quinta-feira, abril 20

CHÁ QUENTE #180

América entre o real e a ficção mas sempre no nosso ecrã. Depois de Geena Davis a fazer o papel de Presidente do EUA (a série não parece má se descontarmos os momentos soap do costume) será coincidência que na semana em que vai receber o presidente chinês Jintao, a superpotência emergente, Bush faz uma limpeza no seu Gabinete? Não me parece, até porque é isto que vai fazer com que as primeiras páginas dos jornais de referência (ver WPost, LATimes, o NYTimes) se encham de …Bush e não de questões sobre a predominância económica mundial dos EUA

Anyway, deste lado do atlântico alguns «brits» não estão com meias palavras

America meets the new superpower
ou então

… todos diferentes, todos iguais à procura uma boa primeira página?

30 comentários:

Anónimo disse...

Tenho visto a apresentação da série e estou com curiosidade, é uma das minhas actrizes preferidas.
Quanto ao "Jintao" achei curioso o facto de ele ser recebido pelo Gates e de comer na casa do Gates, e Gates abaixo e acima, , uma vez que aterrou em Seattle - Washington, bem mais perto da China do que D.C.
Afinal não é só o Microsócrates....
Eclipsed? The US of A? I Hope not. Well, they could eclipsed Georgie...

Anónimo disse...

Get real, homie!!
Quality, man, not quantity. The US will grow WITH China, preserving its supremacy, where it matters most. All america needs is to open its frontiers to immigration, and half of china will emmigrate..eh ehe he he ehe heh eh eh eh e h eh

"The visit of president Hu to Washington underlines the inevitable loss fo America´s economic supremacy to China"

What? You visit ME, and that is an expression of my inferiority? Moreover, WHO did HU visit first, in the west coast? (hey, a wild guess, it wasn´t the president!)

Soon, there will be fifty gazillion chinaboys listening to hip hop, buying nikes, drinking coke, munching Burgers and texas steaks, dressing like new yorkers, watching hollywood films.....

eh he he he he he he ehh e

Anónimo disse...

Get real, homie!!
Quality, man, not quantity. The US will grow WITH China, preserving its supremacy, where it matters most. All america needs is to open its frontiers to immigration, and half of china will emmigrate..eh ehe he he ehe heh eh eh eh e h eh

"The visit of president Hu to Washington underlines the inevitable loss fo America´s economic supremacy to China"

What? You visit ME, and that is an expression of my inferiority? Moreover, WHO did HU visit first, in the west coast? (hey, a wild guess, it wasn´t the president!)

Soon, there will be fifty gazillion chinaboys listening to hip hop, buying nikes, drinking coke, munching Burgers and texas steaks, dressing like new yorkers, watching hollywood films.....

eh he he he he he he ehh e

gm disse...

MPereira muito bem observado mas jornalista ou comentarista português dessas coisa não quer saber...

Eh Zequielinhe por isso é que achei piada à 1página do Independent eheh

Anónimo disse...

ok Guilherminhe

Anónimo disse...

pelas maos do desambientado entrei numa corrente bloguista muito engraçada. No meu blod desafio-o a continuar... visite-me e veja como
abraços

Rui Rebelo Gamboa disse...

A teoria da balnça dos poderes poderá entrar outra vez no sistema internacional. Entre as duas super-potências terá de haver uma outra, talvez menor, que servirá como o 'fiel da balança' e que vai fazer este papel?

gm disse...

É uma tese a ponderar Rui, mas parece-me que nste momento a China está numa de pragmatismo: crescer, crescer e crecer sem se meter em confusões e depois quem tiver unhas que toque guitarras ... (não esquecer a Índia)

gm disse...

Já agora o editorial de hoje do WP só para me lixar eheh

http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2006/04/19/AR2006041902318.html

Rui Rebelo Gamboa disse...

Eu entendo isso, Guilherme, mas não se pode esqueçer que o poder muda de mãos e vai mudar também na China.

Anónimo disse...

Caro Rui,

se me permites, a teoria da balança do poder, tal como é formulada em Martin Wight, Bull, Morgenthau, Waltz (etc, são estes que conheço), tem, como referencia, um sistema internacional que é radicalmente diferente do sistema actual (mt + interdependente). O equilibrio da balança de poder(clássica) resultava da existencia de entidades (estados) relativamente coerentes e (comparativamente) herméticos (no que toca a processos de decisão). Hoje a situação parece ser mt mais complicada pq o equilibrio não resulta apenas de acções de estados mas de processos que os estados não controlam (o desenvolvimento tecnológico que pode democratizar ou hierarquizar ainda mais as relações de poder?????) Porque é que não escreves sobre isto na máquina de lavar??? Como é que a balança do poder mudou? Será que ainda é um conceito eficaz do ponte de vista da análise? Porquê? Escreve! :)

Anónimo disse...

Sim, é verdade, o poder muda de mãos mas pode permanecer nas mesmas manzinhas durante décadas..os Chineses preparam a mudança há muito tempo..os senhores do partido são, surprise, surprise, os "donos" das maiores companhias (estatais). Eles vão democratizar quando as galinhas estiverem todas nas (suas)gaiolas. Depois disso, viva as liberdades individuais etc, democratização???

Será???

Rui Rebelo Gamboa disse...

Talvez se esta conversa tivesse alguma educação, ou pelo menos, alguma elevação, eu até me dava ao trabalho de fazer alguma investigação para responder e até poderia dar razão, agora assim não... Eu não o conheço, mas detecto aí um azedume estranho...

Será???

Rui Rebelo Gamboa disse...

Até porque, caro ezequiel, se reparar bem, eu tento sempre dar os meus comentários com a intenção de obter respostas, num tom de respeito. Sou humilde e não sou ( longe disso) o dono de verdade alguma. Gosto que haja discussão (saudável), pois geralmente aprendo qualquer coisa. Portanto, sinceramente, não percebi tal agressividade.

Já agora, se mencionou o meu blog, porque não comentar lá, já que tinha essas coisas presas na sua garganta?

gm disse...

Rui keep cool, o Zeke é um «killer» nestas coisas da filosofia política eheh mas do que já aprendi acho que não faz por mal além de que é um indispensável comentador na blogosfera regional cujos contributos devem ser na maioria das vezes lidos com cuidado.
Permita-me o conselho para que cultive com ele uma boa dialéctica intelectual, vale a pena ... ;)

Anónimo disse...

Bem, azedume onde??? Onde é que está a agressividade, caro Rui Gamboa? Apenas continuo a conversa, falando da balança do poder etc? Tive o cuidado de reler que aqui escrevi e não detectei qualquer má educação ou agressividade, sinceramente. Aliás, quando li o que escreveu estava mt bem disposto. Pretendia apenas continuar a conversa. Eu não comentei sobre isto no seu blog pq não falou delas nele, mas apenas aqui, logo, porconseguinte, portanto, consequentemente, refiro-me a elas aqui. Meu caro, (e, o que se segue, não é agressividade, é a minha sincera opinião) não me interessa se voçê é humilde ou arrogante..seja o que for..ou o que quizer (desejo-lhe o melhor)...aqui, o essencial, é discutir as coisasm, com frontalidade, sem ego-dramas de alguidar etc. Portanto, se lhe der na gana investigar o Wight, o Morgenthau ou, quiçá, o Adriano Moreira, teria muito gosto em ler o que tem para escrever. Se não lhe apetecer, pois bem, paciencia!!
Garanto-lhe que o que escrevi foi escrito com boa fé por isso não peço desculpas (não há nada a desculpar)

Anónimo disse...

correcção: Eu não comentei sobre estas coisas...

Anónimo disse...

Guilherme, Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena! eh eh ehe he Killer?? Faz uma viagenzinha por outras blogsoesferas! Eu sou um gatinho manso!

Anónimo disse...

ah, a única coisa que está presa á minha garganta é a minha epiglote! eh ehe he eh eh :)

Anónimo disse...

Caro Rui,

eu acredito nisto:

"The strangeness of the Other, his irreducibility to the I, to my thoughts and my possessions, is precisely accomplished as a calling into question of my spontaneity as ethics. Metaphysics, transcendence, the welcoming of the Other by the Same, of the Other by Me, is concretely produced as the calling into question of the Same by the Other, that is, as the ethics that accomplishes the critical essence of knowledge." Emmanuel Levinas
Totalidade e o Infinito p.33 (Ed. Inglesa)

Abraço,

Rui Rebelo Gamboa disse...

Talvez eu tenha entedido mal mas, "Porque é que não escreves sobre isto na máquina de lavar??? Como é que a balança do poder mudou? Será que ainda é um conceito eficaz do ponte de vista da análise? Porquê? Escreve!" isto para mim é agressividade, vindo de alguém que eu não conheço, se conhecesse e soubesse da sua natureza 'killer' até podia perceber, portanto espero que tudo tenha ficado explicado.

Anónimo disse...

OK

Boa sorte!

Anónimo disse...

Joseph Nye

http://www.boston.com/news/globe/editorial_opinion/oped/articles/2006/04/19/assessing_chinas_power/

Anónimo disse...

Are you a "Panda Hugger"?? eh ehe h he he eh hh eh eh

Anónimo disse...

and

http://www.cceia.org/viewMedia.php/prmTemplateID/8/prmID/4424?PHPSESSID=aa90ff014942d665e8b58495c1b02305

Anónimo disse...

just because there is one born every minute.....

Kisses

Cândida Neves disse...

Será que esta série não é para abrir caminho à candidatura da Hillary Clinton à White House?

Anónimo disse...

Sim, Cândida, é obvio. A realizadora da série andou na escola primária com a Hilary. Mais tarde, jogaram juntas na mesma equipa de Polo e, segundo, consta, ela, a realizadora, preparava os charutos para o Clinton.

Hilary para Presidente!!!!!

Anónimo disse...

O Kerry vai se recandidatar! Bad strategy!!!

Anónimo disse...

Enjoyed a lot!
»