terça-feira, junho 20

CHÁ DAS CINCO #121

"...Apesar de ser a nossa relação bilateral mais importante, a verdade é que há um défice de atenção e de reflexão sobre Espanha em Portugal.
Não há artigos de opinião. Não há artigos académicos. Não há conferências. Não há especialistas. Nada.
Não há o mais leve traço de pensamento estruturado sobre os eventuais cenários de evolução política em Espanha e as suas consequências para Portugal.
Sim, eu sei que estamos muito longe de um cenário de desagregação política em Espanha. Mas a simples alteração dos equilíbrios entre o poder central espanhol e as suas diversas regiões poderá ter repercussões no relacionamento com Portugal. Não seria útil reflectir sobre tudo isto?"

O REFERENDO CATALÃO, Paulo Gorjão

NOTA: e depois digam-me que eu sou chato...

7 comentários:

carlos disse...

...será que o Paulo Gorjão não é assinante da "Nação e Defesa", ou nunca frequentou nenhum curso de Auditores promovido regularmente pelo Instituto de Defesa Nacional?

Melhor ainda: o que o Paulo Gorjão devia fazer era virar a sua pergunta do avesso.

Unknown disse...

Caro Carlos Riley,
O Paulo Gorjão, para além de ser leitor da Nação e Defesa, também já escreveu para a dita revista. Em suma, o PG conhece a revista, digamos, menos mal.
Para não recuar mais, não me recordo de um número da revista, pelo menos desde 1999, dedicado a Espanha. Talvez me queira corrigir se estiver errado?
Mas, pronto, talvez haja artigos isolados. Talvez me queira fazer o favor de citar três ou quatro artigos da Nação e Defesa sobre as relações bilaterais com Espanha desde 1999?

carlos disse...

Caro Paulo Gorjão,

...pois, 1999. Bem sei que são coisas do século passado, mas,como sou de História, relevar-me-á o pecadilho do slow motion. Não irei esgrimir, ad literam, o reportório bibliográfico até porque você leva a Taça, com certeza.
Pode parecer que não, mas estou de acordo consigo. Comentei como comentei, de sopetão, porque a melhor forma de nos preocuparmos com os regionalismos e autonomias espanholas (e, já agora, com o centralismo da Meseta castelhana) é reaprendermos uma disciplina fundamental: natação obrigatória.
Diz, e bem, que a nossa principal relação bilateral é tratada com displicência. Contraponho, lamentando, que a nossa principal relação bilateral deveria ser com o Brasil. Confesso-me culpado de wishful thinking e desculpe lá a esquiva ao repto bibliográfico ... mas fora do perímetro da Nação e Defesa, lembro-me de um artigo engraçado do Jorge Fiel no Expresso, há 2 ou 3 anos, sobre a participação da seleção da Catalunha num Campeonato de Hóquei em Patins. ;)

Cordiais saudações Atlânticas.

gm disse...

...e se V. Ex.as se deixassem de «entrementes» e passassem aos «finalmentes» que é o que interessa?
Já que o problema é ninguém escrever fica aqui um desafio para os 2: escrever um artigo sobre a matéria no próximo mês!
Por minha parte, garanto que, com os meus parcos saberes, também o farei...
Bem Hajam...

carlos disse...

Caro Guilherme,

Ponderarei o teu desafio depois de Outubro, porque agora tenho muita pulga como que me coçar, mas, no entretanto, se te for de algum préstimo a leitura, escrevi um texto na "Aula Magna" do Açoriano Oriental em Setembro de 2004. Intitula-se, como não poderia deixar de ser, "A Questão Ibérica".
Abraço
P.S. Para além dos Açores 2010, há que levantar do chão o tal think-tank. Não faltam coisas para fazer :)

gm disse...

Carlos tenho esse texto sim senhor...
O outro assunto não está esquecido vamos ver se até ao fim do verão também me consigo livrar de umas pulguinhas eheh e começar nessa jorna...

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on!
Venlafaxine adverse What are the reqawerments for baseball catching Venlafaxine hydrochloride api safety data sheet Cctt headset Low doses of risperidone venlafaxine discount software all2fany information on venlafaxine Lamictal vaginal burning venlafaxine Roulette+black+jack Effexor xr venlafaxine xr blakeslee pennsylvania Herbal viagra chewing gum Online accounting masters Decorative desk chair butalbital line zyrtec peugeot photo How was venlafaxine invented gmc van Sebum hair loss hummer military surplus