quarta-feira, dezembro 24

PURO PRAZER #320


Dos filmes da minha vida. Não sei se serei só eu, mas acredito que quase toda a minha geração tem como referência de Natal, as tardes em que a nossa RTP/Açores nos brindava com os mesmos filmes a preto e branco, anos e anos a fio. Não sei se hoje será melhor que então, mas a verdade é que algumas referências cinematográficas perduraram-me até hoje. Assim, posso confessar que um dos meus filmes preferidos é o "Do Céu Caiu uma Estrela", It's a Wonderful Life (1946) de Frank Capra, com, um dos meus actores de eleição, o enorme James Stewart e a angelical Donna Reed.
Grosso modo, o enredo é o seguinte: George Bailey (James Stewart) tem o que chamamos uma vida perfeita: uma mulher que o adora, Mary (Donna Reed), quatro filhos pequenos e um negócio que herdou do pai. Contudo, na véspera de Natal, George encontra-se perante uma grave crise financeira da sua empresa uma vez que o tio perdeu o dinheiro destinado a pagar o empréstimo que tinham pedido ao banco. O banco não lhe perdoa o pagamento, e esta situação desesperante leva-o a uma crise existencial, conduzindo a uma tentativa de suicídio. George é salvo no último momento pelo seu anjo da guarda Clarence, que lhe mostra o quanto a sua vida significa para as pessoas que o rodeiam.
Claro que este é um filme sombrio e pesado sobre ganância, exploração, miséria e decepção. Mas é, sobretudo, referenciado como um filme de família. Um filme que eu escolheria para ver nestes dias e neste mundo de homens que, cada vez mais, divido entre os continuam a acreditar e os que deixaram de acreditar.

George Bailey: Dear Father in heaven, I'm not a praying man, but if you're up there and you can hear me
[begins crying]
George Bailey: show me the way... show me the way.

Boas Festas!Claro está...

7 comentários:

rf. disse...

e tanta vez vi esse filme.

boas festas

Luísa Silva disse...

Não, não és só tu.

Merry xmas william tell

Rute Relampago disse...

Outros valores emergem nesse filme que concerteza são apreciados. Muito bom! Boas Festas e Boas entradas em 2009 =)

Desambientado disse...

Votos de um feliz 2009, Ano Internacional da Astronomia. Que os astros se conjuguem para lhe trazer tudo de bom, especialmente bons filmes.

Não se perca a felicidade,
Ou os anseios de amizade,
No Novo Ano ansiados,
Mas sempre retardados,
Pela guerra que se faz,
Sob este manto de estrelas,
Sem se perceber que há nelas,
Um desejo de cheiro a paz.

Félix Rodrigues

Andre Bradford disse...

Junte-me ao clube!

Anónimo disse...

Excelente escolha, caro Amigo, pois, para mim, é seguramente um dos melhores filmes que pude ver com uma brilhante (como habitualmente) interpretação de J. Stewart e uma (não menos) brilhante realização de F. Capra (ao estilo do que bem sabia fazer).

Um abraço e um Bom Ano

ED

Anónimo disse...

Será que aqui nao existe um bocadinho de "crise existencial" de S. Exa.?!
O desejo de aconchego, um conforto para posteriormente sentar no sofa...e ver o belissimo filme! Longe da ganancia e rodeado de amor;)