sexta-feira, maio 26

PURO PRAZER #231

...
Da sinceridade no tocante ao comércio dos grandes

…Um homem sincero na corte de um príncipe é um homem livre entre escravos. Ainda que respeite o Soberano, a verdade, na sua boca, é sempre soberana, e, enquanto uma turba de cortesãos é joguete dos ventos que reinam e das tempestades que troam em redor do trono, ele é firme e inabalável, porque se apoia na verdade, que é imortal pela sua natureza e incorruptível pela sua essência…
…Feliz do príncipe que vive entre pessoas sinceras que se interessam pela sua reputação e pela sua virtude. Mas como é infeliz aquele que vive entre aduladores, passando assim a sua vida no meio dos seus inimigos!
Sim! No meio dos seus inimigos! E devemos olhar como tais todos os que não nos falam de coração aberto; que, como esse Janus da fábula, a nós se mostram sempre com duas caras; que nos fazem viver numa noite eterna, e nos cobrem de uma nuvem espessa para nos impedirem de ver a verdade que se apresenta.
Detestemos a adulação! Que a Sinceridade reine em seu lugar!...

Elogio da Sinceridade, Montesquieu. Fenda, 2005.

3 comentários:

Anónimo disse...

É só para avisar os mais distraidos que o pessoal está todo no Bloge do Barata, no Foguetabraze.

Não tem havido tempo pró Chá Verde.

João Bosco

Anónimo disse...

AVISO: cuidado que os terroristas também por lá andam.

João Bosco

Caiê disse...

"Sinceridade no tocante ao comércio"... Logo pelo título se vê que estamos perante uma impossibilidade!;)
Ora, Senhor Guilherme, quantos Príncipes há que não vivem sem a sua adulaçãozita diária, e nem querem saber se é sentida ou não, contando que esta lhes encha o ego? ;)
OS Príncipes foram tão mal habituados que nem sei se lhes posso levar muito a mal esses defeitos de educação; do que tenho mesmo asco é desses aduladores profissionais.
Ps- Este blogue é muito bem-educado. Podia chamar-lhes "lambe-botas", entre outras coisas menos simpáticas.