não me recordo onde li ou ouvi, mas, parece-me certo que, em tempo de muito ruído, falar baixo deve ser a única forma de nos fazermos ouvir.

terça-feira, janeiro 23

PURO PRAZER #270


A Via Láctea sobre o Deserto de Atacama

Magia: a arte de usar
livremente o mundo dos sentidos.


Novalis

Fragmentos são Sementes. Roma Editora, 2006

CHÁ COM TORRADAS #153


Por falar em representantes e representados, hoje, depois da paragem de inverno, a nossa Assembleia Legislativa retoma as suas sessões plenárias. Desde pequeno que tenho o vício da contabilidade das coisas (influência paterna certamente), talvez para me ajudar a percepcionar o concreto no meu dia-a-dia do abstracto. Assim é que, lembrado de que já vamos a mais de metade do «jogo» (legislatura), recorri à, sempre útil, base de dados on-line da ALRAA, e fiz um levantamento sobre algumas actividades parlamentares desde Novembro de 2004. A saber:
Iniciativas Legislativas
Projectos de Decreto Legislativo Regional (Deputados) - 15
Propostas de Lei (Deputados) - 6
Propostas de Decreto Legislativo Regional (Governo) - 90

Propostas de Resolução
Deputados - 51
Governo - 3

Requerimentos (Deputados)- 215

Votos (Deputados)- 121

Intervenções de tribuna (Deputados e Governo)- 317

Petições (Cidadãos) - 8

Os desempenhos parcelares ficam para quem for mais curioso e quiser tirar outro tipo de conclusões. Por mim, lembrando as necessárias reuniões das comissões parlamentares, para apreciação e preparação de deliberações, e as resmas de audições de diplomas nacionais que continuam a chegar para parecer, continuo a pensar que os nossos representantes continuam assoberbados de demasiados papéis...

CHÁ QUENTE #263

Um dos grandes males da democracia representativa é que, muitas vezes, os representantes se esquecem de que eles é que têm o poder para decidir e que o poder que os representados lhes atribuem é para resolverem o que há para resolver.
Melhores práticas 1.
Olá a todos. Obrigado por estarem aqui. Eu acredito que este ano, em Sacramento, vamos fazer história. Ao usar uma estratégia integrada, baseada na responsabilidade partilhada onde todos fazem a sua parte, nós resolveremos o problema do sistema de saúde da Califórnia e criaremos um modelo que o resto da nação possa seguir.”
Quem nos fala assim é Arnold Schwarzenegger, o «Governador do Povo»!
A Califórnia tem a melhor assistência e tecnologia médica no mundo, mas a sua sustentabilidade financeira está posta em causa. Mais de 6.5 milhões de californianos não têm seguro de saúde (quase 1/5 da população) cabendo aos restantes pagar as suas contas.
Quanto se dirigem aos serviços de saúde «entopem o sistema» e cerca de 60 unidades fecharam, a década passada, porque não se quiseram manter a tratar de não segurados. A solução de Schwarzenegger é que todos na Califórnia devem ter seguro de saúde. A saúde é universal! O que na concepção californiana passa a significar que se você não tiver recursos para ter um seguro, o estado ajudar-lhe-á a comprá-lo. Há 13 anos Hillary Clinton teve esse sonho mas, diz quem sabe, perdeu-se nos corredores burocráticos da Casa Branca e o melhor que conseguiu produzir foi um relatório de 1300 páginas. Curiosamente, ou não, são os Republicanos a colocar em prática a filosofia (apelidada de esquerda nos EUA) de uma cobertura universal no modelo de financiamento dos cuidados de saúde: primeiro, no Massachussets (cujo ex-governador Mitt Romney com aspirações à Casa Branca já fez lembrar a paternidade) e, agora, na Califórnia, com Schwarzenegger que já trabalha com os olhos em 2016 (não, não é só para os jogos olímpicos).
Melhores práticas 2.
A 30 de Novembro passado, a Lei da Promoção da Autonomia Pessoal e Assistência a Pessoas Dependentes concretizava-se e com ela o compromisso do Governo de Zapatero para com aqueles cidadãos maiores dependentes. Esta Lei, beneficia quase 1 milhão e meio de cidadãos espanhóis e, proporcionará assistência personalizada, ajudas para a acessibilidade doméstica e prestações económicas em função do grau de incapacidade e do poder aquisitivo do beneficiário. Considerada como "a lei social mais importante da legislatura", a «Lei da Dependência» recorda-nos que todos podemos vir a ser pessoas dependentes (um acidente, uma doença ou a própria idade) e necessitar de apoios que nos garantam continuar a usufruir de uma vida condigna.

domingo, janeiro 21

CHÁ QUENTE #262

Pássaro de uma só nota
Quem soube o que cantaste?
Solitário e seco,
Quem te ouviu no futuro?


Obra Breve, Assírio & Alvim, 2006

sexta-feira, janeiro 19

CHÁ DAS CINCO #161


Pegada ecológica 1:
A percepção de que aliar a responsabilidade social e a sustentabilidade ambiental é factor de competitividade, e pode trazer mais valias económicas apreciáveis, já está a originar alterações nos comportamentos comerciais e a ter consequências práticas nas campanhas e estratégias dos grandes monopólios. Tudo isto porque «o mercado está maduro. Os nossos clientes dizem-nos que querem que os ajudemos a combater as mudanças climáticas. Temos que fazer da sustentabilidade um grande motor do consumo», afirmou o director-executivo da Tesco, principal cadeia de supermercados britânica, que vai tornar-se a primeira do sector em todo o mundo a colar em cada um dos seus produtos um rótulo com a quantidade de dióxido de carbono (CO2) emitida na respectiva produção para que os seus clientes possam comparar o custo em dióxido de carbono, tal como fazem com o conteúdo de calorias e o preço, por exemplo. A Tesco comprometeu-se ainda a reduzir em 50% até 2020 as emissões de dióxido de carbono geradas pelos respectivos estabelecimentos e centros de distribuição. Que fique claro que a mim não me causa qualquer espécie de náusea saber que a Tesco está a fazer esta campanha porque percebeu que assim vai ganhar mais dinheiro, o que me interessa é que este processo decorra com rigor e que a Tesco esteja a dar o seu contributo concreto para reduzir as emissões de CO2. Aos puristas recomendo um cházinho…

Pegada ecológica 2:
A questão ambiental, na Região, tem acompanhado o vento do tempo. Mas, se no exemplo anterior verificamos que a iniciativa estava do lado privado, por cá, não há semana que não se encontre, nos órgãos de comunicação social, discrição de iniciativas públicas, bem como um assinalável acervo de artigos de opinião, que têm como pano de fundo o ambiente. Não estaríamos a mentir se dissessemos que poucas se apresentam enquadradas em estratégias regionais ou que muitas são desmentidas pela prática dos próprios patrocinadores. Ou seja, o discurso público continua a ser mais forte que a prática. Um dos factores que melhor contribui para a maximização dos resultados ao nível da gestão ambiental é a utilização das melhores práticas mundiais, desde que adaptadas à nossa escala. O PSD/Terceira propôs a criação de um "guia municipal" nos Açores, com o objectivo de incentivar "um consumo sustentável" pela população em áreas como a água, electricidade e produtos bio-degradáveis. Parece que a proposta vai ser inicialmente formulada às duas câmaras municipais da ilha Terceira mas o PSD pretende que seja levada ao parlamento regional para ser extensiva a todo o arquipélago. Ora se a ideia do PSD/Terceira me merece um aplauso, quer pela temática, quer pela perspectiva de extensão à escala regional, esperando que os sociais-democratas já se encontrem munidos de uma proposta concreta, não posso deixar de lembrar que o PSD/A tem responsabilidades públicas na maioria das câmaras municipais pelo que a proposta, sem prejuízo de ser debatida na ALRAA, também deve ser acolhida, em primeira análise, pelas câmaras sociais-democratas e levada à discussão na AMRAA para que, em concordância, se aplique a todas as autarquias da Região. Parece-me incontornável, certo?

CHÁ QUENTE #261


Diz que Costa Neves comparou a governação dos Açores aos "regimes soviético e cubano". Diz, ainda, que o líder do PSD/Açores sublinhou que "Carlos César está tão agarrado ao poder que se arrisca a tornar num novo Fidel de Castro".
Não diz que há poucos meses «A Propósito de uma Atitude Infame» apresentou uma «Carta Aberta a Carlos César» nem diz que na sua biografia constam, pelo menos, 11 anos como membro do Governo Regional (Secretário Regional da Administração Interna - 1988/92, Secretário Regional dos Assuntos Sociais - 1981/88). Também não diz que está só, que a vice-presidente do partido nunca comparece às conferências do líder, nem que os gurus economistas não o ajudam na arte dos números.

Diz que o vice-presidente da câmara municipal de Ponta Delgada confirma que “apesar de ter sido realizada a vistoria ao restaurante MacDonald's, tendo os pareceres da comissão encarregue deste tipo de avaliação sido todos positivos, o proprietário do espaço ainda não requereu junto da câmara a emissão da licença de utilização”, diz também que afirma que “apesar da licença ainda não ter sido emitida, e como os pareceres não indicaram qualquer motivo para que o restaurante não funcionasse, não há razão alguma para que este permanecesse encerrado”.
Não diz se é essa a regra na CMPDL e se a Sr.ª Presidente conhecia esse facto quando se deslocou à inauguração do espaço.

Diz que uma empresa abandonou o actual consórcio que procede à construção do Parque de Estacionamento do Largo de São João, em frente ao Edifício do Teatro Micaelense, diz também que é precisamente a que detinha o know-how relativo à exploração de parques de estacionamento, obrigando a empresa construtora da obra a criar à pressa uma empresa especificamente para o efeito".
Não diz se a Sr.ª Presidente confirmou e se garantiu que a obra decorrerá em segurança e como projectado. Também não diz se o projecto dos parques subterrâneos na marginal fica afectado.

Diz que a JSD/Açores anunciou a apresentação, dentro de três meses, de propostas para fixar os jovens nos seus locais de origem, alegando que algumas ilhas açorianas têm registado "uma diminuição preocupante" da população. Diz também que a JSD/Açores vai fazer uma “auscultação junto dos concelhos mais distantes e ilhas mais pequenas”, caso de São Jorge e Graciosa, onde se têm verificado dificuldades na fixação de jovens e que vão “primeiro ouvir as pessoas que vivem essa realidade”.
Não diz que promoveram jornadas parlamentares em São Miguel para declarações de circunstância sem soluções concretas contra a desertificação.

Diz que é uma espécie de partido. Diz que já se suspira pelo regresso de Vítor Cruz. Mas, também, diz-se tanta coisa que deve ser tudo diz que disse…
***
Porque onde andará Pedro Gomes desde que não rejeitou, aos microfones da RDP/A, a possibilidade de se candidatar à liderança?
***
Sobre o PSD/A a ler «O estado da oposição», José Pacheco Pereira (PÚBLICO, 18.1.2007). Lá como cá! Por mim caso encerrado, nem mais uma linha até às famosas directas…
[Adenda] 31.01.07
Só hoje reparei no conjunto de comentários a propósito de uma eventual crítica à JSD.
Esclareço os apressados jovens comentadores que a referência à JSD vai como contraponto positivo às jornadas parlamentares do grupo parlamentar do PSD como bem se pode depreender dos links respectivos.
"Assosseguem" os vitupérios e continuem as proposituras...

quinta-feira, janeiro 18

CHÁ COM TORRADAS #152

O Rapto de Europa, Erasmus Quellinus

A Europa é feminina e quando «elas» querem fica tudo mais fácil.

Angela Merkel quer:
"O período de reflexão acabou. Até Junho temos de chegar a uma decisão sobre o que fazer com a Constituição. É do interesse da Europa terminar este processo com êxito até às próximas eleições europeias em 2009.” Ela sabe que "A Europa precisa de um Ministro dos Negócios Estrangeiros. Esta já é razão suficiente para aprovar um Tratado Constitucional." Merkel pede ainda mais Rússia, mais Médio Oriente e mais integração à Europa. E quanto ao princípio da subsidiariedade “A UE deve concentrar-se no que pode gerir melhor ao nível comunitário com os meios necessários e com eficácia e deve deixar nas mãos dos Estados, das regiões e dos municípios os âmbitos em que a sua actuação não seja necessária.”

A ler:
Merkel's Quest for the Soul of Europe (Spiegel)
Constitution and trade at top of Merkel's EU agenda (Internacional Herald Tribune)
Germany sets timetable for resurrection of EU constitution (Guardian)
Merkel advierte de que sería un "fracaso histórico" no tener Constitución en 2009 (El Pais)

Ségolène Royal quer:
Um novo referendo em França, em 2009, sobre o Tratado Constitucional, um novo estatuto para o Banco Central Europeu e um salário mínimo europeu.

A ler:
Ségolène Royal veut un nouveau référendum sur l'Europe en 2009 (Le Monde)

quarta-feira, janeiro 17

CHÁ QUENTE #260


BARACK OBAMA.
UM OBJECTIVO.
Não me parece suficiente. Mas 2008 está longe. Hillary e Edwards não galvanizam. Ao fazer este post lembrei-me de um romance de 1964, de Irving Wallace, que li, ainda, no liceu: O Homem.Talvez por isso, continuo a apostar em Al Gore.

A ler:
Obama Starts ’08 Bid, Reshaping Democratic Field (NYTimes)
The first step (Economist)

[Adenda]
Ler ainda:
Obama is ready to enter race for president (Independent)
Rivals start to drop out as rising star Obama takes first steps in race for presidency (Guardian)

CHÁ COM TORRADAS #151


Pelos vistos não é notícia.
Que futuro para um partido que a 2 meses do congresso (16 Março) não tem candidatos à liderança?
Não aprenderam nada com o que se passa no Largo Adelino Amaro da Costa ?

[Adenda]

A União e a RDP/A (o jornalista é o mesmo) noticiam hoje (18.01.06):
LIDERANÇA DO PP/AÇORES - Artur Lima e Melo Alves podem ser candidatos.
Relativamente ao que postei ontem, ou há meses, nada de novo. O CDS/PP - Açores continua sem candidatos. Continuam os putativos a ser putativos. "Dentro em breve" dizem. Afastam "para já" a luta fratricida. Continuam a lembrar a necessidade de «candidatura única», continuam a vigiar-se nos bastidores e a mandar recados na praça pública. Coisa linda de se ver, ambos têm a noção que o bolo é pequeno, cada vez mais pequeno. Nenhum quer ficar com o peso de ter de fechar as portas ao partido. Desta maneira nem com o círculo regional de compensação se safam. O CDS da Terceira precisa do PP de São Miguel. De Ponta Delgada nem um pio. Da notícia, fica aqui o que releva para memória futura:
Mais importante do que saber se o Nuno ou o Artur que vão apresentar candidaturas à liderança será definir um rumo para o futuro do partido”, assegura Nuno Melo Alves, deixando em aberto todas as hipóteses de se apresentar em congresso como candidato à liderança.
Artur Lima também vê com bons olhos uma “candidatura única” e “forte” para a liderança do CDS/PP Açores. “Precisamos estar de acordo em relação ao futuro do partido e necessitamos ter em atenção os propósitos dos militantes de todas as ilhas”, comentou.
Ambos afastam, para já, o cenário de disputarem entre si a liderança. Todavia, esperam “dentro em breve” definir se são ou não candidatos.
Artur Lima admite que já recebeu apelos de alguns militantes para avançar como uma candidatura à liderança, mesmo assim garante que ainda não se debruçou a sério sobre o problema
."

terça-feira, janeiro 16

CHÁ DAS CINCO #160


Inimigos de ciganos, revisionistas do holocausto, xenófobos, homofóbicos, anti-semitas” é assim que a 1.ª página do Independent caracteriza o recém constituído grupo parlamentar de extrema-direita no Parlamento Europeu, designado «Identidade, Tradição, Soberania», que juntou 20 eurodeputados de vários países. O Guardian ironizou a situação qualificando-a de “primeiro grande contributo da Roménia para a UE”. A verdade é que casa-mãe do Projecto Europeu carrega em si o «ovo da serpente», a «coligação do ódio», e, assim, não só, permite que a extrema-direita europeia tenha mais visibilidade política, como lhe atribui um prémio, certamente pela exemplar negação dos valores ocidentais, no valor de 1 milhão de euros. Continuamos todos a dormir, um dia pode ser tarde demais…

CHÁ COM TORRADAS #150


O Parlamento Europeu, sublinho Parlamento, apresta-se para mudar de Presidente. Através de um acordo político, os dois maiores blocos partidários, PSE e PPE, vão alternando, um dos seus correligionários, cada 2,5 anos, na Presidência. Depois do espanhol Josep Borrell chega-nos o alemão Hans-Gert Poettering, deputado europeu desde 1979, de cujo melhor que se consegue dizer é que é «diligente, cumpridor e trabalhador». Ao "cinzento" Sr. Poettering, passados 30 anos, basta-lhe estar, como tantos outros, noutros parlamentos, e não fora este acordo nunca seria eleito. Um processo muito democrático, europeu e galvanizante. Digam-me, por favor, como é que não querem que o povo lhes vire as costas? A «Europa» continua em boas mãos...

segunda-feira, janeiro 15

CHÁ COM TORRADAS #149

Mulher lendo, Botero

Numa publicação da Royal Society as teorias do acasalamento propõem que os machos desenvolveram mecanismos mentais que identificam partes específicas do corpo de uma mulher como indicadores da fertilidade e da saúde.
Daí que as referências à beleza feminina, através do tempo e da cultura, enfatizem os traços físicos indicativos dessa saúde e fertilidade.
A ciência moderna já determinou que a obesidade abdominal, medida pelo tamanho da cintura, está ligada ao baixo estrogéneo, fecundidade reduzida e ao maior risco de doenças.
Mas quer a literatura britânica dos secs XVI a XVIII, quer a literatura antiga da Índia e China já revelavam uma ligação entre a cintura estreita e a beleza. Intuitivamente os escritores faziam a ligação biológica entre a saúde e a beleza.
Ou seja, os genes dizem-nos para reparar na cintura estreita mas vamos continuar a olhar-lhes para os rabos e mamas firmes e bocas carnudas porque somos uns tarados. Internem-me...

sexta-feira, janeiro 12

CHÁ DAS CINCO #159

A Quercus esteve hoje de manhã em frente à Assembleia da República, numa iniciativa inédita em que ofereceu «chá verde» aos deputados dos vários grupos parlamentares.
Esta iniciativa pretendeu sensibilizar e inspirar os deputados para a aprovação de uma Reforma Penal que «efectivamente resolva os problemas que estão na base da dificuldade de aplicação dos crimes de Dano Contra a Natureza e Poluição». Tendo dúvidas que essa inspiração traga resultados, espero que, ao menos, o chá oferecido tenha sido do nosso!

CHÁ QUENTE #259


Fico incomodado quando me servem legumes congelados num restaurante, mas o que me deixa mesmo chateado é saber que tal situação, na Região, só se deve à preguiça e ao desleixo de muitos dos respectivos donos...

quarta-feira, janeiro 10

CHÁ DAS CINCO #158


A Austrália Amiga das Crianças é uma nova iniciativa de mudança social promovida pela Associação Nacional para a Prevenção do Abuso e Negligência das Crianças. Com este Plano de 5 anos aquela Associação pretende que todos façam uma diferença positiva na vida das crianças inspirando cada Australiano a fazer um exame de responsabilidade no seu contributo para o bem-estar dos mais novos, e ajudando a criar uma Austrália onde cada comunidade que envolva crianças lhes seja amiga.
Children See, Children Do (O que as Crianças Vêem, as Crianças Fazem), foi a primeira campanha a ser lançada no âmbito desse projecto. A campanha televisiva tenta chamar a atenção dos adultos para como as crianças e os mais novos são influenciáveis desafiando a comportamentos responsáveis, positivos e modelares perante estas. Mais uma vez: É A NÓS A QUEM COMPETE FAZER A DIFERENÇA...

CHÁ QUENTE #258


Há quem diga que um bom conteúdo vale por si. Eu cá digo que um mau timing desvaloriza qualquer conteúdo. Fazer uma conferência de imprensa a criticar a gestão camarária em Angra do Heroísmo na semana em que um semanário de referência nacional classifica a cidade, ao nível da qualidade de vida, como a 5.ª cidade portuguesa, à frente de Ponta Delgada, deve ser qualificado, no mínimo, como um péssimo timing político. Depois queixam-se...

domingo, janeiro 7

CHÁ QUENTE #257

...
MUNICÍPIOS – Repensar o seu papel na Região. Adivinham-se crises na respectiva associação: pelos recursos financeiros disponíveis, pelas contraditórias políticas de desenvolvimento que os edis teimam em apresentar.
...

sábado, janeiro 6

PURO PRAZER #269


6 de Janeiro, Baía de Angra, 17.7 ºC ; 66 % Humidade

Dias Atlânticos no Projecto CLIMAAT

sexta-feira, janeiro 5

CHÁ DAS CINCO #157


Segundo o D.I. José Fernando Gomes, Deputado do PSD/A, eleito pelo círculo eleitoral da Ilha Terceira, anunciou a sua retirada da Assembleia Legislativa. A notícia não esclarece se renuncia ao cargo. Fá-lo «por razões pessoais e profissionais».
José Fernando Gomes apenas tomou posse após a sua saída da Presidência da Câmara da Praia da Vitória, em Novembro de 2005. A lei assim o permite.
Exerceu o mandato para o qual o povo açoriano o elegeu durante 14 meses e vai-se embora. A lei igualmente o permite.
Mas o que fica é mais uma fraude política. Uma fraude aos eleitores da Terceira que o tinham como o n.º 3 ou 4 (já não me recordo) da lista de coligação PSD/A-CDS/PP. Em seu lugar teremos Carla Bretão. Que já lá havia estado e que por ele teve de sair. Agora volta a entrar e assim se fazem as contas parlamentares e tudo voltará à normalidade.
Uma normalidade anormal. Não cuido se era bom, ou mau, Deputado, se teve, ou não, muitas iniciativas. Como este caso muitos outros há. Eleitos que abdicam do seu compromisso para com o eleitorado mas que não renunciam ao mandato. Fazem-se substituir. Mais dia, menos dia, voltam, ou não, trocando os sentidos a quem sabe em quem votou ou que pensa saber quem o representa. Normal? Nem por isso. UMA PORTA GIRATÓRIA. A questão das substituições e da suspensão e renúncia dos mandatos deve ser encarada de forma muito séria no novo estatuto dos Deputados que se quer promover na reforma estatutária. Defendo o que sempre defendi: excepto para quem vai exercer o cargo de membro do Governo Regional, não tomando posse no primeiro dia o Deputado deve renunciar ao mandato. Fica tudo mais claro, muito mais claro e… credível!

[ADENDA]
Para esclarecer os espíritos mais confusos em como não estou a fulanizar. A 27 de Novembro de 2005 no DI, a propósito da reforma estatutária e do estatuto dos cargos políticos, escrevi:

"...Menos políticos, melhores políticos e mais bem remunerados, é um desafio a cumprir. Urge estabelecer um número máximo de deputados na Assembleia; melhorar o regime das incompatibilidades, de modo a diminuir as fraudes políticas que são as candidaturas dos autarcas ou dos deputados regionais a nacionais e vice-versa; acabar com as zonas cinzentas dos conflitos de interesses; clarificar as suspensões dos mandatos para desempenho de cargos de nomeação política; profissionalizar o cargo de Deputado no pressuposto de que só assim os melhores estarão disponíveis para aceder às funções públicas; clarificar o estatuto dos cargos de nomeação política e dos cargos dirigentes da administração regional autónoma, reduzindo o seu número e aumentando as respectivas remunerações... "
***
Em breve escreverei sobre a questão das faltas e das substituições dos Deputados nas Comissões Parlamentares.

CHÁ COM TORRADAS #148


E no entanto, continuam a dar-nos lições. Há pensamento, há medidas, há acção. Enquanto, deste lado, se costuma falar nos primeiros 100 dias, por lá planeia-se para as primeiras 100 horas. Os Democratas já apresentaram um conjunto de medidas a aprovar na próxima semana que visam regular a ética parlamentar, bem como medidas fiscais que tocam o dia-a-dia do cidadão americano. Há quem não perceba ou, eventualmente, nem concorde, mas a verdade é que não se governa só nos Governos…

quinta-feira, janeiro 4

PURO PRAZER #268


Le Genou de Claire

Ao mostrar o joelho numa escada sob a cerejeira em flor, Claire (Laurence de Monaghan) origina uma crise moral em Jerôme (Jean-Claude Brialy) constituindo um dos momentos únicos do cinema francês e a imagem iconográfica dos Seis Contos Morais de Eric Rohmer.

terça-feira, janeiro 2

CHÁ DAS CINCO #156


Continua a ser tempo de causas públicas. Não tão exaustivas como as traçadas para 2006, que tentei seguir escrupulosamente, mas com prioridades bem concretas. A primeira é a «pegada ecológica». 2007 será o ano para o Ambiente. O futuro do planeta apresenta-se, reconhecidamente, demasiado negro. Para causas prioritárias, medidas e políticas, públicas e privadas, prioritárias. Por outro lado, se ao cidadão compete o escrutínio dessas medidas, impõe-se, sobretudo, que altere os respectivos comportamentos. É tempo de fazer a diferença fazendo melhor! Com a ajuda do ONE PLANET LIVING seguem-se 10 passos que devemos dar sem demora:
1-Reduzir as emissões de carbono sendo mais eficientes no consumo de energia em casa e no trabalho;
2-Reduzir os desperdícios, aumentar a reciclagem e a reutilização de materiais;
3-Usar meios de transporte sustentáveis;
4-Utilizar materiais locais e ambientalmente sustentáveis;
5-Preferir alimentos biológicos, em particular os produzidos localmente (assim também se evita o transporte aéreo e as embalagens);
6-Reduzir o consumo de água potável;
7- Conservar e proteger a natureza;
8-Promover o respeito pela cultura e tradições, geralmente fundadas no respeito e no equilíbrio com a natureza;
9-Premiar iniciativas de «comércio justo»;
10-Adoptar um estilo de vida saudável.

domingo, dezembro 31

CHÁ DAS CINCO #155


“…Enrolado por completo no cobertor, e encostado a uma das paredes – a que haviam, reparara agora, retirado o rodapé -, Walser, finalmente, depois de um dia tão longo, e embora cheio de sede, adormeceu, tranquilo, pensando no dia seguinte. Tinha grandes expectativas.”

O Senhor Walser, Gonçalo M. Tavares. Ed. Caminho, 2006.

2007: fazer diferente é possível, fazer melhor é desejável. Get Up Offa That Thing! Até para o Ano!

PURO PRAZER #267


«…Tendes talvez o diabo no corpo, disse Cândido. – É verdade que ele se intromete muito nos negócios deste Mundo, e que tão facilmente pode estar no meu corpo como noutro lado qualquer; mas confesso-vos que ao olhar para este globo, ou melhor para este glóbulo, penso que Deus o abandonou a um qualquer ser malfazejo; à excepção sempre do Eldorado. Nunca vi cidade que não desejasse a ruína da cidade vizinha, nem família que não quisesse exterminar outra família. Por toda a parte os fracos dedicam execração aos poderosos perante os quais rastejam, e os poderosos tratam-nos como rebanhos de quem se vende a lã e a carne. Um milhão de assassinos arregimentados, correndo de uma ponta à outra da Europa, dedica-se á morte e ao banditismo com disciplina para ganhar o pão, porque não há ofício mais honesto; e nas cidades que parecem gozar a paz, e onde florescem as artes, os homens são devorados por mais invejas, anseios e inquietações do que flagelos assolam uma cidade em estado de sítio. Os desgostos secretos são ainda mais cruéis do que as misérias públicas. Numa palavra, tanta coisa vi e portanto passei que me tornei Maniqueu.
- Mas há coisas boas, replicava Cândido. – Pode ser que sim, dizia Martinho; mas não as conheço…»

Cândido ou O Optimismo, Voltaire. Ed. Tinta da China, 2006.

NOTA DE RODAPÉ: Senhoras e Senhores, o Prazer dos Prazeres: o meu Livro do Ano!!!

PURO PRAZER #266


“Entrei numa livraria. Pus-me a contar os livros que há para ler e os anos que teria de vida. Não chegam, não duro nem para metade da livraria.
Deve certamente haver outras maneiras de se salvar uma pessoa, senão estou perdido.
No entanto, as pessoas que entravam na livraria estavam todas muito bem vestidas de quem precisa salvar-se.”


A invenção do dia claro, José de Almada Negreiros. In Manifestos e Conferências, Ed. Assírio & Alvim, 2006

sábado, dezembro 30

PURO PRAZER #265


“…Nunca ninguém teve dúvidas que a verdade e a política estão em bastante más relações, e ninguém, tanto quanto se saiba, contou alguma vez a boa-fé no número das virtudes políticas. As mentiras foram sempre consideradas como instrumentos necessários e legítimos, não apenas na profissão de político e demagogo, mas também na de homem de Estado. Porque será assim? E o que é que isso significa no que se refere à natureza e à dignidade do domínio político, por um lado, e dignidade da verdade e da boa-fé, por outro? Será da própria essência da verdade ser impotente e da própria essência do poder enganar? E que espécie de realidade possui a verdade se não tem poder no domínio público, o qual, mais do que qualquer outra esfera da vida humana, garante a realidade da existência aos homens que nascem e morrem – quer dizer, seres que sabem que surgiram do não-ser e que voltarão para aí depois de um breve momento? Finalmente, a verdade impotente não será tão desprezível como o poder despreocupado com a verdade?...”

Verdade e Política, Hannah Arendt. in Entre o Passado e o Futuro – Oito exercícios sobre o pensamento político. Ed. Relógio D’Água, 2006

PURO PRAZER #264


“…O Leproso voltou a cabeça.
- Despe-te, para eu poder sentir o calor do teu corpo!
Julião despiu-se; depois, nu como no dia em que nascera, voltou a meter-se na cama; e sentia na coxa a pele do Leproso, mais fria do que uma serpente e tão áspera como uma lima.
Tentou animá-lo; e o outro respondia, arquejando:
- Ah! vou morrer!....Chega-te mais, aquece-me! Não, com as mãos, não, com o teu corpo!
Julião estendeu-se por cima dele, boca com boca, peito com peito.
E o Leproso abraçou-o, e os seus olhos ficaram de repente tão brilhantes como estrelas; os cabelos alongaram-se-lhe como os raios do Sol; o hálito das narinas tinha a suavidade das rosas; uma nuvem de incenso ergueu-se da fogueira, as águas cantavam. Entretanto, uma profusão de delícias, uma alegria sobre-humana iam inundando a alma do atarantado Julião; e aquele que continuava a apertá-lo nos braços ia crescendo, crescendo, até tocar com a cabeça e os pés nas duas paredes da cabana. O telhado voou, o firmamento abriu-se de par em par: e Julião subiu aos espaços azuis, frente a frente com Nosso Senhor Jesus Cristo, que o levava para o céu…”

A lenda de São Julião Hospilareiro de Flaubert, ilustrada por Amadeo de Souza-Cardoso. Edição fac-similada – Fundação Calouste Gulbenkian, Assírio & Alvim, 2006

sexta-feira, dezembro 29

PURO PRAZER #263


Uma visão memorável

Estava numa Tipografia no Inferno & vi o método pelo qual o conhecimento é transmitido de geração em geração.
I was in a Printing house in Hell & saw the method in which knowledge is transmitted from generation to generation.

Na primeira câmara estava um Homem-Dragão, a limpar os desperdícios da boca da caverna; lá dentro, vários Dragões escavavam a caverna.
In the first chamber was a Dragon-Man, clearing away the rubbish from a cave's mouth; within, a number of Dragons were hollowing the cave.

Na segunda câmara estava uma Víbora enroscada em redor do rochedo & da caverna, e outros adornavam-na de ouro, prata e pedras preciosas.
In the second chamber was a Viper folding round the rock & the cave, and others adorning it with gold silver and precious stones

Na terceira câmara estava uma Águia com asas e penas de ar, que tornava o interior da caverna infinito, à sua volta vários homens Aquilinos construíam palácios nas falésias imensas.
In the third chamber was an Eagle with wings and feathers of air: he caused the inside of the cave to be infinite, around were numbers of Eagle like men, who built palaces in the immense cliffs.

Na quarta câmara estavam Leões de fogo ardente, rugindo & derretendo os metais em fluídos vivos.
In the fourth chamber were Lions of flaming fire raging around & melting the metals into living fluids.

Na quinta câmara estavam formas Sem Nome, que moldavam os metais na imensidão.
In the fifth chamber were Unnam'd forms, which cast the metals into the expanse.

Aí eram recebidas por Homens que ocupavam a sexta câmara, e tomavam a forma de livros & eram arrumados em bibliotecas.
There they were reciev'd by Men who occupied the sixth chamber, and took the forms of books & were arranged in libraries.

The Marriage of Heaven and Hell, William Blake, In Quatro Visões Memoráveis. Ed. Antígona, 2006.

quinta-feira, dezembro 28

CHÁ COM TORRADAS #147

Retratos do trabalho nos Açores

Pedreiro em Angra do Heroísmo - Terceira

quarta-feira, dezembro 27

CHÁ DAS CINCO #154

"...Há um ano atrás, Juan Mann era só um homem estranho que ficava parado no Pitt Street Mall, em Sydney, a oferecer, de cartaz em punho, abraços de graça às pessoas que passavam. Certo dia, Mann ofereceu um abraço a Shimon Moore, o líder da banda Sick Puppies, tornando-se, desde então, bons amigos. Contudo, à medida que os abraços grátis de Juan Mann atingiram proporções maiores, a Câmara Municipal de Sydney tentou banir a campanha. Então Mann e os seus amigos fizeram uma petição com mais de dez mil nomes apoiando a manutenção dos abraços de graça.
Depois de Moore gravar Mann, em plena campanha de “Abraços Grátis”, e disponibilizar o vídeo no YouTube, ao qual anexou uma das músicas da sua banda, este tem sido visto por milhões de pessoas tornando-se o melhor veículo de propaganda para a acção solidária
..."

ABRAÇOS GRÁTIS, no D.I. de dia 24 ou n' O BULE DO CHÁ

quarta-feira, dezembro 20

CHÁ QUENTE #256


ESTRELA DE BELÉM

De novo, chegam-nos os dias em que parece que é suposto comprovar que o Natal não é “um dia assinalado e dedicado à gula, à embriaguez, ao sentimentalismo, à troca de presentes, ao aborrecimento público e ao mau comportamento privado”... (*)
Boas Festas!

(*) Ambrose Pierce, Dicionário do Diabo. Ed. Tinta da China, 2006

domingo, dezembro 17

CHÁ QUENTE #255


ABRAÇOS GRÁTIS

PORQUE ESPERA?
TODOS NÓS PRECISAMOS...
(Free Hugs, we all need one - veja o vídeo)

sábado, dezembro 16

CHÁ DAS CINCO #153

Dos dias que passam...


"Cinq collégiens âgés de 13 ans à 15 ans ont été mis en examen et incarcérés à la maison d'arrêt de Luynes (Bouches-du-Rhône), vendredi 15 décembre, pour avoir violé, à plusieurs reprises, pendant plus de deux mois, une jeune fille de 13 ans scolarisée au collège des Chartreux, dans le 4e arrondissement de Marseille. Les agressions avaient été filmées avec leur téléphone portable. Un sixième adolescent, contre lequel le mandat de dépôt n'a pas été requis, a été mis en examen et remis en liberté..."

É d'HOMEM #101


"...Senhor Presidente, estou-me «borrifando» para aqueles que criticam as minhas parcerias público-privadas, sejam do seu lado ou do meu..."

Rui Melo, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo dirigindo-se a Carlos César, Presidente do Governo Regional (via RDP/Açores, jornal das 13h)

BORRIFAR
v. tr.,
lançar borrifo em;
molhar com borrifos;
orvalhar, rociar;
aspergir;
v. int.,
chuviscar;
v. refl.,
não dar atenção a.

sexta-feira, dezembro 15

CHÁ QUENTE #254


In an era of sustained public service reform, public private partnerships are crucial to the longevity and success of reform programmes. Public services must offer provisions that are modern, responsive, high-quality and, most importantly, universal.
Public private partnerships allow for the successful implementation of private sector resources and funds in public services. This is quick and vital additional investment and wholly beneficial for the public sector.
Opposition to public private partnerships has been widespread and there are two lessons that have to be learnt. Firstly, it is important to anticipate change and not lag behind public opinion. Secondly, progressives must overcome political and ideological opposition to PPP by illustrating their practical benefits.

In Europe we stand on the cusp of a new relationship between citizen and public services. It is a future in which the public realm is not just bigger but better and fairer. Where centralised States have less power and communities and citizens have more. At the heart of this reform process lies the modernisation of public services. This is the future for Europe. Our job together is to make it happen.”(daqui)

quinta-feira, dezembro 14

CHÁ QUENTE #253

Article 3
General principles
The principles of the present Convention shall be:
(a) Respect for inherent dignity, individual autonomy including the freedom to make one’s own choices, and independence of persons;
(b) Non-discrimination;
(c) Full and effective participation and inclusion in society;
(d) Respect for difference and acceptance of persons with disabilities as part of human diversity and humanity;
(e) Equality of opportunity;
(f) Accessibility;
(g) Equality between men and women;
(h) Respect for the evolving capacities of children with disabilities and respect for the right of children with disabilities to preserve their identities.


A Assembleia-Geral das Nações Unidas aprovou ontem uma convenção internacional que estabelece os direitos dos cidadãos com deficiência.
Saudada pela ONU como "o primeiro grande tratado sobre os direitos humanos do século XXI", propõe "promover, proteger e assegurar o gozo completo dos direitos humanos e das liberdades fundamentais pelas pessoas deficientes e promover o respeito da sua dignidade".
A convenção sublinha, nomeadamente, a necessidade de os países "se absterem de praticar discriminações" em relação aos deficientes e de se comprometerem a assegurar a sua "completa inclusão na sociedade", garantindo-lhes "igualdade de oportunidades".
Esta abordagem deve reflectir-se em todos os domínios, nomeadamente em matéria de acesso aos locais públicos, à educação e ao emprego.

quarta-feira, dezembro 13

É d'HOMEM #100

Na minha opinião, a blogosfera açoriana é extremamente previsível em matéria de opinião política”, sustenta Carlos Riley
(a Previsibilidade nos blogs açorianos, no A.O. de hoje)

Se me permites, Caro Carlos, talvez não seja importante que a opinião política te surpreenda, uma vez que és uma pessoa informada e tu próprio opinion maker (TSF), importante seria que a opinião política (ou opinião ponto) dos Bloggers azóricos surpreendesse, informasse ou despertasse o cibernauta anónimo que por aí navega. Que importância para a formação de opinião ou para a informação publicada e expressa na Região tiveram os Blogues regionais nos últimos 3 anos? A avaliar pelo que se lê, ouve e vê...muito pouca. É pelo excesso de previsibilidade? Não creio, prefiro acentuar a, ainda, falta de credibilidade do espaço como fonte de informação que permita a referência nos OCS regionais. Acresce que o número diminuto de interlocutores faz com que o pluralismo/qualidade de opinião apareça, igualmente, fragilizado. Fazer o quê? Continuar a tentar que ele cresça apresentando-o como credível! Porque é que a maioria dos políticos no activo, escribas e jornalistas profissionais na Região não têm um blogue? Porque a nossa sociedade ainda não usa a net para a cidadania, logo o que fica é um divertissement...

terça-feira, dezembro 12

CHÁ QUENTE #252

Nada a perder...


Iran: cracks in the facade

"On 6 December, despite the government's extraordinary crackdown, an extraordinary crowd of students participating in an event called "university is alive" broke down the gates of and demonstrated inside the main campus of Tehran University. One slogan chanted was "nothing to lose but our chains"; others called for the resignation of the education minister and sang "students, workers, unity, unity", "free political prisoners", "death to dictators", "we want bread, not bombs".

Blair: Iran is major threat

"Tony Blair today made his strongest attack yet on the Iranian government, declaring that President Ahmadinejad's government was a "major strategic threat" to the Middle East.
Despite calls from the James Baker-led Iraq Study Group for direct talks with Tehran and Damascus, Mr Blair said there was "little point" in including Iran and Syria in regional issues "unless they are prepared to be constructive
".

Presidente do Irão afirma que Israel "vai desaparecer em breve"

"Quando disse que este regime vai desaparecer, exprimi aquilo que os povos têm no seu coração. As redes do regime sionista não pararam de me atacar. Mas, tal como a URSS desapareceu, o regime sionista vai também desaparecer em breve"

CHÁ DAS CINCO #152


O Presidente da República recebeu, ontem, em audiência, uma delegação de três membros da Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos, Dennis Cardoza, Jim Costa e Devin Nunes. Até aqui tudo bem, não fora a presença, para mim inexplicável, de Mota Amaral no encontro. Agradeço esclarecimentos...

domingo, dezembro 10

CHÁ COM TORRADAS #146

A igualdade de oportunidades deve ser justificação primeira na definição actual do modelo do Estado. Se é verdade dizer que, também a este nível, vivemos melhor que há 30 anos, também o será dizer que, ainda, hoje vivemos numa sociedade desigual (ponto). É diariamente verificável que o chamado Estado Social apresenta lacunas, algumas graves, para o cumprimento desse objectivo, que se conjugam com a ausência de soluções para as novas realidades de exclusão ou de desigualdade que a sociedade contemporânea vai criando...

IGUAIS? no D.I. de hoje, ou n' O Bule do Chá

quinta-feira, dezembro 7

CHÁ QUENTE #251

No Canadá a «semântica» é assim:


O Bloc Québécois apresentou uma moção que dizia:
"Cette Chambre reconnaisse que les Québécoises et les Québécois forment une nation"
Stephen Harper, Primeiro- Ministro do Canadá, disse:
“…The separatists don’t need the parliament of Canada to define what is meant by the sociological term “nation”, but the bloc has now asked us to define the Québécois, so we must take a position.
Our position is clear – do the Québécois form a nation within Canada?
The answer is yes.
Do the Québécois form an independent nation? The answer is no
.
And the answer will always be no
…”
A moção que Harper apresentou ao Parlamento consagra:
"this House recognizes that Québécois form a nation within a united Canada
No dia seguinte, o Bloc Québécois apresenta uma nova proposta de moção para o reconhecimento do Quebec como nação:
«Que cette Chambre reconnaisse que les Québécoises et les Québécois forment une nation actuellement au sein du Canada

Tudo gente louca certamente...