quinta-feira, dezembro 29

PURO PRAZER #194


"... A suprema idealidade que a mulher pode despertar no homem é propriamente despertar nele a consciência da imortalidade (…) Um relacionamento negativo com uma mulher consegue infinitizar: há que dizê-lo sempre e há que dizê-lo em honra da mulher, e pode-se dizê-lo de modo totalmente incondicionado; pois que essencialmente isso não depende das características próprias da mulher em questão, das delícias dela ou da permanência do seu carácter amantíssimo. Tudo depende de ela surgir no instante certo em que a idealidade se apresenta aos sentidos. É um instante breve, e de seguida o melhor que ela faz é voltar a desaparecer. Porque uma relação positiva com a mulher torna o homem finito na maior escala possível. A coisa mais elevada, portanto, que uma mulher pode fazer por um homem é surgir perante o olhar dele nesse instante certo; porem fazê-lo não depende dela, mas da benevolência do destino; de seguida vem então a coisa maior que ela pode fazer por um homem, e essa é tornar-se-lhe infiel, quanto mais cedo melhor…"

In Vino Veritas, Søren Kierkegaard. Antígona, 2005.


(Delicioso! A minha escolha para livro do ano!)

11 comentários:

Caiê disse...

Só acho estranho vir essa prosa do Kierkegaard...

Andre Bradford disse...

Este blog está cada vez melhor!! É um prazer tomar um chá por estas bandas.

Mariana Matos disse...

Mas vem, Caiê. Numa tradução, como sempre excelente, do professor José M. Justo. :)

RD disse...

Olé. É conversa do estádio estético.

Tirando 2 ou 3 alemães, são todos uns prosadores Caiê ;)

Pois delicia-te Guilherme e aproveita bem essa obra, as que se seguiram são mais indigestas. hehe.

Bom ano novo. Tudo de bom.
Abraço.

frosado disse...

Kierkegaard!!!, isto deve ter sido antes da noiva o ter abandonado, cansada de esperar, esperar, esperar!

Caiê disse...

Eu vou mais pela linha da Fátima... É, aliás, muito curioso como alguns pensadores têm um percurso de vida que contradiz os seus escritos estéticos / éticos / filosóficos.

Ó Mariana, isso da tradução ser excelente foi uma surpresa para mim. Eu não sabia que falavas dinamarquês!!!
Dá-me muito jeito ter amigos poliglotas. ;)
Ou o senhor fez a tradução de outra língua (tradução de tradução e nesse caso desconfio que seja boa, mas quem sou eu...) ?

(agora vê lá não fiques toda séria... eu não estou a atacar, estou a rir, como sabes)

gm disse...

Nada de conclusões precipitadas sobre a vida amorosa do senhor Kierkegaard, este é só um excerto minhas amigas, o livro tem muitas surpresas! E a tradução é do dinamarquês!

Feliz 2006!!!!!!

Anónimo disse...

Bom ano, Caiê!
Ataques? Só à baliza...E de guarda redes tenho pouco...Quanto ao dinamarquês? Sei que é. Ainda assim, a tradução está belíssima. Outra coisa, não se esperava da pena de José Miranda Justo. :)

RD disse...

hehe.
Guilherme, ele foi mesmo abandonado pela noiva, não há aqui qq conclusão precipitada, e Caiê, em Kierkegaard, quando se fala em «estádio estético» tem a sua razão de ser.
Na sua filosofia, ele subdivide a vida, como uma actividade em «escadinha», em 3 estádios - o estético que será o fútil e equivale a um D.Juan, se quisermos (isto rapidamente para me fazer entender), o ético que é o que equivale á responsabilidade - como o pai de família e o religioso que é o supremo e onde culminamos. É a meta da realização do homem/humanidade.
Kierkegaard tem umas coisas giras.
Beijos.

RD disse...

Caiê, essa questão das contradições tb me fez alguma confusão quando comecei a estudar filosofia e quando comecei a descobrir uns esquisitóides pelo meio, mas somos todos humanos, eles inclusivé. :)
Hoje já sabemos que não fazemos o que pensamos nem pensamos o que fazemos - sempre ;)
Eles deveriam dar o exemplo? Não somos nós quem aqui prega a coerência...? Se fosse possível e visível, desafiaríamo-nos uns aos outros para concursos de coerência. Aposto que os circos desapareciam. hihih

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... http://www.charles-h-baker-owner-of-lexus-car-company.info Se search engine optimization image heavy elephants getting blowjobs Raisins for losing weight low fat dairy loss vitamin a26d Best digital cameras lexmark ink cartridge Christian lyrics running to you nj lifegaurd jobs Recommended moving companies Infrared+saunas+in Big titty and round ass Ea sports nhl 2004 soundtrack Steamship cruise lines http 3a 2fbuy xenical powerball wisconsin Plotters mimake