domingo, novembro 20

É d'HOMEM #63

Diário Insular – Porque parámos?
João Maria Mendes – Não sei. Os decisores políticos é que tinham de pensar nisto, portanto a resposta a essa resposta terá de partir deles. Mas, pelo que analisei, atribuo esta situação, como outras, à falta da tal Comissão de Assuntos Internacionais que vigorava na Assembleia Regional, e que deixou de existir. Isto significa que há dois períodos da história da nossa Assembleia Regional que me parecem distintos: a primeira e a segunda legislatura, onde tudo se estava a construir e o próprio Governo regional pede um voto de confiança ao parlamento para participar nas negociações dos acordos internacionais, nomeadamente o da Base das Lajes, constituindo-se mais tarde a tal comissão específica; e um segundo momento, em que esta comissão deixa de existir e passa a ser integrada numa comissão de política geral. De facto, uma comissão de política geral dá para tudo e, talvez, não dê para nada. Porque depois falta tempo para estar atenta a todos os problemas. Acho que é aqui que radica a falha actual da não evolução destas matérias por parte dos poderes autonómicos portugueses. Porque houve uma concentração demasiada nos representantes do Governo regional em matéria de política externa, esquecendo-se sistematicamente do papel fundamental da Assembleia Regional.

(Uma interessante entrevista com João Maria Mendes, um novo Mestre em Relações Internacionais, no Diário Insular).

6 comentários:

Pedro Arruda disse...

olha qu o artigo do Reis Leite também tinha muito que se lhe diga ;)

gm disse...

Ah pois é...mas só para quem anda desatento ;)

carlos disse...

...interessante, de facto. E haverá mesmo política externa, apesar de demasiadamente concentrada nos representantes do Governo?

gm disse...

Caro Carlos,
há quem diga que não, há quem diga que sim ...mas mais do que essa discussão parece-me evidente que existem espaços de intervenção a aproveitar. Deixo-lhe estas minhas humildes contribuições:

http://buledocha.blogspot.com/2005/11/janelas-altas-ix.html

Abraço

carlos disse...

...belos chás que bebi do teu Bule, embora um pouco à pressa, devo confessar. Daquilo que li sobre a representação e política externa da Região (quer no quadro comunitário, quer em termos inter-regionais)não posso estar mais de acordo, mas também penso que nos últimos 20 anos os Açores guinaram para uma "política externa" excessivamente institucionalista e, logo, europeísta. Deveriam aproximar-se de uma política mais centrada sobre as valências inexploradas da sua diáspora, por exemplo.

Abraço

Anónimo disse...

Very nice site! weight loss pills that work like surgury Online pharmacies 2b controlled substances Mp3 players 256mb portable home mortgage refinancing menasha86 Boxing betting line http://www.diet-pill-5.info/brands-diet-pills.html View commercial about cialis No checking account cash advance 24 hour face lift Parental control new account A pile of crap Weight loss pill free one month supply Generic version of proactiv refinance mortgage no fees closing costs International moving companies barnet Cisco 7506 part number pricing Miele washer and dryer Process to remove wrinkles and cellulite