domingo, fevereiro 26

PURO PRAZER #210


puro ar puro

quarta-feira, fevereiro 15

CHÁ QUENTE #161

(Some) Fools Work Hard

domingo, fevereiro 12

CHÁ COM TORRADAS #112


The Cat's Eye Nebula

Depois de ontem ter tido quase uma síncope cardíaca decidi que chegou o tempo de fazer uma pausa neste Chá Verde.
Até voltar deixo-vos esta NEBULOSA, artigo premonitório para o que está a acontecer.
Au revoir...

sábado, fevereiro 11

É d'HOMEM #79


Mota Amaral quer ‘vice-rei’ nas ilhas

Em gordas na última página do Expresso. Mota Amaral já fez, na Assembleia da República, um projecto a definir o estatuto do novo Representante da República. No projecto, ontem enviado a todos os partidos, «defende que esta figura seja uma espécie de vice-Presidente da República, à semelhança da antiga figura dos vice-reis». O substituto dos ministros da república apenas cederá a sua precedência protocolar ao Presidente da República e ao Presidente da República, poderá enviar mensagens aos Parlamentos Regionais e passará a ter duas residências nos Açores, uma na Terceira e outra em S. Miguel. Afinal isto foi uma capa mal-amanhada, já estava tudo tratado. Nunca pensei, nunca pensei que fossem capazes ... gritam que são os maiores da Autonomia, os cultores dos consensos autonómicos, exigem a valorização da Assembleia Legislativa, tudo proclamam de segunda a sexta, tudo negoceiam nos gabinetes em Lisboa ... pois QUEM QUISER QUE ENGULA MAIS ESTA, POR MIM CHEGA!!! Até melhores esclarecimentos, este blog fechou!

CHÁ QUENTE #160

O Governo da República vai alterar a Lei-Quadro de Criação de Autarquias Locais, que vai também mudar de nome e passará a chamar-se Lei Quadro de Criação, Fusão e Extinção de Autarquias Locais, para poder extinguir e fundir algumas freguesias cujas dimensões não justificam a sua existência. Das alterações à lei fará também parte a diferenciação de competências entre freguesias, respeitando também a questão da sua dimensão. Um dia, por cá, alguém vai ter de «pegar este touro»...

PURO PRAZER #209


HOWL'S MOVING CASTLE


Sábado e Domingo
15h00
CCCAH
(versão dobrada em português)

quinta-feira, fevereiro 9

PURO PRAZER #208


CHAPITRE XXI
VERTU VAUT MIEUX QUE SCIENCE

Moins de dogmes, moins de disputes; et moins de disputes, moins de malheurs: si cela n'est pas vrai, j'ai tort.
La religion est instituée pour nous rendre heureux dans cette vie et dans l'autre. Que faut-il pour être heureux dans la vie à venir? être juste.
Pour être heureux dans celle-ci, autant que le permet la misère de notre nature, que faut-il? être indulgent.
Ce serait le comble de la folie de prétendre amener tous les hommes à penser d'une manière uniforme sur la métaphysique. On pourrait beaucoup plus aisément subjuguer l'univers entier par les armes que subjuguer tous les esprits d'une seule ville.

(*) O Tratado sobre a Tolerância foi editado em português pela Antígona em 1999.

CHÁ QUENTE #159

Vai fazendo caminho no PSD/A a tese de que o novo cargo de Representante da República pode, por alguma indefinição do seu âmbito material e formal, representar para a Região motivos de preocupação. A ideia, nunca por mim subscrita mas, primeiramente, por muitos expendida, de que estávamos perante uma figura residual começa a esfumar-se. Aos apressados «especialistas» do Direito Regional sucederam-se as vozes avisadas e experientes. Primeiro o Dr. Reis Leite na sua crónica de domingo passado "não há dúvida que vai ser importante na revisão do Estatuto Político e Administrativo o que se vier a fixar em relação à nova figura do Representante da República e até é pena que se tenha arrastado tanto essa revisão, ao ponto de agora ocorrer a posse do primeiro ocupante do cargo sem que tais questões estejam clarificadas" agora o Dr. Mota Amaral "o cargo de Representante da República é de grande dignidade, o que, de resto, fica sublinhado pela relevância das actuais competências. Pode-se afirmar, de alguma forma, que o cargo subiu de grau de importância. Pode mesmo ser considerado, quase, como um vice-presidente da República". Não serão por isso de estranhar as declarações de Costa Neves na defesa da necessidade de uma definição "quanto antes" das competências daquela figura. Se é verdade que também defendo essa necessidade, estranho, contudo, a opção do líder do PSD/A em preferir trabalhar em Lisboa com Marques Mendes no sentido de clarificar estas competências, "através da apresentação de uma proposta de lei na Assembleia da República", do que trabalhar sobre ela na Região, e na Assembleia Legislativa, mais propriamente na comissão para a revisão do Estatuto Político-Administrativo. Curiosamente, ou talvez não, para quem tiver interesse, o meu próximo artigo, já no prelo do DI, vai abordar em cheio esta temática...

quarta-feira, fevereiro 8

CHÁ QUENTE #158


E quando o desespero
vier bater à tua porta
levanta-te, escreve uma mensagem simples
na parede:
ESTE HOMEM ESTÁ DESESPERADO

A seguir diz isto ao teu senhor, o sultão:
A tua cela não é mais estreita que a sua sepultura,
nem mais duradoura que a sua vida.
Há-de chegar o dia em que a terra
também há-de acolher o seu cadáver
,
primeiro os pés
com o esquecimento a acompanhar o funeral.

Faraj Birqdar(*), In A palavra Interdita (selecção de poemas). Ed. Campo das Letras, 2001

(*)Faraj Birqdar é um poeta sírio condenado a 15 anos de prisão por participar num grupo político anti-violência.

CHÁ COM TORRADAS #111

Para o mais distraídos convém realçar que os Srs. Deputados Regionais do PSD/A, 450 dias após a tomada de posse, apresentaram o seu primeiro Projecto de DLR. Mais se lembra que a feitura deste Projecto foi anunciada350 dias. Temos Oposição! Obrigado pela V. atenção.

terça-feira, fevereiro 7

CHÁ QUENTE #157

ATENÇÃO

É só para esclarecer que
este Sr. não fala em meu nome!®

Peço desculpa pelo incómodo, a programação segue dentro de momentos...

PURO PRAZER #207


Le voyage dans la lune, Georges Méliès

Já nos anos trinta, o Avô ainda usava monóculo. Uma pequena chapa de vidro, côncava, que ficava presa à pálpebra, quase com sobranceria, e através da qual o Avô via o mundo, as gentes e as prateleiras de sua biblioteca. Haveria decerto uma pequena deformação de base nesse ver, pois não seria o mesmo ver com a curvatura da córnea ou ver com a curvatura suplementar da lente. Um dia, o Avô viu o caos...

Contos da Imagem, Fiama Hasse Pais Brandão. Ed. Assírio & Alvim, 2005.

segunda-feira, fevereiro 6

CHÁ QUENTE #156


"...olhe para o mar como um «hipercluster», à volta do qual se desenvolvem actividades científicas (porque não fazer de Portugal o centro europeu de investigação das ciências marítimas?), industriais (desenvolvimento da aquacultura -25% do pescado consumido no mundo vem por esta via e chagará aos 50% em 20 anos -, aproveitamento da energia da ondas, desenvolvimento científico e tecnológico da exploração da biodiversidade marinha e dos recursos do fundo do mar para utilização na cosmética e na indústria farmacêutica) e turísticas (80% do nosso turismo beneficia da proximidade do mar)..."

O mar é o nosso petróleo, a nossa Nokia, Nicolau Santos. Expresso 4 Fevereiro 2006.

É d'HOMEM #78

"...O caso é sério e não sei se ainda vamos a tempo de decidir se não será melhor optarmos pelo integracionismo total e deixarmo-nos dessas fantasias de autonomia, da «livre administração dos Açores pelos açorianos», da Assembleia Legislativa, do Executivo e de tantas outras «tretas» com que nos vão alimentando resquícios de um «ego», que outrora foi nobre, apesar de manchado na sua mais pura essência..."

Sinais tristes do povo alegre, Jorge Nascimento Cabral. Factos Magazine, Fevereiro 2006

(já é o terceiro artigo no espaço de uma semana, sinais de uma 3.ª geração autonómica em crise?)

CHÁ QUENTE #155


...e quando é que os pontadelgadenses deixam de falar à boca pequena e passam à acção fazendo uma petição à Câmara e à Assembleia Municipal?

sábado, fevereiro 4

CHÁ QUENTE #154

O Sr. Neves foi à Madre de Deus manifestar "o apreço pela acção positiva de Laborinho Lúcio na região". No entanto, aproveitou para defender que o representante da República no arquipélago, que vai substituir o cargo de ministro da República, deve ser uma personalidade independente dos partidos políticos. O nomeado para o cargo deve ter um perfil que permita visibilidade e equidistância em relação aos poderes vigentes, para exercer uma magistratura de influência e fazer "respirar a democracia" na região. Mais acresceu que a escolha do representante da República nos Açores deve ter em conta o seu perfil, "independentemente de ser ou não açoriano".
Ora, sabendo que o PSD/A defendeu que a Madre de Deus devia ser ocupada por um açoriano, que grande parte dos dirigentes sociais-democratas açorianos defendem a extinção do cargo, e nada disso se ouviu, que os anteriores inquilinos da Madre de Deus não tinham, que se conheça, filiação partidária, que Cavaco Silva apresentou-se com uma candidatura supra-partidária, que Laborinho Lúcio, tal como Sampaio da Nóvoa, é apontado por todos como tendo exercido um magistratura exemplar, resta-nos concluir que a visita do Sr. Neves apenas serviu para dizer que não considera o Dr. Mota Amaral e o Dr. Reis leite como tendo perfil para o cargo...parricídio?

CHÁ DAS CINCO #98

El Estatut del 'salto adelante':
Un "salto adelante". Así es como ha definido CiU el Estatuto de Cataluña pactado entre los partidos catalanes (excepto el PP) y el Gobierno tras cuatro meses de negociación. Supone un "cambio en el sistema de financiación" con la puerta abierta a una Administración Tributaria propia y a la redacaudación de impuestos. Además, reconoce en el preámbulo que Cataluña es una nación, matizando que es la denominación que se atribuye la mayoría del Parlamento catalán.
El Gobierno negociará ante la Unión Europea la posibilidad de ceder a las Comunidades Autónomas capacidad normativa en impuestos como el IVA o los Especiales de Fabricación, ambos en su fase minorista, tal y como recoge el acuerdo entre el Ejecutivo y CiU sobre el Estatuto de Cataluña. Hacienda propone recargos autonómicos sobre IVA, hidrocarburos y electricidad. El catastro será gestionado por un organismo mixto con participación de los ayuntamientos. "Este modelo de financiación es federal"?

sexta-feira, fevereiro 3

CHÁ DAS CINCO #97

Há quem considere que o simples movimento para a ocupação do espaço vazio, é um dado a valorizar. Mais vale um passo do que nenhum passo. Há quem considere que essa valorização deve depender de outras premissas, tais sejam: o espaço a ocupar, o agente e a forma da ocupação. Um passo no vazio, pode resultar num passo atrás ... (continua)

quinta-feira, fevereiro 2

CHÁ QUENTE #153

Desculpem lá, mas a culpa é do Francisco, do Alexandre e do Guillermo Forchino:
Registam-se preocupações crescentes sobre o estado do ambiente urbano europeu.Os desafios ambientais que defrontam as cidades têm consequências significativas para a saúde humana, a qualidade de vida dos cidadãos urbanos e o desempenho económico das próprias cidades. A Comissão Europeia efectuou a sua análise dos desafios que defrontam as zonas urbanas e sugere a adopção de acções em quatro domínios prioritários (gestão urbana, transportes sustentáveis, construção e concepção urbana, nomeadamente com integração de boas práticas, e eventual estabelecimento de obrigações pela UE para a adopção de planos a nível local).
A finalizar, alguns belos exemplos do que não andamos a aprender:
Green City Denmark is on a commercial basis Denmark’s national and international showcase for energy and environmental solutions. Green City Denmark is organized as a limited liability company with more than 250 shareholders - companies, municipalities, counties, and institutions etc. from all over Denmark and we have an international network of co-operation partners both within the public and private sectors. The main purpose is to market Danish expertise within the field of environmentally sound production and sustainable solutions.
Two major factors strengthened the willingness of the urban area to develop a large scale policy of non polluting fleet: the need for necessary enhancing bus image among local population, as pools showed that it had been left aside in comparison with the modern tram, implemented in 1985. And the necessity to encourage alternative fuels while being in a position to diversify energy sources.The objective is that by the end of 2005, public transport service will be assured by non-polluting vehicles representing 70% of provided kilometres and transporting 90% customers.
CIVITAS is co-ordinated by cities: it is a programme “of cities for cities”
Cities are in the heart of local public private partnerships
Political commitment is a basic requirement
Cities are living ‘Laboratories’ for learning and evaluating

PURO PRAZER #206


Dicionário do Cinema Português (1989-2003)
Jorge Leitão Ramos

Aqui se encontram repertoriados, para o período 1989-2003, a totalidade dos filmes de longa-metragem de ficção, bem como as principais curtas e médias-metragens, quer as produzidas para cinema quer para televisão.

CHÁ COM TORRADAS #110

Mais do que oferecer quartos de hotel, com serviço de bar e restaurante, os agentes turísticos devem ser capazes de proporcionar autênticos estilos de vida. A ASTA vai proporcionar serviços no Furnas SPA Hotel que assentarão em três vertentes distintas: lazer, associado ao turismo tradicional; saúde, associado às termas; e bem-estar, associado à disponibilização de uma série de serviços de spa. Pequenas notícias com muito conteúdo, para quem as quiser, e souber, ler...

quarta-feira, fevereiro 1

CHÁ DAS CINCO #96

A tese da ocupação dos espaços em branco continua a ter seguidores na política regional. Para esses importa marcar presença, mesmo que isso possa, muitas vezes, implicar mais conspiração e menos transpiração... (Continua)