domingo, junho 4

CHÁ QUENTE #197

“ …defenderemos que o factor que melhor explica as diferenças entre os países é a clareza das alternativas políticas, isto é, o grau de polarização ideológica do sistema partidário (sobretudo entre os dois maiores partidos políticos). Quanto maior é a diferenciação da oferta partidária, mais estruturadas são as orientações esquerda-direita ao nível dos eleitores; quanto menor é clareza das alternativas partidárias, menor é o grau de estruturação das identidades ideológicas ao nível da cidadania. Por um lado, isto evidencia a relevância da oferta partidária para o perfil das atitudes dos eleitores. Por outro lado, tais resultados demonstram que, além das clivagens sociais subjacentes, a saliência da divisão esquerda-direita para os eleitores depende em larga medida da acção dos partidos e das elites políticas. Portanto, num grau assinalável depende destes a evolução (passada e futura) da relevância desta «clivagem» política ao nível das massas. Assim, nada há de inelutável, predeterminado ou predefinido na evolução (no sentido de uma maior ou menor relevância) da divisão esquerda-direita para a política de massas, tendo a política um papel autónomo e crucial neste domínio. Dito de outro modo, a política conta!...”

In Esquerda e Direita na Política Europeia - Portugal, Espanha e Grécia em Perspectiva Comparada, André Freire

NOTA: Contributo para o Nuno Barata continuar a agitar as águas que deve agitar e para que o seu partido não se restrinja, mais uma vez, a uma guerra são miguel/terceira...

7 comentários:

Anónimo disse...

As diferenças entre paises devem-se, sobretudo, a processos distintos de formação cultural e não à "clareza". O grau de polarização não surge de um vacuo.E o que é que explica as diferenças entre os países? (é apenas a clareza?)

Má ciencia política!

Anónimo disse...

o que melhor explica as diferenças é a clareza das diferenças????

Anónimo disse...

ou seja, não faz qq sentido interpretar a clareza das diferenças como causa...das proprias difs...

gm disse...

Zeke, não vou defender o homem, nem li o livro sequer, e percebo bem o teu raciocínio e até acho q a frase é infeliz ainda q retirada do seu contrexto, no entanto as tua dúvida inicial pode ser respondida pelos dois parágrafos da pág 24:

http://www.ics.ul.pt/imprensa/detalhe_livros/ViewBook.asp?id_publica=163&Submit=Visualizar%2Bimagens&index=10

ou seja o homem parece q não excluiu o estudo das outras diferenças, nem poderia deixar de ser asim pq esta é uma tese de doutoramento certo?... ;)

Abraço

Anónimo disse...

ah, OK. Vou ver.

Anónimo disse...

Ok, interessante. Vou comprar o livro e dar-me ao trabalho de o ler antes de dizer babuseiras. Obrigado!

Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP florida timeshare dietary+supplements Bathroom cabinets vanity http://www.fluoxetine-6.info subaru Share betting Employment in phoenix real estate Affiliate marketing us Bikini anti cellulite Exercise with asthma Advance cash loan long beach