quarta-feira, outubro 31

PURO PRAZER #306


De 31 de Outubro a 02 de Novembro

XII FESTIVAL INTERNACIONAL DO RAMO GRANDE

31 de Outubro
João Frade em duo com Guy Giuliano
-
Raphael Fays

1 de Novembro
Mike Freeman
-
Loyko

2 de Novembro
Shemekia Copeland

CHÁ QUENTE #323


Uns dias mais outros menos, uns gordos outros magros, uns certos outros incertos, uns conscientes outros inconscientes, uns com cabeça outros com os pés, uns com malícia outros com cudícia, uns com passado outros com futuro e, no entanto, dizem-me que amanhã é, de novo, o feriado do dia de Todos-os-Santos!

CHÁ DAS CINCO #216


Felizmente, ainda, há quem não brinque em serviço...

Ernâni Lopes aceitou o desafio de apresentar, ao fim dos próximos 12 meses, toda a estratégia para desenvolver o «hipercluster» do mar. Serão orientações práticas perfeitamente concretizáveis pelas empresas, e também pelo Estado, que tencionam reavivar a relação da economia portuguesa com a actividade marítima ... A iniciativa partiu da Associação Comercial de Lisboa, cujo presidente, Bruno Bobone, angariou fundos junto de 14 empresas (Banco Espírito Santo, Central de Cervejas, Conservas Ramirez, grupo Bensaúde, grupo Pinto Basto, Portline, ETE, EDP, José de Melo SGPS, Galp, Lisnave, PT, Tertir e Millennium bcp), da Fundação Luso-Americana (FLAD) e da Associação dos Armadores de Pesca...

segunda-feira, outubro 29

CHÁ QUENTE #322

"Conclusão 1: Os temas europeus não são tão áridos quanto se pensa e os cidadãos conseguem entendê-los, discuti-los e formar opiniões sobre eles se forem incentivados a isso.
Conclusão 2: Com mais informação, muitas pessoas mudam de opinião sobre os temas europeus mais prementes.
Comecei pelo fim? Não! Isto é o que acontece quando se juntam quase 400 cidadãos dos 27 Estados-membros da União Europeia, em Bruxelas, e lhes é dada informação e possibilidade de debater assuntos europeus na sua língua materna com outros cidadãos de todos os outros países europeus..."


A EUROPA, AMANHÃ, ontem no Diário Insular e n' O BULE DO CHÁ

quarta-feira, outubro 24

PURO PRAZER #305


IX FESTIVAL DE JAZZ DE PONTA DELGADA
(seguramente, a não perder)

25 - 5ª feira - 21h30
CARLOS BARRETTO ‘IN LOKO’
Carlos Barretto (Contrabaixo, Efeitos electrónicos), Bernardo Sassetti (Piano fender-rhodes), Sebastian Sherif (Percussão, convidado especial), João Moreira (Trompete, Efeitos electrónicos), José Salgueiro (Bateria e Percussões) e Mário Delgado (Guitarra eléctrica, Efeitos electrónicos)

26 - 6ª feira - 21h30
THE COOPER-MOORE TRIO
Cooper-Moore (Piano), Assif Tsahar (Saxofone tenor, Clarinete baixo) e Michael Wimberly (Bateria)

27 - Sábado - 21h30
HENRY GRIMES - SUBLIME COMMUNICATION TRIO
Henry Grimes (Contrabaixo), Andrew Lamb (Flauta, Saxofone) e Newman Taylor Baker (Percussão, Bateria)

terça-feira, outubro 23

CHÁ QUENTE #321

PSD/A - Como é que se busca um futuro reescrevendo o passado e o presente?

Como é que Natalino Viveiros quer que acreditemos que é "capaz de romper este ciclo de desgraça em que vive o PSD” se este ciclo de desgraça teve nele o primeiro impulso?

Como é que Costa Neves quer acreditemos que não se acomoda “a esta vil tristeza do presente e a ver os Açores parados no tempo”, se durante os 2 anos em que foi líder do partido às 108 iniciativas legislativas do Governo a bancada parlamentar do PSD/A respondeu com 5?

sexta-feira, outubro 19

CHÁ COM TORRADAS #205


Nasceu uma nova Europa, ou não?

quinta-feira, outubro 18

CHÁ QUENTE #320

Pausa para publicidade institucional




O Governo dos Açores mais perto de si

quarta-feira, outubro 17

PURO PRAZER #304

Contem-me estórias:

"Um dia - dia em que a aula de canto se prolongara para além do tempo costumeiro - quando os bigodes do gato estavam tão murchos que tocavam o solo, ela lhe pediu explicação daquela tristeza. O Gato Malhado respondeu:
- Se eu não fosse um gato, te pediria para casares comigo...
A Andorinha ficou calada, num silêncio de noite profunda."

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá - Uma História de Amor, de Jorge Amado. Ed. D. Quixote, 12.ª Edição - Março 2006

terça-feira, outubro 16

CHÁ COM TORRADAS #204

Ui ui, falta uma semana para o fim do prazo de entrega de candidaturas às directas do partido e Natalino Viveiros ainda não abriu a boca...

segunda-feira, outubro 15

CHÁ COM TORRADAS #203

Olha-me outro que tal!
O novo líder do PSD defendeu que as autonomias dos Açores e Madeira devem ser definidas pelas Regiões Autónomas, tendo como único "limite" o respeito pelas leis fundamentais do Estado de Direito. Ou seja, mais um que ou não sabe do que está a falar. Voltamos às leis gerais da República? Qual é o grande passo em frente? Nenhum! O plural está a mais. Nenhum dos "autonomistas" que cirandou nos corredores e nas listas lhe soube explicar? Talvez não tenham tido tempo para coisas "menores", afinal de contas estavam no Congresso do PSD...

CHÁ COM TORRADAS #202

"...os nobres propósitos de (re)conhecimento do Senhor Presidente, integrando, inclusive, esta visita no roteiro da ciência e do mar, cedo se secundaram. O Senhor Presidente sabia onde estava e ao que vinha. Sabia quem o ouviria, os de cá e os de lá (Madeira e Continente), e sabia que esta constituía uma oportunidade única para enquadrar “presidencialmente” os futuros debates autonómicos, pois não deixam de chegar a Belém, via Madre de Deus, os mediatizados contentamentos dos Senhores Deputados Regionais sobre os inovadores avanços autonómicos que, dizem, o anteprojecto encerra, nem são esquecidas as estrídulas ameaças madeirenses para a revisão constitucional de 2009. Sabedor disso tudo, e, certamente, de muito mais, o Senhor Presidente, magistrado de influências e magister (professor) de palavras, usou da máxima que tanto poder lhe tem dado: Os discursos do Presidente são importantes!..."

O SUSPEITO DO COSTUME, ontem no Diário Insular e n' O Bule do Chá

sexta-feira, outubro 12

CHÁ DAS CINCO #215

Um pouco mais de rigor se faz favor!
O Expresso das 9, cita a propósito d' "O dilema da sucessão de César no PS", um "analista político" que discorre que "O novo Estatuto Político-Administrativo prevê que com a saída do presidente a meio do mandato seja o vice-presidente a substituí-lo". Ora, das duas uma, ou este "analista" não sabe ler ou não sabe analisar. Vejamos, o novo Estatuto prevê, tal como o actual, que "implica a demissão do Governo Regional a apresentação de pedido de demissão pelo Presidente do Governo Regional ao Representante da República" (alínea c) do n.º 1 do artigo 85.º). E prevê igualmente que APENAS "nas ausências e impedimentos do Presidente do Governo esse designe para o substituir um Vice-Presidente, se o houver, ou um Secretário Regional" (n.º 1 do artigo 79.º). Ou seja, depois de ouvir ontem, na RTP/A, as mirabolantes teses sobre o princípio da subsidiariedade, o estado federado e o Projecto de Estatuto não me custa nada adivinhar quem é o "analista" a quem a Isabel Alves Coelho recorreu. Haja pachorra!

CHÁ COM TORRADAS #201


Albert Arnold (Al) Gore Jr.

Pensamentos sublinhados de um Nobelizado

I believe that the viability of democracy depends upon the openness, reliability, appropriateness, responsiveness, and two-way nature of the communication environment. After all, democracy depends upon the regular sending and receiving of signals – not only between the people and those who aspire to be their elected representatives but also among the people themselves. It is the connection of each individual to the national conversation that is the key. I believe that the citizens of any democracy learn, over time, to adopt a basic posture toward the possibilities of self-government.
If democracy seems to work, and if people receive a consistent, reliable, and meaningful response from others when they communicate their opinions and feelings about shared experiences, they begin to assume that self-expression in democracy matters. When they can communicate with others regularly, in ways that produce meaningful changes, they learn that democracy matters.
If they receive responses that seem to be substantive but actually are not, citizens begin to feel as if they were being manipulated.
If the messages they receive from the media feed this growing cynicism, the decline of democracy can be accelerated.
Moreover, if citizens of a country express their opinions and feelings over an extended period of time without evoking a meaningful response, then they naturally begin to feel angry. If the flow of communication provides little opportunity for citizens to express themselves meaningfully, they naturally begin to feel frustration and powerlessness
.”


In A Well-Connected Citizenry, The Assault on Reason. The Penguin Press, New York, 2007

quinta-feira, outubro 11

CHÁ COM TORRADAS #200

Lembrando Nietzsche
O Futuro chega com passinhos de pomba...

Bom-dia!

quarta-feira, outubro 10

CHÁ DAS CINCO #215

Lisboa tal como ela é: Prostituta!
O Presidente da República desloca-se a uma Região Autónoma do país. O país só tem duas Regiões Autónomas. As visistas dos mais altos titulares da nação a estas "cortiças" no meio do Atlãntico contam-se pelos dedos. Durante a viagem o Presidente profere discursos e intervenções com elogios ao esforço do povo açoriano em melhorar as suas condições de vida e aplausos às prioridades definidas pelos órgãos de governo próprio. Chega mesmo a identificar os Açores como um exemplo nacional sublinhando as baixas taxas de desemprego e a aposta na investigação do mares, nas energias renováveis e no desenvolvimento sustentado. Mas nada disso importou a uma Lisboa que até gela ao mínimo espirro de Belém. Essa Lisboa que confunde os Açores com a Madeira e estas duas com o Minho ou o Algarve tratou de se recriar (1, 2, 3, 4, 5,...) na ausência do timoneiro. Esta visita não lhe trazia lucro. Não havia "mosquitos por cordas", não aumentava o share, não vendia jornais, não ajudava o lodaçal. Felizmente os Açores não dão de comer a essa Lisboa. Lisboa prostituta das têvês e dos jornais não quer saber do país, a menos que o país lhe pague para isso. Bardamerda para Lisboa!

terça-feira, outubro 9

É d'HOMEM #114

"Ninguém em Lisboa me puxa as orelhas"

Garante Francisco Coelho - líder parlamentar do PS/Açores

CHÁ COM TORRADAS #199

O quadro mental do Suspeito do Costume:
"...Senhores Deputados,
Não compete, naturalmente, ao Presidente da República desenhar a arquitectura constitucional do sistema autonómico. O leque de poderes atribuído às Regiões Autónomas, seja na versão originária seja nas suas subsequentes revisões, é matéria da competência exclusiva da Assembleia da República
...", mas dá o mote:

"...deveríamos, nem que fosse por breves instantes, saudar aqueles que, através da fórmula do Estado unitário regional, souberam encontrar um saudável equilíbrio entre dois princípios estruturantes da República Portuguesa..."

"...os grandes desafios que se colocam ao futuro das autonomias passam, hoje, mais pelas políticas adoptadas do que pela consagração formal de novas competências e de novos poderes..."

"...Desejo (...) reiterar a minha confiança nos Representantes da República para as Regiões Autónomas, que aqui saúdo, fazendo votos de que os mesmos disponham de um estatuto adequado ao cabal exercício das suas competências de representação da soberania da República..."

"...Estou certo de que os Deputados desta Assembleia têm o sentido de responsabilidade necessário para assegurar um relacionamento saudável com as autoridades da República..."

Inspirador para aqueles que vão querer glosar, daqui a uns meses, o "legado autonómico" do Presidente. Cá os esperamos...

POST(AL) AUTONÓMICO #33


CONTRIBUTOS PARA UMA EVENTUAL REFORMA DO ESTATUTO POLÍTICO-ADMINISTRATIVO DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

EXM.º SENHOR
PRESIDENTE DA COMISSÃO EVENTUAL DE ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE REFORMA DO ESTATUTO POLÍTICO-ADMINISTRATIVO DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

EXM.AS SENHORAS E EXM.OS SENHORES DEPUTADOS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES


Serve o presente, no pleno exercício da faculdade que foi concedida, pela Assembleia Legislativa, aos cidadãos da Região Autónoma dos Açores, para se poderem pronunciar sobre o Anteprojecto de Estatuto Político-Administrativo (EPARAA), agora já consolidado, da responsabilidade dos partidos políticos da Região, PS/A, PSD/A/ e CDS-PP/A, para colocar à consideração de V.Ex.as algumas interrogações sobre o documento em discussão pública, que se presume não estar finda até sua votação final global, anotando, para esse efeito, o próprio Projecto, no Anexo I ao presente email, bem como, uma proposta integral de reforma do EPARAA, em forma de articulado, Anexo II, cujos princípios básicos que justificaram a sua elaboração passo a descrever:
...
Em nossa perspectiva, qualquer anunciada reforma do EPARAA vigente deve fundar-se não só nas obrigações de alteração decorrentes da revisão constitucional de 2004, mas sobretudo na interpretação de que o EPARAA é um documento político estruturante para a vivência autonómica, desempenhando, como tal, um papel de primazia na definição da visão político-filosófica açoriana sobre o processo autonómico presente, mas sobretudo no futuro da estrutura do Estado português, procurando, por isso, constituir-se, numa dimensão pragmática de solucionamento de desafios ou bloqueios já experimentados ou anunciados, como a primeira linha de defesa dos princípios e objectivos da autonomia constitucionalmente consagrada face aos novos tempos e gerações. A nosso ver, salvo melhor opinião, esta perspectiva de futuro apresenta-se diminuída no Projecto presente.
...
Exortando V.Ex.as para um redobrado esforço de publicitação e esclarecimento, que ultrapasse as colunas de opinião dos jornais, bem como de incentivo às contribuições dos nossos concidadãos para a formulação concertada deste documento estruturante para a nossa vivência autonómica.
Votos de um profícuo trabalho em favor de todo o POVO AÇORIANO

Subscrevo-me atenciosamente, com elevada estima pessoal

Guilherme Júlio Tavares da Silva Marinho
B.I. n.º 9524359
Eleitor n.º 3246 – Freguesia da Sé
Morada:
Rua do Salinas 22 – 3.º
9700 – Angra do Heroísmo

Angra do Heroísmo, Freguesia da Sé, 2 de Outubro de 2007

(Versão integral no ressuscitado Da Autonomia)

segunda-feira, outubro 8

CHÁ DAS CINCO #214

O Aval do Insupeito do Costume:
"O Presidente da República, Cavaco Silva, considerou que a visita que iniciou hoje aos Açores tem como objectivo conhecer a "nova realidade" do arquipélago e o "esforço feito por todos os açorianos" na melhoria das condições de vida." Uma afirmação clara como água para aqueles que tanto gostam de beber no cantil do Presidente...

sexta-feira, outubro 5

É d'HOMEM #113

"Exibir apenas, como alguns pretendem, a dimensão de autarca – ainda que empreendedor e ganhador no respectivo concelho – como qualificativo para a liderança dum partido é insuficiente, por muito sedutora que possa ser a ideia recorrente de “poder gera poder”. Um bom autarca não é, por si só, um bom líder partidário."

E quando menos se espera, ou talvez se esperasse: Pedro Gomes, no Açoriano Oriental de 3 de Outubro. Cá como lá?

CHÁ DAS CINCO #213

Tal como o 25 de Abril, o 5 de Outubro deixou de ser o que devia ser para passar a ser o dia do discurso do Presidente. Não sei se me incomoda mais isso do que verificar que aos actores do regime interessa manter a previsibilidade dessas perversões...

quinta-feira, outubro 4

CHÁ COM TORRADAS #198


Tristezas matinais: 50 anos após o Sputnik ainda há quem prefira enfiar a cabeça na areia ou olhar por cima do ombro...

segunda-feira, outubro 1

CHÁ COM TORRADAS #197

"...Não é uma fatalidade que o impulso para a mudança tenha de ser exterior, a pró-actividade é sempre o melhor caminho. Contudo, 2008 é já ali (...) Na questão da participação feminina na política a Comissão Europeia é muito clara em considerar que “A persistente subrepresentação feminina na tomada de decisão política constitui um défice democrático” além disso “A igualdade entre homens e mulheres só pode ser uma realidade com um compromisso claro ao mais alto nível político”..."

O SEGUNDO SEXO, ontem no Diário Insular e hoje n' O BULE DO CHÁ