segunda-feira, setembro 4

POST(AL) AUTONÓMICO #29


4 DE SETEMBRO DE 2036
CRÓNICA DE UMA FESTA ANUNCIADA
Cidade da Horta. O Parlamento da Região Federada dos Açores prepara-se para encerrar as comemorações dos 60 anos de Autonomia Constitucional após um périplo de um ano por todas as Ilhas do Arquipélago. Esta celebração tem a particularidade de coincidir com a tomada de posse da Presidente do Governo dos Açores. A líder do partido regional Frente Liberal dos Açores (FLA) apresta-se para ser indicada pelo plenário e referendada, por maioria absoluta, na câmara alta açoriana, para o seu segundo, e último, mandato de 5 anos à frente do governo federado de coligação entre a FLA e o Movimento de Cidadãos Independentes - Mais Açores.
A reeleição era por todos esperada uma vez que o anterior mandato foi amplamente aplaudido no plano da reformas formais (a Constituição da República Federal Portuguesa em 2034 e a Constituição Federada dos Açores em 2035) mas sobretudo no campo da autonomia material com o relançamento económico e político da Região, no plano nacional e internacional, fundado em orientações que potenciaram a posição geostratégica do arquipélago, nas áreas económicas e ambientais.
Conjuntamente com as mais altas entidades do Estado Federal Português na assistência podemos vislumbrar os 20 Deputados da câmara alta, representando todas as ilhas e, pela primeira vez, a diáspora açoriana, os 21 Deputados da câmara baixa, na sua maioria mulheres, muitas acompanhadas dos seus filhos, os 14 autarcas da Região bem como os 8 Conselheiros de Ilha e os 4 presidentes das administrações insulares (Oriente, Centro, Triângulo e Ocidente). Também em destaque está o Presidente do Tribunal Superior de Recurso da Região, e os Presidentes das entidades independentes de fiscalização financeira e administrativa, dos observatórios económico e social, os reitores da Universidade e do Instituto Politécnico dos Açores e o Presidente da Fundação de Estudo Autonómicos - Aristides Moreira da Mota. Através da transmissão em directo das diversas televisões digitais regionais, podem os açorianos, espalhados pelos quatro cantos do Mundo, ler e escutar as palavras da recém empossada Presidente do Governo dos Açores:
“Caros concidadãos mais uma vez estamos reunidos para dar corpo e voz à vontade do Povo Açoriano. Para mim seria fácil fazer uma resenha histórica das conquistas autonómicas desde o século XIX. Muito do que agora se entende como natural não deixou de ter, conjuntamente com os seus cavaleiros, as suas dúvidas, os seus riscos e os seus adversários. (aplausos) Se é verdade que esta última fase da Autonomia teve o seu embrião na reforma estatutária de 2007 que, pela mão daqueles que procuraram ver mais longe, lançou fundações para um novo posicionamento político, económico, financeiro e administrativo entre a Região e o Estado no primeiro quartel do século XXI. Se foi aí que se definiu um novo ordenamento político e administrativo do território regional, ou a projecção internacional da Região pelo aproveitamento da geostratégia das actividades políticas e económicas entre os continentes europeu e americano (vejam-se as conferências e debates atlânticos, ou os incentivos na economia dos transportes, do mar, das telecomunicações e do ambiente) e pela representatividade política externa nas diversas entidades internacionais de cariz regional. Se foi aí que se abraçaram as políticas do desenvolvimento sustentável enquadradas pela Estratégia de Lisboa. Se foi aí que se traçou um novo modelo de uma plena autonomia financeira e fiscal. Se foi então que o arquipélago passou a entender-se mais como Região e menos como comunidade de ilhas. Se foi aí que se traçaram as novas políticas demográficas, de incentivo à natalidade e de coesão económico-social que evitaram a desertificação das ilhas mais pequenas. Se se laçaram redes para uma política de integração de comunidades estrangeiras ou de refugiados que viram nos Açores uma oportunidade para recomeçar vidas. Se foi então que se fizeram as grandes apostas de reforma para a formação cívica, académica e profissional de excelência das novas gerações. Se foi aí que, na sequência de um diagnóstico prévio, se começaram a ganhar os desafios da primeira metade do século XXI, hoje, estou aqui, minhas senhoras e meus senhores, representando esse passado mas preparada para perspectivar o futuro. (aplausos) Consciente de que os Açorianos têm da Autonomia uma visão dinâmica que se promove diariamente e que busca no devir soluções para o bem estar colectivo, quero aqui deixar-vos aqueles objectivos políticos, económicos e sociais que entendo devem ser os dos Açores na segunda metade do século XXI…”

Hoje no Jornal dos Açores.

5 comentários:

Pedro Arruda disse...

Meu Caro Guilherme
bem sei que este é um assunto que deve ser levado a sério, e que neste teu artigo há muita matéria para comentário político, mas não resisto a este comentário jocoso: o artigo está ao nivel do melhor de Philip K Dick ou de um Isaac Azimov, se bem que para mim, iberista convicto e avesso a estes excessos de regionalismo seja mais um cenário de Stephen King ou H P Lovecraft
:)

um abraço

Nuno Barata disse...

Credo!!!!!

JNAS disse...

...tá bem esgalhado para ficção política. Gostei particularmente da FLA e do Movimento de Cidadãos Independentes ( resta saber de quem ? ). Fez-me espécie a Presidenta ! Terá sido uma concessão literária à lei da paridade, terá a Senhora ascendido ao lugar por mérito próprio ou por via da quota respectiva. Este post merecia assim uma sequela.

Anónimo disse...

NOTÍCIAS DE 2036
À margem da cerimónia, os habitantes do Corvo protestaram pelo facto de, durante a última semana, não lhes ter sido garantida as 4 horas diárias de electricidade que o Governo havia prometido, tendo-se mesmo observado confrontos com a Polícia Regional.
Na Terceira, continua após o encerramento da Pronicol por falta de apoio aos produtores, continua a concentração de populares junto da Base das Lajes, que buscam desesperadamente um visto de entrada nos Estados Unidos ou mesmo uma hipótese de trabalho numa ilha onde a taxa de desemprego atingue já os 55%.
Na noite passada a Polícia Regional dispersou, uma vez mais, os populares que se concentravam junto do aterro sanitário em busca de restos de comida.
No Pico continua a vaga de assaltos a adegas e casas de veraneio, sem que as autoridades policiais, em greve devido a 3 meses de salários em atraso, tenham intervido.
Ascende já a 125 o número de detenções na ilha do Faial devido a protestos contra a inclusão obrigatória de uma disciplina da história de São Miguel nos curriculas escolares do 1º Ciclo, medida essa aprovada pelos deputados micaelenses em maioria na Assembleia Regional.
O Governo continua empenhado em proceder à 5ª renegociação do 18º enpréstimo contraido junto da Banca, de modo a poder pagar os vencimentos dos funcionários públicos regionais referentes ao mês de Maio.
De acordo com os dados oficiais, a taxa de mortalidade infantil voltou a subir no último trimestre, situando-se agora nos 32%. De acordo com o responsável do sector, "sobrevivem os verdadeiros filhos da autonomia, pelo que não há motivo para alarmes provocados pelas vozes saudosas do centralismo continental".

gm disse...

...ora cá está um anónimo com mística eheh