segunda-feira, abril 10

CHÁ QUENTE #174

Li e reli e nem queria acreditar. Dizes Pedro que "Bem ou mal, mais ou menos obscuros, a realidade é que os partidos têm mecanismos internos de auto controlo. E formas de legitimação e de escrutínio pela sociedade. Descredibilizar a actividade partidária é uma das mais perigosas formas de demagogia." Cof ... cof desculpa lá, importas-te de repetir? Então não é V.Ex.ª que tem por mote «merecíamos políticos melhores»? Sendo que os políticos que temos provêm em exclusivo dos partidos como é que ficamos? Quando o afirmas, e reafirmas, peremptoriamente, não estás a descredibilizar a actividade partidária? Se não, descredibilizar os políticos é o quê? Só o indivíduo? Só os homens, mas nunca os partidos que os «criaram»? Se tiveres paciência ... aguardo explicações, e, entretanto, curiosamente, continuo na minha caminhada repetindo, precisamente o contrário, que «temos os políticos que merecemos» e que a oligarquia partidária enfraquece a democracia moderna...manias!

P.S. Por falar em democracias modernas parece-me que o Pedro e o André arrotaram o pepperoni cedo demais...

8 comentários:

Pedro Arruda disse...

prometo responder, mas amanhã...
:)

frosado disse...

afinal não falou cedo, previu bem:)!!! Haja Deus!

Andre Bradford disse...

Olha que não, olha que não...

Pedro Arruda disse...

tentei responder, mas acho que compliquei mais a coisa, eh eh
;)
afinal o peperoni...

gm disse...

Não comungo da alegria vitoriosa da esquerda italiana ou da outra esquerda mundial que se queria livrar de Berlusconi. Uma vitória eleitoral demasiado frágil, que divide a Itália, e que equivale a uma derrota política, pode ter réplicas dentro de poucos meses. Ou alguém acredita que com o referendo daqui a 2 meses se conseguirá rever a constituição como anunciou Prodi ontem à noite? Ou concretizar as reformas que a Itália (agora apelidada de o «homem doente da europa») precisa? Não me parece, daqui a 1 ano o Comendatori estará de volta e se calhar para ganhar...
Quero no entanto sublinhar os índices de participação que esmagam qualquer tese acerca da alienação política do homem contemporâneo! Razões: talvez a míriade de partidos e movimentos que permitem uma melhor identificação ideológica ao eleitorado não seja inócua...

Andre Bradford disse...

Berlusconi, do meu modesto ponto de vista, não merece, caro Guilherme, esse tipo de considerações tão elaboradas. Perdeu, perdido!

gm disse...

Caro André talvez por ter pensado isso o centro-sinistra ficou à beira do precipício, agora cá entre nós bem sabemos que a política não é um simples rol de ganhos e perdas eheh é que ao contrário do «outro» este não foi varrido e vai andar por aí a chatear mesmo eheh ;)

jocaferro disse...

eh... eh... eh...
Depois do arroto lá ficou o pepperoni atravessado na garganta de alguém.

Afinal o cedo demais aplica-se a quem?