segunda-feira, setembro 18

CHÁ DAS CINCO #137


(à esquerda Goran Persson - perdedor - à direita Fredrik Reinfeldt - vencedor)
"...The motherland of social democracy is doing better than ever: Sweden's economy has expanded for years, and a 4.1 per cent growth rate is expected for 2006. Unemployment was 5 per cent in September and the inflation rate is under two per cent. The budget has a surplus, spending power is high, and so are living standards -- the Swedes are a happy lot. In surveys, 94 per cent of them say they're doing well. In a "Map of Happiness" compiled by a British academic using investigations of economic and social standards as well as prosperity of 178 countries, Sweden turns up in a very respectable 7th place..."
"...La Suède est observée avec intérêt, et souvent enviée, pour avoir réussi à "réinventer" le modèle social-démocrate en parvenant à coordonner un secteur privé très efficace (forte recherche-développment et productivité élevée) et un Etat large (30 % des salariés) mais modernisé. La défaite de Göran Persson prouve que, malgré un succès incontestable, cette stratégie de forte assistance sociale conduit trop souvent à décourager de travailler. C'est un défaut intrinsèque que la gauche suédoise a manifestement tardé à corriger. C'est aussi une leçon pour les gauches européennes..."

9 comentários:

Anónimo disse...

Claro, o mal por cá é que nos habituámos a que andassem connosco ao colo, o Estado-providência, e os vícios são muito difíceis de tirar, eu que o diga como fumadora. Todavia, como é cada vez mais difícil fumar em recintos fechados, não tenho outro remédio senão cumprir. O mesmo se passa com os nossos emigrantes, creio que no geral são bem vistos, como trabalhdores árduos, honestos, poupados,etc. Não há outro remédio a não ser a adaptação à competição. Por cá é mais complicado, a própria Lei do Trabalho defende muito o trabalhador e a entidade patronal é sempre a má da fita. A classe trabalhadora em Portugal,classe média, está sempre na frente de combate. O socialismo não distribui melhor a riqueza, põe-nos todos pobres por igual. É tudo muito bonito na teoria, a prática, esse, em-se revelado outra, feia, às vezes negra.

Anónimo disse...

...Infelizmente os bons índices económicos e a prosperidade da Suécia não tornam os suecos num povo Feliz! Falta-lhes CALOR...

Beijo repenicado.

Andre Bradford disse...

Para vencer, Reinfeldt teve de garantir a manutenção do modelo social vigente, com ligeiras adaptações. Enquanto falou mal dele não conseguiu subir nas sondagens.

gm disse...

Pelo que li não só mantém o modelo como vai reforçar algumas medidas, a grande cisão parece ser com as medidas de empregabilidade e os critérios de apoio aos desempregados...

Anónimo disse...

mantem o modelo mas ...a grande cisão vai se dar no que diz respeito aos CRITÉRIOS de apoio aos desempregados...

fica tudo na mesma mas dá-se uma cisão nos critérios de apoio aos desempregados! OK!

não sei porquê mas não me parece que o modelo fique na mesma...penso que as adaptações vão ser um todo nada mais do que pequenas, infelizmente.

"ligeiras adaptações"...

ainda é muito cedo para avaliar se as adaptações serão ligeiras ou não.

Anónimo disse...

Além disso, caro André, quando foi que este caramelo falou mal do modelo social?

Andre Bradford disse...

Quando entrou na cena política. Aliás, foi assim e por isso que ele entrou. Marcou a diferença à direita (se bem que a direita sueca mainstream é uma coisa muito relativa) e depois piscou o olho ao centro para ser eleito. Não é o primeiro nem há-de ser o último.

Anónimo disse...

ok, muito obrigado! Fiquei esclarecido.

Anónimo disse...

O que mais custa a mudar não são os modelos, mas sim as mentalidades. Deveriam se estas a adaptar-se a novos critérios e as novas estratégias.Todavia os modelos são escolhidos tendo em conta, a não mudança de mentalidades.