terça-feira, janeiro 10

CHÁ QUENTE #143 (Act.)

Micro-causas:
Foi noticiado no início do ano que, a partir de 2007, as tarifas de electricidade domésticas em Portugal vão deixar de estar protegidas pela regra que limita o aumento dos preços à taxa de inflação prevista. Ou seja, que os preços vão aumentar acima do que se tem vindo a verificar. Esta situação integrada pelos últimos dados públicos do consumo de energia eléctrica pelos açorianos (entre Nov de 2004 e Nov de 2005 o consumo aumentou 10mil MWh) só pode significar uma coisa: os consumidores açorianos vão pagar duas vezes mais em 2007. Mais pelo aumento do preço e mais porque continuam a aumentar o seu consumo médio. A questão que me fica, então, é se não é tempo da «nossa» EDA, enquanto empresa de capitais públicos, também tomar a seu cargo o interesse público incontornável que é orientar uma campanha massiva de esclarecimento e pedagogia no sentido de fazer sentir aos açorianos as suas responsabilidades e o seu soturno futuro em matéria de consumo energético?

P.S. Entretanto o Francisco já veio lembrar da existência da ARENA - AGÊNCIA REGIONAL DE ENERGIA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES que tem por objecto "o exercício de actividades de investigação, desenvolvimento técnico e económico, a promoção, a difusão tecnológica, a informação técnica, económica e financeira nos domínios da utilização racional, conservação da energia e do melhor aproveitamento dos recursos energéticos e demais recursos naturais."

7 comentários:

Anónimo disse...

Sem prejuízo das medidas pedagógicas que a EDA deverá encetar no sentido de promover um consumo racional de energia eléctrica, devo esclarecer o seguinte:
- Uma das medidas de “promover” a racionalização do consumo é o de fazer reflectir no custo do kWh, os custos que lhe estão a montante. A titulo de exemplo um aumento de 30% no preço do fuel, deveria representar um aumento de 9% na tarifa.

Um interessado na matéria

Francisco disse...

Preocupação pertinente, Guilherme. No entanto, várias questões se colocam. Em primeiro lugar, os consumos per capita de electricidade nos Açores continuam muito inferiores aos do Continente e da UE e os aumentos que se têm verificado são significativos sobretudo a nível do sector terciário, verificando-se mesmo que, em São Miguel, no período que referes, foi de apenas 3,6% e é a Terceira, com a ligação da Base Aérea à rede pública e os consequentes 18% de aumento, que explica quase todo o crescimento ocorrido nos Açores. Em segundo lugar, a EDA já tem 49,9% de capitais privados e é complicado, por sua própria iniciativa, promover campanhas de redução dos consumos, pelo que, como se passa aliás por este mundo fora, só se for compensada pela respectiva perda de receita é que as promoverá. Em terceiro lugar, a Região criou e deve antes utilizar para o efeito a ARENA - Agência Regional de Energia e Ambiente dos Açores, que é a entidade vocacionada por excelência para promover a utilização eficiente da energia em geral, o que tem acontecido e certamente continuará a acontecer cada vez com mais intensidade. Por último, e por se tratar, de facto, de uma questão na ordem do dia, recordo que até Fidel Castro está actualmente a apostar na eficiência energética, tendo criado recentemente um projecto em que grupos de jovens se deslocam de casa em casa e, gratuitamente, substituem as velhas lâmpadas de incandescência por lâmpadas compactas, muito menos devoradoras de elecricidade! Um abraço e obrigado pelo alerta sobre este teu interessante "post"!

gm disse...

Obrigado pelos contributos e esclarecimentos.
Sabia que podia contar contigo Francisco.
Abraço

Anónimo disse...

Só uma pergunta:

De acordo com as suas competências, o que tem feito a ARENA?

Anónimo disse...

Excellent, love it! college academic scholarships 2006 presidential scholarship winners iowa give us your feedback on scholarship proposal Herbal phentermine ingredients Tracy yahoo.com email lists hispanic male scholarship Pontiac montana power door Dermatology facial plastic surgery http://www.bdsm-movie.info/Brunettelesbianslicking.html http://www.baseball-betting-3.info/fijiinsurancemultitraveltrip.html bontril slow release 105 mg scholarship floor mats scholarship

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! » »

Anónimo disse...

best regards, nice info » »