terça-feira, outubro 17

CHÁ QUENTE #235


É bem verdade que não é preciso fazer um MIC contra um MAC mas, ainda que mal pergunte, onde páram os pomposamente anunciados MOVIMENTOS DE CIDADANIA?

4 comentários:

Nuno Barata disse...

Felizmente, a cidadania não se exec«rce por decreto ou por escritura pública de constituição de movimentos de cidadãos.
Nunca acreditei em movimentos de cidadãos organizados, o exercicio da cidadania tem que se expontâneo. Quando não, soa a falso.

gm disse...

Caro Nuno, subscrevendo o teu primeiro parágrafo permite-me discordar do segundo. Não consideras as ONG movimentos de cidadania? Ou as associações de solidariedade social?
Talvez o nosso problema esteja com o facto dos autointitulados movimentos de cidadania terem nascido mais de motivações político-partidárias e de até agora na Região não se terem manifestado sobre quer que fosse. De qualquer modo não me incomodam posições organizadas desde que ao apontarem o dedo mostrem alternativas e sejam claras nos seus propósitos. Acho que isso já nos ajudava a todos um pouco...

Anónimo disse...

o que, possivelmente, mais contribui para a descredibilizaçao desses chamados "movimentos" é que, ou na maioria das vezes há uma intençao de extrapolar o seu âmbito, que regra geral, ou é premeditada, ou acaba por acontecer a posteriori. o que acontece depois é que a boa vontade das pessoas presentes nas ditas desaparece à medida que elas próprias as abandonam. aquelas que surgem já organizadas, constituídas, já nascem mortas, sem qualquer espontaneidade, e sem nada de "inocente"

Anónimo disse...

Onde param? Olhem, visitem aqui mesmo onde deram o exemplo: http:\\www.micportugal.org. Aí se criam dinâmicas de participação, foruns e neste momento decorre até um referendo interno electrónico. É um sítio muito visitado e claramente inovador no campo da cidadania em Portugal, e que tira partido - tal como os blogues - da capacidade das pessoas se organizarem e/ou debaterem em rede. Vejam por exemplo a secção "lugar da cidadania", onde decorre neste momento um forum que permite contributos sobre o tema da lei da IVG. Bem, e o movimento ainda agora começou... - os seus órgãos sociais foram eleitos há pouco mais de 30 dias.