quarta-feira, março 7

PURO PRAZER #277


Se considera que uma lista das 20 melhores obras literárias, decorrente das escolhas de 125 escritores britânicos, americanos e australianos, lhe merece alguma credibilidade tome nota:

1 Anna Karenina - Leo Tolstoy
2 Madame Bovary - Gustave Flaubert
3 Guerra e Paz - Leo Tolstoy
4 Lolita - Vladimir Nabokov
5 As Aventuras de Huckleberry Finn - Mark Twain
6 Hamlet - William Shakespeare
7 O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald
8 Em Busca do Tempo Perdido - Marcel Proust
9 Contos - Anton Pavlovich Chekhov
10 Middlemarch - George Eliot
11 Don Quixote - Miguel de Cervantes
12 Moby-Dick - Herman Melville
13 Grandes Esperanças - Charles Dickens
14 Ulysses - James Joyce
15 A Odisseia - Homero
16 Dubliners - James Joyce
17 Crime e Castigo - Fyodor Dostoevsky
18 O Rei Lear - William Shakespeare
19 Emma - Jane Austen
20 Cem Anos de Solidão - Gabriel García Márquez

Provocação: Porque será que em 20 obras só há 2 da autoria de mulheres?

13 comentários:

Caiê disse...

Porque - segundo a minha professora de H. Musical, words I shall ever recall! - uma mulher que se consegue distinguir neste mundo de homens é cinco vezes melhor que um homem... porque neste mundo só os homens são lembrados quando se pensa em dar destaque a alguém. Pela mesma razão, nunca se fala em mulheres compositoras... E não é que não as tenha havido!

Anónimo disse...

Porque o grupo de escritores que fizeram a selecção é formado por homens e, principalmente, porque são britânicos, americanos e australianos.

Anónimo disse...

Ahah, provocações gosto disso: Vamos pensar antes no numero destas obras que, em 20 tem por titulo nome de Mulher, isto já para não falar naquelas em que o "leitmotiv" é mulher.;)))

Caiê disse...

Ó "Ana Rita",
eu nunca defendi os anglo-saxons (eu, aliás, não defendo nenhuma "raça", porque somos todos da mesma espécie...) mas até parece que os portugueses (ou outros quaisquer que queiras escolher...) são muito defensores da igualdade da género. É vê-los.

Caiê disse...

*de género

Anónimo disse...

...há uns que são mais iguais do que outros.
E o meu nome não precisa de aspas porque é o meu nome mesmo.

Caiê disse...

Tem graça. Caiê também é mesmo o meu nome. Temos tanto em comum e não sabíamos.

Anónimo disse...

Ô quê? Caiê é nome próprio?

A ALzira devia estar doida!!!

Caiê disse...

É nome próprio. Experimente perguntar-lhe, já que se conhecem assim bem... Verá como é verdade, verdadinha. Espanta-me que, com tanta intimidade, não saiba!

mc disse...

Pura estatística.

gm disse...

com o seu único neurónio que só serve para mal-dizer o sr. luis cabral não pode saber que George Eliot era o pseudónimo de Mary Ann Evans

Anónimo disse...

Nota-se na lista a ausência do nome de pelo menos uma grande escritora que merecia constar: Marguerite Yourcenar. Destaco duas das obras desta grande escritora belga que, igualmente, mereciam constar: "Memórias de Adriano (1951)"; "A Obra ao Negro (1968)".
Puxando umpouco a brasa à nossa sardinha, claro que seria pedir de mais que um conjunto de escritores britânicos, americanos e australianos conhecessem, por exemplo, a nossa grande Sophia de Mello Breyner Andresen destacando dois livros dela aos quais, para mim, é sempre bom reler: "Contos Exemplares" e "Histórias da Terra e do Mar". Já para não falar de toda a sua obra poética.
E, por falar em poesia, recordo um nome ENORME da nossa poesia (apesar de ter uma obra, igualmente, consideravel no campo da prosa) que, por sinal, até é tua conterrânea amigo Guilherme, Natália Correia cuja leitura devia ser obrigatória.
Perdoa-me se não elevo a esta categoria outro grande nome da nossa poesia, uma vez que não a aprecio particularmente, mas não deixo de reconhecer: Florbela Espanca.
Muitas outras, lusas e nao só, poderia mencionar mas as que referi tiveram a virtude de me fazerem apaixonar pela poesia delas e muitos mais.
Eduardo Dixo

Anónimo disse...

A lista n é do Guilherme. E a justificação à pergunta está no 1º comentário da Caiê sem aspas.