sexta-feira, outubro 9

CHÁ QUENTE #414

Das autárquicas. Terceira abordagem. Cenários, expectativas e sensações. Seja por obrigação, preocupação ou "pancada" ouvi a maioria dos debates autárquicos que se realizaram na rdp/a e rtp/a (serviço público de 1.ª). Perante os resultados de há 4 anos (11 câmaras PSD/A e 8 PS/A) e a chegada de novos protagonistas em alguns concelhos, este acto eleitoral está a ser olhado com grande ansiedade por parte dos diversos intervenientes político-partidários. PSD/A porque a sua líder não quer sofrer a humilhação política de ter sido a líder responsável pela perda da maioria da câmaras, último estandarte político social-democrata que se manteve com Costa Neves e Victor Cruz. PS/A porque o seu líder assumiu, finalmente, que a conquista do poder autárquico é fundamental para evitar o desenvolvimento da Região a várias velociades e em diferentes direcções. CDS/PP/A porque o seu líder espera continuar a capitalizar com resultados o vento favorável em que vem navegando desde as regionais de 2008. BE/A porque espera continuar a obter lucros da sua única fonte de rendimentos que é a mediatização da campanha nacional. CDU/A porque, a cada acto eleitoral que passa, mais se afasta dos restantes partidos temendo a extinção da respectiva representatividade.
Tendo este pano de fundo, ao que acresce a curiosidade, ou talvez não, de, da direita à esquerda, todos os candidatos terem considerado fundamental à sua boa governação a cooperação com o Goveno dos Açores, sou, assim, de alinhavar os seguintes cenários:

Corvo: Vitória do PS/A. Dúvida: até quando o PSD/A se pode dar ao luxo de perder a representatividade na ilha para o PPM/A de Paulo Estevão?
Santa Cruz da Flores: Vitória do PS/A. Dúvida: Qual o efeito CDS/PP na Assembleia Municipal?
Lajes da Flores: Dúvida. Mantêm-se os mesmos candidatos. Há 4 anos o PSD ganhou por 16 votos.
Horta: Vitória do PS/A. Dúvida: em quanto será a subida do PSD/A à custa da CDU/A de Decq Mota? Como ficará a distribuição na Assembleia Municipal?
Madalena: Vitória PSD/A. Dúvida: sendo o último mandato de Jorge Rodrigues, estará o PS/A com Hernani Jorge a lançar as bases para 2013?
Lajes do Pico: Dúvida. Mantêm-se os mesmos candidatos. Há 4 anos o PSD ganhou por 133 votos.
São Roque do Pico: Dúvida. O PSD/A mudou o seu histórico Presidente e o PS/A manteve o mesmo candidato. Há 4 anos o PSD/A ganhou por 101 votos.
Velas: Dúvida. O PSD/A manteve o histórico Presidente e o PS/A mudou o candidato.Há 4 anos o PSD ganhou por 113 votos mas perdeu a Assembleia Municipal para o PS/A. Que efeito pode ter no eleitorado tradicional do PSD/A a subida do CDS/PP/A?
Calheta: Dúvida. O PSD/A mudou o seu histórico Presidente e o PS/A manteve o mesmo candidato. Há 4 anos o PSD/A ganhou por 153 votos.
Santa Cruz da Graciosa: Dúvida. O PSD/A manteve o histórico Presidente e o PS/A mudou o candidato.Há 4 anos o PSD/A ganhou por 81 votos.
Angra do Heroísmo: Vitória PS/A. Dúvida: a perda de um vereador em favor do PSD/A ou da eleição do líder do CDS/PP/A (Artur Lima).
Praia da Vitória: Vitória do PS/A. Dúvida: em quanto Roberto Monteiro reforçará a sua votação?
Ponta Delgada: Vitória PSD/A. Dúvida: conseguirá a líder do PSD/A (Berta Cabral) manter o resultado esmagador em votos e freguesias de há 4 anos?
Lagoa: Vitória PS/A. Dúvida: em quanto João Ponte manterá a sua votação?
Ribeira Grande: Vitória do PS/A. Dúvida: em quanto Ricardo Silva reforçará a sua votação?
Vila Franca do Campo: Vitória PSD/A. Dúvida: em quanto Rui Melo manterá a sua votação?
Povoação: Dúvida. Mantêm-se os candidatos. Há 4 anos o PSD/A ganhou por 204 votos.
Nordeste: Vitória PSD/A. Dúvida: sendo o último mandato de José Carlos Carreiro, estará o PS/A com Carlos Mendonça a lançar as bases para 2013?
Vila do Porto: Vitória PS/A. Dúvida: em quanto a recandidatura de Nélia Figueiredo permitirá a aproximação do PSD/A?

Com o devido respeito pelos intervenientes e distanciamento do terreno pela natureza das coisas, parece-me que a conquista da maioria da Câmaras na Região está ao perfeito alcance do PS/A. O Povo continua soberano! Votar é um direito e um dever cívico! Até Domingo...

4 comentários:

Anónimo disse...

Dizei-me lá se você estava sob efeito de cannabis quando escreveu estas imprecações alucinatórias???

Anónimo disse...

"PSD/A porque a sua líder não quer sofrer a humilhação política de ter sido a líder responsável pela perda da maioria da câmaras", neste post.

Carlos César tem sido então politicamente humilhado, é isso ?

"não foi possível, após 30 anos, não só definir com clareza os limites e responsabilidades competenciais, financeiras e de relacionamento entre administração regional autónoma (governo) e autarquias (câmaras)", Chá Verde, post abaixo ...
Não deveria então o PS/A pugnar por uma Revisão Constitucional a sério em vez de se entreter com vergonhosos folhetins Estatutários ou com a conversa, aparentemente apoiada pelo Chá verde, de que só com câmaras e governo da mesma cor os Açores poderão desenvolver-se no seu todo, na harmonia possível ?
"PS/A porque o seu líder assumiu, finalmente, que a conquista do poder autárquico é fundamental para evitar o desenvolvimento da Região a várias velocidades e em diferentes direcções", neste post ...
Daqui se depreende que acredita que a diferença de partidos entre autarquias e governo é o principal responsável pela desarmonia no desenvolvimento regional ? É uma bela desculpa sim senhor, ao nível da desculpa usada pelos autarcas não alinhados com o governo.
Quanto às obras e projectos estes não se destinam a extra-terrestres, são feitos por pessoas e para as pessoas e famílias e se bem projectados e feitos permitem melhorar estruturalmente as condições de vida das famílias e das pessoas mais do que quaisquer medidinhas de assistência social, conjunturais e promotoras do clientelismo e da subsidio-dependência.

Anónimo disse...

aqui fumasse doga

Anónimo disse...

gostei das suas brilhantes interpretaçoes mas vejo que percebe muito pouco disto continue a tentar pode ser que um dia ganhe o raspa