quarta-feira, junho 14

CHÁ QUENTE #201

“…O Império com que nos confrontamos dispões de enormes poderes de opressão e de destruição – facto que não deve, porém, alimentar em nós a nostalgia das formas de dominação passadas. A transição para o Império e os seus processos de globalização proporcionam-nos, com efeito, novas possibilidades de libertação. A globalização não é, evidentemente, uma só coisa e os processos múltiplos que nela identificamos não estão unificados nem são unívocos. Defenderemos aqui que a nossa tarefa política não é simplesmente resistir aos processos em curso, mas reorganizá-los e reorientá-los em ordem a novos fins. As forças criadoras da multidão que sustentam o Império são também capazes de construir de modo autónomo um contra-Império, quer dizer uma organização política alternativa das trocas e dos fluxos globais. As lutas orientadas para a contestação e a subversão do Império, bem como as que visam a construção de uma real solução alternativa, desenrolar-se-ão assim no seu próprio terreno – e a verdade é que novas lutas desse género começaram já a travar-se. Através destas últimas e de muitas outras semelhantes, a multidão terá de inventar novas formas democráticas e um novo poder constituinte que um dia nos farão atravessar e deixar para trás o Império…”

Império, Michael Hardt & Antonio Negri. Ed. Livros do Brasil, 2004

NOTA: quem lhe chame o novo «manifesto comunista». Império, porque no discurso da Esquerda também é precisa a mudança…

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Marinho,

Este meu comentário nada tem a ver com o teu "post" mas gostaria muito de saber da tua opinião.

Hoje na Comunicação Social foi muito badalado que o GR iria pagar o diferencial das despesas do Dep. Ciências Agrárias (DCA)não suportadas pelo MCTES, nomeadamente na manutenção dos cursos com menos de 20 alunos ( o que são todos)

O DCA é importante, mas igualmente são importantes, e nalguns casos com maior força de razão outros Departamentos ( e seus cursos) da UAc.

Não achas que se está a cometer um erro grave de discriminação tanto mais que desde à muito que o DCA sabia que não poderia continuar a enveredar pelos caminhos até agora trilhados.

E isto para não falar do que se diz por aqui á boca pequenina que é para salvaguardar o futuro de Dom Álamo e dos pseudo intelectuais do centro de restauro agora desmantelado.

No meu comentário ao teu Post " chá com torradas #123" parece que estava a adivinhar o que por aí vinha.

Estou como muitos outros altamente indignado.

E então o Ensino Tecnológico e o Politécnico cruciais para o nós.

Mais uma vez mostramos que á frente da razão estão os lobbies instalados

Que tristeza

Anónimo disse...

Um livro interessante, sem dúvida!

Guilherme, isto talvez te interesse.
Reinventar os estados sociais, artigo grátis aqui...´
http://muse.jhu.edu/demo/world_politics/

Anónimo disse...

Quis comprar este livro, mas não o encontrei à venda. Vou encomendar! A presto! :)

Anónimo disse...

Excellent, love it!
Zocor information Calendula eczema