terça-feira, março 7

É d'HOMEM #81

"Os terceirenses queixam-se que o poder político se tem concentrado progressivamente em Ponta Delgada, que a política de transportes força artificialmente a centralidade aeronáutica e portuária da ilha grande, que a política universitária esqueceu a Terceira e o Faial e que a política de turismo está moldada para a visita às lagoas de São Miguel. Os micaelenses, curiosamente, ficam atónitos e desconsolados pelo facto de já não estar assumido e implementado há muito tempo o que lhes parece óbvio: que a capital dos Açores é em Ponta Delgada, que é aí que se situa o centro de encontro e distribuição do arquipélago, que é só lá que deve existir uma universidade digna desse nome, e que a beleza e grandeza da Ilha Verde chega para encher o destino turístico dos Açores.
(...)
Há várias forma de chegar a esta perspectiva arquipelágica. Uma é a ditatorial que, conforme nos lembra Santo Agostinho, surge quase sempre que um povo ou uma ilha exige atitudes particulares da política global. Outra solução é eliminar todo o tipo de apoios e de regulação política o que conduziria à responsabilização dos agentes de cada ilha para a promoção do seu desenvolvimento. Uma terceira é adequar o sistema político administrativo de forma a promover a compabilização das políticas com a dinâmica dos agentes com vista à promoção do desenvolvimento. Como não temos tido criatividade para o desenho deste último sistema para todas as ilhas resta-nos o “laisser-faire” ou a ditadura; ou ainda a submissão às políticas da ilha grande."
Desconsolo do desconsolo, por Tomás Dentinho

Algumas questões e uma nota:
1- Abriu-se uma caixa de Pandora ou vamos finalmente debater os termos do desenvolvimento da Região? (Note-se que tudo isto está a acontecer fora do Plenário da ALRAA)
2- A Terceira já sabe o que quer e para onde quer ir? O que a Terceira quer tem em conta o equilíbrio regional ou o equilíbrio Terceira/São Miguel?
3- Não conheço nenhum micaelense que se enquadre na tipologia desenhada pelo Prof. Dentinho, mas dou de barato que possam existir;
4- O que é que o Prof. Dentinho entende por "adequar o sistema político administrativo de forma a promover a compabilização das políticas com a dinâmica dos agentes com vista à promoção do desenvolvimento"? Será a reforma da administração territorial? Em que moldes?

7 comentários:

Anónimo disse...

Na teoria económica existem os chamados factores de produção - Factor Capital e Factor Humano - base de qualquer economia.
Abordar a questão, apenas e só, nesta vertente não é, de todo, resposta às perguntas colocadas.
Convenhamos, no entanto, que onde há "gente" há mercado. Porque se gera riqueza, porque se potenciam economias de escala, porque..., porque....
As ilhas mais pequenas podem espernear, podem escoicear, "escarrolarem-se" todas, suspirar por mais turistas não é solução. As premissas estão erradas, o problema não se coloca no número de visitantes, mas sim no de residentes.

gm disse...

Tozé, a autonomia não precisa de Mourinhos mas sim de mais Pauletas!Além de que o clima não convida a sobretudos e cachecóis...Abraço

Caiê disse...

O Mourinho não está em forma... Atenção. Aliás, homem que se senta no banco quando é que está em forma? ;) E é cá um convencidão... Ufa! :)

Agora a sério (não é que antes estivesse a brincar...) , não conhece nenhum micaelense assim? Deixa cá ver... Eu citava os meus vizinhos, mas pergunto só isto: o Guilherme não visita blogs? eh eh eh!

Anónimo disse...

porque será que sempre que leio "arquipelagica" penso que estão a falar de uma doença qualquer?

Anónimo disse...

O Cavaco começa o mandato condecorando o Sampaio com o Grande Colar da Ordem da Liberdade.
Começa bem o artista.

Anónimo disse...

Auscultando a minha consciência e tendo em conta a minha experiência de vida que me deu a possibilidade de contacto com muitos filhos da puta, usando o direito que me é devido, pela Santa Liberdade - por enquanto - amanhã vou decretar "luto nacional".

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it » » »